Sim amigo, você está delirando!
rsrs...
Brincadeira, ok? :) Não quero parecer arrogante, até porque não entendo nada de mecânica, quem sou eu para discutir isso.
Porém, de TÉNÉRÉ 600 entendo alguma coisa, já tive 3, aliás, hoje ainda estou com duas delas, já desmontei estas duas completamente, e estou restaurando ambas.
Mas então, todas as TÉNÉRÉ 600 são carburadas e todas vinham com bomba de gasolina a vácuo de fábrica, de 1988 a 1993 (Brasil).
E o motivo é exatamente o que o Nuno escreveu: o fundo do tanque da TÉNÉRÉ fica abaixo do carburador, então a bomba suga esse combustível e manda pra ele.
90% das TÉNÉRÉ que se vê atualmente nas ruas ou em anúncios estão sem a bomba de gasolina. Isso porque os donos as retiram e fazem "ligação direta" quando a nossa 'mijolina' estraga os componentes internos da bomba, em vez de trocarem o diafragma, etc.
Pelo que sei até hoje, na esmagadora maioria dos casos o único inconveniente é diminuir a autonomia (uma grande virtude da TÉNÉRÉ).
As minhas TÉNÉRÉ todas foram compradas de 2ª mão (ou de 5ª mão, hahaha) e as duas últimas vieram já sem a bomba; então comprei a bomba original para elas, pois na minha opinião TÉNÉRÉ com baixa autonomia é sacanagem!
Sobre a velocidade máxima, o normal / ideal, seria chegar a uns 160km/h no painel, ou seja, uns 150km/ reais. Mas isso só para efeito de teste da moto, porque andar muito tempo assim nas XT 600 é cruel. Mas a baixa velocidade máxima da sua moto realmente não tem nada a ver com a ausência da bomba.
Sobre a vibração, é isso mesmo, é uma característica de todas as XT 600, seja Z ou E. Depois de algum tempo de estrada as mãos e pés ficam dormentes.
Eu até DESCONFIO que as TÉNÉRÉ que estejam sem os muitos amortizadores de borracha da moto, e sem os pesos do guidão (no caso do guidão original são 'fundidos' na própria peça), incomodem mais (suspeito disso porque experimentei muitas XTs além das minhas e algumas passaram a impressão de serem piores que outras neste aspecto);
mas na verdade todas XT 600 vibram bastante mesmo.
Quem gosta demais da altura, posição de pilotagem / ergonomia e torque da TÉNÉRÉ, acaba se acostumando com essa característica meio incômoda.
Diney escreveu:DaniloRenna escreveu:Olá amigos, tenho a tenere 89 e já fazem muitos anos q a mesma roda sem a bomba de combustível, porém na estrada não consigo passar de 100km/h. Será q tem relação com a falta da bomba ou pode ser outra coisa?
Obrigado.
======================================================================================
Se eu nao estiver delirando....
A tenere 89 e uma 600 CARBURADA, nao utiliza bomba de combustivel!
Bomba de combustivel e utilizada atualmente em motos que possuem sistema de bico injetor, para isso a bomba mantem uma pressao ( X BAR ) na linha de combustivel do bico para que este possa pulverizar um leque de combustivel para se misturar com o ar corretamente e assim ir para dentro do cilindro e ocorrer a detonacao.
A bomba nada tem a ver com o combustivel que fica no fundo do tanque, pelo contrario, motos que se utilizam de sistema de injecao de combustivel nao devem rodar com menos da metade do tanque, justamente porque o combustivel e utilizado para refrigerar a bomba, pelo menos e esta recomendacao que os fabricantes de motos e bombas passam, no caso da reserva, vc utiliza entra na reserva e aabastece, agora abastecer sempre metade do tanque e ficar na maior parte do tempo rodando na reserva nao e recomnedavel.
Ja no caso da Tenere 89 precisa ver como esta a regulagem do carburador e se o motor nao esta cansado pois e uma moto de 27 anos de idade.
Abs