Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Aqui deverão ser postados os assuntos sobre as "mães" das atuais Ténéré's
Rice Cliff
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Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por Rice Cliff » 08 Jun 2016, 11:40

Prezados amigos. Me antecipo pedindo desculpas pela apresentação, mas entendo necessária. O X da questão está sublinhado em negrito ao fim do texto. Após mais de 20 anos sonhando, enfim comprei meu helicóptero, uma Ténéré 600, 90/91, branca/vermelha. Sou motociclista de longa data, já estou com 45 anos, dos quais 24 passei com a Oráculo (minha excelentíssima esposa), rodando sempre que possível pelo sul de nosso país. Já tivemos muitas DTs 180, e fizemos São Léo (grande Porto Alegre) Floripa, uns 500 km, várias vezes, sempre sonhando em trocar por uma Ténéré. Trocamos por uma
CB 400 82, depois um TR e por fim uma DX 88, com a qual rodamos muito. Certa feita tive a chance de trocar a DX pela sonhada Ténéré, mas nosso grupo de motociclistas (por volta de 1995) iria para Serra Negra no Megacycle (na época o maior encontro da América latina), e optamos por ir viajar em vez de trocar de moto, e estes dias fazem parte dos mais felizes de minha vida. Enfim, muitos KMs depois precisei pular de minha DX a uns 150 km/h. Sobrevivi, mas dei um tempo nas motocas. O sangue clamou por mais adrenalina durante anos, me rendi para uma XLX 250 vermelha (a Pitanga), a facul me pegou pela perna e precisei vender quase tudo, e a Pitanga dançou. Ano passado, um pouco mais estabilizado, comprei uma custonzinha 250, da shyneray, com 1800km (a Bonnie). Show de bola, estilo de pilotagem bem tranqüilo, muito confortável. A felicidade foi completa no dia seguinte quando um vizinho, amigo de longa data, veio me parabenizar pela aquisição e me convidou para fazer parte dos Falcões do Asfalto / Floripa. Rodamos por aí com o grupo, e as 250 cc deixavam a Oráculo indignada com a falta de emoção pela baixa velocidade. Resultado: sexta passada a TÉNÉRÉ 600 passou a completar minha garagem ao lado da Bonnie. O que me trouxe aos amigos deste blog. Por hora ela está apelidada de Helicóptero, pois 3 amigos disseram que o ronco dela parece com um bicho desses, kkkkkkkk. Minha infância e pré adolescência foi cercada por motociclismo, ajudando pai e tios a desmontar carburadores na garagem, acompanhando a participação e organização de pistas de corrida de MotoCross na grande Florianópolis junto a meu coroa, e rodando agarrado a Ele pelas estradas de SC. Após sair da Marinha fui morar em São Léo, onde acabei sendo sócio em uma pequena oficina de motos, então tenho uma vaga noção de mecânica. Como o Helicóptero dava umas falhadas após eu pular uns quebra molas, e uns apagões na retomada em marcha lenta, resolvi abrir a encrenca e dar uma limpada. Já comecei apanhando pra tirar o tanque, queria tirar a caranagem primeiro, e descobri, depois de um bom tempo, que primeiro sai o tanque, pra depois acessar os parafusos da caranagem, já fica a dica para os iniciantes (como eu) não sofrerem. O carburador custou a sair, pois o Helicópetero tem um protetor de tanque/motor que vai até o quadro, e precisei tirar ele tbm. Tudo fora, carburador limpo, e começou a novela, vaza por todo lado. Não consigo encontrar a junta, por vai ter que ser com cola mesmo. Vi alguns vídeos, li alguns tópicos, e uns falam pra não colocar filtros após as torneiras, que cria ar, outros dizem pra colocar após o T e outros pra não colocar. Gostaria de saber a opinião e experiência dos amigos, pois entendo ser imprescindível um filtro de gasolina. Qual a opinião dos senhores? Com o tempo vou me inteirar sobre os outros tópicos. Desde já ficam minhas congratulações aos organizadores pelo blog.

nuno_lopes
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Re: Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por nuno_lopes » 08 Jun 2016, 16:26

Rice Cliff, bem vindo ao mundo dos helicópteros.

