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MensagemEnviado: 20 Nov 2017, 20:12 
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Eniot escreveu:
Eu acho muito estranho o óleo da ST. As recomendações de quantidades são um pouco estranhas. 4,2 L para motores desmontados, 3,4 L para troca com filtro e 3,1 L para troca sem filtro. Assim toda troca de óleo sem filtro na teoria ficará 1,1 L de óleo velho no motor. Sendo assim prefiro trocar o óleo e completar verificando o nível de acordo com o manual de serviços. Nunca a minha acendeu a luz de óleo.

Enio

sempre fica óleo, como vc vai tirar o que fica nas galerias e nas peças? 4,2 é só uma informação ao vento, em caso de desmonte total do motor, que inclui limpeza de tudo para remontar

o que o manual indica é o correto, no máximo pode dar diferença é em relação a quanto a pessoa deixa escoar o óleo velho ou a troca de filtro, se na troca deixar no nível mínimo e a moto consumir um pouco de óleo depois, vai ligar a luz

Augusto, é no central sim, existe/ia um erro no manual que constava como cavalete LATERAL... coloca a quantidade indicada no manual e vá andar, depois de rodar alguns km volte a verificar o nível, no máximo vai precisar colocar 50/100ml pra ficar além do mínimo.

A verificação é confusa, o cárter é seco e tem dois compartimentos, se não rodar e aquecer suficiente, dá leitura errada. Moto fria tbm é fria pra leitura.
Peguem o manual de serviço, pode ser da 2012, cap. 2-37 e 2-38 tem as imagens do reservatório.


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MensagemEnviado: 21 Nov 2017, 18:13 
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AugustoJF escreveu:
No manual indica olhar o nível com a moto no descanso central. É isso mesmo?

Seguindo a instrução do manual de deixar a moto esquentar até 60 graus e depois aguardar, a minha após alguns minutos praticamente não aparece óleo no visor.

Se eu tiro do central o óleo aparece e fica na metade do nível. Lembrando que medi logo após a troca de óleo e filtro, tendo sido colocado 3,4 l.

Pergunta, acrescento um pouco de óleo ou deixo como está?



Exatamente. No cavalete central. Procedimento conforme descrito. Pode acrescentar óleo até aparecer no visor. Deve ficar entre a mínima e a máxima.

Acrescente aos poucos pra não passar da máxima - aí não é legal!

Diego Rosa


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MensagemEnviado: 24 Nov 2017, 08:50 
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Eu confesso pra vocês que tenho receio de acrescentar mais óleo que o indicado, porque isso forçaria os retentores do motor podendo danificá-los. Neste fds eu vou trocar o filtro e drenar TODO óleo (vou deixar uma noite o óleo escorrendo); depois vou completar com o recomendado pelo manual 3,4L e vamos ver o que acontece... se consigo ver o óleo pelo visor ou se terei de acrescentar mais óleo.

A pergunta é: até QUANTO eu posso acrescentar sem causar dano ao motor???
Respondam aí especialistas!

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MensagemEnviado: 24 Nov 2017, 10:27 
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Doctor
Vou dizer como eu faço com a minha.
Antes de trocar eu dou uma volta ate o óleo afinar, volto pra garagem, cavalete central, bacia em baixo, retiro os dois bujões, retiro o filtro, e deixo escorrendo ate o dia seguinte (sempre começo no sábado e finalizo no domingo).
Feito isso, Filtro novo (K&N 204), coloca os bujões (lixa as arruelas de cobre ou alumínio com uma lixa ferro 150), coloca 3,5 Litros de Motul 15W50, fecha a tampa e liga a moto.
Deixo a ventoinha ligar umas 2 vezes, desliga a moto, espero uns 15 minutos e vou olhar o visor, tiro a tampa e vou completando ate chegar no nível máximo do visor.
Finalizado.
Quantos litros foi ???
Não sei, o importante e estar com a capacidade máxima no reservatório.

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Carlão


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MensagemEnviado: 24 Nov 2017, 12:02 
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Heyder escreveu:
Eu confesso pra vocês que tenho receio de acrescentar mais óleo que o indicado, porque isso forçaria os retentores do motor podendo danificá-los. Neste fds eu vou trocar o filtro e drenar TODO óleo (vou deixar uma noite o óleo escorrendo); depois vou completar com o recomendado pelo manual 3,4L e vamos ver o que acontece... se consigo ver o óleo pelo visor ou se terei de acrescentar mais óleo.

A pergunta é: até QUANTO eu posso acrescentar sem causar dano ao motor???
Respondam aí especialistas!
Vai fazer outra troca de óleo a troco de que? Vc trocou mês passado, não foi?
O limite é a marcação no visor, depois tem o respiro que joga tudo na caixa do filtro de ar.

