Problema ao Engatar a 1º Marcha

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
guilhermesnr
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Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por guilhermesnr » 28 Jan 2014, 13:49

Boa tarde galera.

Estou com um problema muito estranho e se alguém puder me ajudar, fico muito agradecido.

Quando vou sair com a minha Teneré, sigo procedimento padrão:
- Ao subir na moto, já levanto o apoio, viro a chave e espero toda a iniciação. Ok, ligo a moto e ao engatar a primeira a moto morre (o apoio já esta levantado). Faço todo o procedimento pela segunda vez e novamente ela morre. Ai faço tudo pela terceira vez mas antes de engatar a primeira marcha eu deixo a moto esquentar um pouco. Depois de alguns minutos (dando umas aceleradas) quando ela esta quente engato a primeira e ok, ela não morre e eu saio numa boa.

O que esta acontecendo? :batecabeca:

Abraços
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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por Marcel Valim » 28 Jan 2014, 13:57

Interruptor do descanso lateral com defeito/mau contato.
Limpe e/ou troque.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por ivojoseaug » 28 Jan 2014, 14:01

pode ser embreagem mal regulada tb, pode estar mto folgada.

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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por ivnn » 28 Jan 2014, 14:03

Na sua moto, se ANTES de ligar você engata a 1ª, e com a embreagem pressionada tentar mover a moto, ela vai livre ou prende?

Já vi uma lander com sintoma parecido com esse. A embreagem não solta direito a roda; fica um pouquinho presa ainda, daí, ao engatar a 1ª, morre. Se deixa esquentar o óleo afina e tudo funciona.

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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por ghamauricio » 28 Jan 2014, 15:06

Faz sentido...

Se for possível, tente suspender a moto num cavalete, ligá-la e engatar a primeira marcha.
Mantenha a embreagem pressionada e note se a roda começa a girar rapidamente. Detalhe: se ela começar a girar bem devagar, é normal.

O final do curso da manete de embreagem está mais duro? Ou a manete está com muita folga?

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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por guilhermesnr » 28 Jan 2014, 15:59

Marcel Valim escreveu:Interruptor do descanso lateral com defeito/mau contato.
Limpe e/ou troque.
Este era o problema que eu imaginava.... Vou averiguar, obrigado
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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por guilhermesnr » 28 Jan 2014, 16:02

ivojoseaug escreveu:pode ser embreagem mal regulada tb, pode estar mto folgada.
Pode ser mas o manete esta bom mas obrigado. Mais um ponto a verificar.
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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por guilhermesnr » 28 Jan 2014, 16:20

ivnn escreveu:Na sua moto, se ANTES de ligar você engata a 1ª, e com a embreagem pressionada tentar mover a moto, ela vai livre ou prende?

Já vi uma lander com sintoma parecido com esse. A embreagem não solta direito a roda; fica um pouquinho presa ainda, daí, ao engatar a 1ª, morre. Se deixa esquentar o óleo afina e tudo funciona.
ivnn, não sei se prende, farei o teste hoje. Essa parte do esquentar o óleo e funcionar faz sentido. Mas ai é caso de regulagem certo?! Vou regular a embreagem no manete antes de ligar a moto. Depois eu posto o resultado.
Obrigado
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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por guilhermesnr » 28 Jan 2014, 16:25

ghamauricio escreveu:Faz sentido...

Se for possível, tente suspender a moto num cavalete, ligá-la e engatar a primeira marcha.
Mantenha a embreagem pressionada e note se a roda começa a girar rapidamente. Detalhe: se ela começar a girar bem devagar, é normal.

O final do curso da manete de embreagem está mais duro? Ou a manete está com muita folga?
ghamauricio, o manete esta perfeito, não esta duro e não esta com folga mas vou ajustar a embreagem no manete com a moto desligada e ver se ela se comporta de maneira diferente.
Obrigado
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Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por ghamauricio » 28 Jan 2014, 16:36

O problema do interruptor do cavalete lateral (vulgo "descanso") não se explica quando o motor está quente. Se for problema no interruptor, ele vai cortar a ignição sempre que você engatar a marcha, com motor frio ou quente.

No manual tem um fluxograma explicando como testar os sensores de marcha, descanso e embreagem.

Boa sorte!

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