Relativamente às suas dúvidas, eu não usaria cola para servir de junta do carburador. Se pesquisar no Mercado Livre, vai encontrar muitos kit de reparo do carburador da Ténéré. Abaixo um exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... comple-_JM

Com este kit, vc fica com um carburador igual a novo.

Relativamente aos filtros de gasolina, eu já usei e nunca senti qualquer diferença no desempenho da moto. Inclusive, já usei depois da torneira do depósito e depois da bomba de gasolina e nada de diferença. É bom utilizar os filtros pois a gasolina que utilizamos é muito ruim e cria sempre depósito no fundo da cuba do carburador. Mais cedo ou mais tarde irá entupir os gigles e dar novamente problemas de cabeça.
No tempo que utilizei, quando verifiquei os filtros, tinham uma espécie de borra no fundo do filtro. Tudo aquilo teria entrado no carburador e entupido alguma coisa.

rocky balboa
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Re: Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por rocky balboa » 11 Jun 2016, 23:18

Meu querido, parabéns pela maquina, os filtros com certeza não tem nada a ver com os engasgos, veja o seguinte: feche as torneiras de gasolina e abra, verifique se o fluxo ate os filtros esta normal, se estiver, então o problema não são os filtros ok. Agora as Ténéré, todas tem bomba de combustível veja se a da sua moto esta funcionando normalmente, outro detalhe, se a bomba estiver desligada o que muita gente faz, acontece o seguinte, se vc andar com pouca gasolina tipo reserva pode acontecer de fez enquanto engasgos, quando a bomba esta desligada e recomendado andar com no mínimo 10 litros de gazoza no também ok .



abs SAUDE E VIDA LONGA :joinha: :joinha: :joinha:

Rice Cliff
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Re: Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por Rice Cliff » 17 Jun 2016, 14:16

Amigos, muito obrigado pelas dicas. Consegui em uma oficina de Floripa (Beto Motos) um kit de agulha e sede novos, e ele tbm tinha uma borracha da cuba. Troquei tudo. Os engasgos pararam. Mas identifiquei que agora está ocorrendo um pequeno vazamento, o carburador fica "suado", acredito ser da cuba. Passei trabalho pra tirar todo o resíduo da cola e deixar só na borracha, talvez tenha ficado algum resquício.
Quanto a bomba de gasolina, acredito que não esteja sendo usada, pois, pelo que me lembo, a mangueira de combustível entra diretamente no corpo do carburador, ao lado do afogador, fim de semana vou dar mais uma fuçada e tentar sanar o "suor" de gasolina do carbura.
Vou seguir a sugestão dos amigos e instalar filtros de gasolina.
Show de bola ter com quem trocar uma ideia sobre estes assuntos.
E a máquina foi batizada: Walkíria.
Levei em um mecânico pra dar uma revisada e ele ficou de cara, diz que a quilometragem deve ser real mesmo. Os aros ainda tem os selos de indicação de peso e calibragem dos pneus.
Estou com mais umas questões para resolver, vou procurar tópicos específicos e se não encontrar abro um. Mas aproveito o ensejo pra lançar os pontos.

Tampa lateral do lado do escape derretendo. O que posso colar por dentro da tampa pra evitar o superaquecimento? Fiz um alongador com uma chapa e ficou baita, pensei em amarra pra garantir, mas achei que tinha ficado firme, resultado: perdi a lateral, kkkkkk. Como se diz aqui em Floripa: sô tanso. Já comprei laterias novas, e dessa vez vou prender com umas linguas de sogra, mas preciso de um isolante térmico eficaz para impedir a transferência de calor. Pensei em algumas alternativas, manta isolante de telhas, massa de calafetar, borracha de pneu, mas todas foram desaconselhadas. Se alguém tiver uma dica, desde já agradeço.