Posta uma foto do visor com ela quente, após uma volta, pra galera ver o nível. O nível tá do meio pra cima ou próximo do mínimo? A luz continua acendendo? Colocou um gole a mais 50/100ml? Se estiver no nível máximo, não há óleo a mais que resolverá teu problema, aí tem que partir pra sensor, bomba de óleo, pressão etc


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MensagemEnviado: 24 Nov 2017, 15:42 
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Carlos escreveu:
Doctor
Vou dizer como eu faço com a minha.
Antes de trocar eu dou uma volta ate o óleo afinar, volto pra garagem, cavalete central, bacia em baixo, retiro os dois bujões, retiro o filtro, e deixo escorrendo ate o dia seguinte (sempre começo no sábado e finalizo no domingo).
Feito isso, Filtro novo (K&N 204), coloca os bujões (lixa as arruelas de cobre ou alumínio com uma lixa ferro 150), coloca 3,5 Litros de Motul 15W50, fecha a tampa e liga a moto.
Deixo a ventoinha ligar umas 2 vezes, desliga a moto, espero uns 15 minutos e vou olhar o visor, tiro a tampa e vou completando ate chegar no nível máximo do visor.
Finalizado.
Quantos litros foi ???
Não sei, o importante e estar com a capacidade máxima no reservatório.

Bingo!!!


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MensagemEnviado: 24 Nov 2017, 15:44 
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Heyder escreveu:
Eu confesso pra vocês que tenho receio de acrescentar mais óleo que o indicado, porque isso forçaria os retentores do motor podendo danificá-los. Neste fds eu vou trocar o filtro e drenar TODO óleo (vou deixar uma noite o óleo escorrendo); depois vou completar com o recomendado pelo manual 3,4L e vamos ver o que acontece... se consigo ver o óleo pelo visor ou se terei de acrescentar mais óleo.

A pergunta é: até QUANTO eu posso acrescentar sem causar dano ao motor???
Respondam aí especialistas!


Heyder

A sugestão tá dada, não tem xabú... agora se você tem medo, melhor coisa a fazer é levar na concessionária mesmo!

Abs

Diego Rosa





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MensagemEnviado: 25 Nov 2017, 18:09 
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Se a ST tem 2 reservatórios de óleo, porque tem apenas um visor medidor? Quanto do óleo fica no outro reservatório quando você pára a moto? São essas dúvidas que pairam na minha cabeça. Eu vou fazer uma foto pra vocês amanha, domingo, seguindo o que o Carlão faz. Vou dar uma volta, colocá-la no cavalete central e esperar uns 15 minutos e fotografar. Dá última vez que fiz isso, não se via NADA de óleo no visor. Mas insisto: para onde foram os 3,4 litros de óleo que EU coloquei nesse motor?

Não sou especialista, mas pelo que entendi no vídeo abaixo, a janela de nível de óleo fica em um dos reservatórios... vejam:
.
https://www.youtube.com/watch?v=eE3JiG2ni18

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MensagemEnviado: 26 Nov 2017, 07:10 
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Doc, a quantidade indicada nas trocas é a mínima pra moto funcionar, ou seja, vai dar nível. Só que entre dar nível e ter o nível máximo de óleo, tem uns goles de diferença rs.

Por isso, após as trocas deve ser verificado o nível após rodar, vai dar melhor leitura, e aí completar se necessário... se o dono quiser ter o nível máximo etc...

Verificou algum vazamento no bloco? A moto pode consumir um pouco de óleo dependendo da tocada, aí se o nível estava próximo do mínimo, vai ligar a luz.
E por mais que tenha óleo suficiente, a luz pode ligar em subida, aceleração ou desaceleração, segundo o manuel.

Por não aparecer óleo no visor, um gole a mais vai dar nível e não ligará a luz.


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MensagemEnviado: 26 Nov 2017, 07:46 
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Ok, Ander. Vou fazer a experiência agora e daqui a pouco posto as fotos do visor.

- Duas horas mais tarde...

Fiz exatamente isso:
- Liguei a moto e dei uma volta pequena, o suficiente para esquentar o motor.
- Ao voltar a luz espia do óleo estava acesa (já saí com ela acesa de casa...)
.

.
- Coloquei a moto no descanso central e esperei por 15 minutos com ela desligada. Vejam o visor:
.

.
- Adicionei 200ml de óleo e liguei novamente a moto. A luz do painel apagou.
.

.
- Mas o visor continuou sem aparecer nadica de óleo... vai entender... A moto não tem nenhum vazamento. Motor sequinho e limpo. Sem fumaça no escapamento... Onde estão os 3,4 litros de óleo dessa :mudo:...??? :pdavida:

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