Outro ponto é um paralama interno, para evitar respingos sobre o sistema pró link, um amigo colocou na NC 700 dele e ficou muito baita, gostei da idéia, sabem de algum que seja compatível? Já pesquisei e não achei nada, ainda, mas sou brasileiro e não desisto nunca.

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas, e se souberem de algum tutorial ou algo mais sobre a carburação das TEs 600, por favor, mandem pra mim.

Quero descobrir a regulagem original da entrada de ar...

Um grande abraço. E se algum dos amigos vier a Floripa, já tem onde ficar, é só mandar um ZAP - 48-9102.4813

rocky balboa
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Re: Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por rocky balboa » 19 Jun 2016, 21:01

Amigo, tem um video com o passo a passo sobre o carbura da ténéré no clube xt600 onde tambem faço parte, entre e procure por tutorial do gracula, procure por Clubext600 ok.


abs. SAUDE E VIDA LONGA :joinha: :joinha: :joinha:

Rice Cliff
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Re: Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por Rice Cliff » 20 Jun 2016, 09:14

rocky balboa escreveu:Amigo, tem um video com o passo a passo sobre o carbura da ténéré no clube xt600 onde tambem faço parte, entre e procure por tutorial do gracula, procure por Clubext600 ok.


abs. SAUDE E VIDA LONGA :joinha: :joinha: :joinha:
Valeu hombre. Vou procurar.

Passei o domingo desmontando a carenagem para tirar os faróis de xenon, instalar os originais, colocar o protetor de tanque que mandei fazer pintura eletrostática e, por fim, instalar os faróis de milha, terminei já passava das 21:00hs. E ainda falta ligar conectar os auxiliares e instalar a buzina de carro que comprei, pois aquele BI-BI não tá com nada. A Walkiria tá ficando muito baita.

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Re: Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por crino » 14 Jul 2016, 06:14

opa....bom dia. tb sou um feliz proprietário de uma 600Z. coloquei filtros simples após as torneiras e pelo menos não percebi problemas. quando quiser venha ao nordeste. abraço

Rice Cliff
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Re: Filtros de gasolina na Ténéré 600. Sim ou Não.

Mensagem por Rice Cliff » 14 Jul 2016, 07:31

crino escreveu:opa....bom dia. tb sou um feliz proprietário de uma 600Z. coloquei filtros simples após as torneiras e pelo menos não percebi problemas. quando quiser venha ao nordeste. abraço
Valeu a dica hombre. E obrigado pela oferta. nordeste não sei não , mas vamos fazer a rio santos antes do verão.
Rodei 1300 km com ela semana passada, fomos pra gramado, encontro do pessoal da Marinha , e foi só alegria . Ainda não coloquei os filtros, o carbura não tá 100%, a baixa oscila, fica sempre alta quando paro, dou uma acelerada e ela volta a ficar normal. Ele tá vazando bem pouquinho, quase imperceptível, a ho q pela cuba, tinha muita cola. Meu mecânico sugeriu aplicar um pouquinho de graxa na borracha antes de fechar. Eu ia largar na mão dele pra dar uma revisada geral, mas infeizmente ele sofreu um grave acidente motociclístico, está em coma, faz uns dez dias. Estava aguardando pra ver se ele reagia, mas tá difícil. Lamentável. Mas a vida segue. Se souberem de alguém pra indicar aqui pelas bandas de Floripa, norte da ilha, agradeço.
Já coloquei os faroletes, ficou show, só falta ligar agora. Tbm instalei um relógio digital no painel, muito bom na viagem, e no dia a dia tbm.
Na viagem q fiz perdi 2 parafusos da carenagem, um do painel e o da mesa, ou caixa de direção. Saporra Cobra pacarái. Os pequenos já encontrei, mas o da mesa tá difícil...
Um grande abraço amigos...

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