Página 7 de 7

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Enviado: 06 Dez 2019, 09:50
por Eniot
A Motobatt com certeza pode ficar na posição inclinada. Ela é selada e de Gel. Tem vários colegas de ST que usam a muito tempo sem problemas.

Enio

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Enviado: 12 Dez 2019, 18:46
por cezariomaia
Acvmascarenhas escreveu:
27 Nov 2019, 18:34
Boa tarde a todos !

Mais um sofredor com a partida da ST 1200, sendo esse meu primeiro post e contribuição.

Sou proprietário de uma ST 2012 com aproximadamente 106.000km e recentemente tive o problema em dar partida na moto.

Moto revisada recentemente, bateria com carga (Motobat – muito boa essa bateria), óleo Motul 5100 10w50, a temperatura ambiente não estava baixa (17º), mas os sintomas foram os mesmos: duas semanas sem ligar a moto e quando fui dar partida, mesmo a bateria estando com carga total (carreguei antes de ligar), após várias tentativas a moto não pegou e ficou um cheiro forte de gasolina (afogou).

Procurei a solução nesse post mas ainda não havia nada conclusivo.

Fui verificar em um site gringo (não sei se é permitido deixar o link aqui) e constatei que, segundo ali discutido, se trata de uma “característica” de nossas motos mas existe uma forma de “contornar” o problema.

Uma das conclusões que chegaram no referido Fórum gringo é que esse problema normalmente é causado quando desligamos nossas motos diretamente na chave de ignição (foi exatamente isso que fiz antes de começarem os problemas), ou seja, SEMPRE devemos desligar nossas motos no interruptor de punho e só depois desligar a chave.

Como não sei se é permitido deixar o link aqui, os interessados dêem uma procurada no google pela frase: “super tenere hard start”. É um Fórum gringo da ST 1200 e procurando no google pela frase indicada será o primeiro link que aparecerá.

Pois bem, depois de ler todos os "post" sobre o tema (meu inglês é zero e usei o google tradutor), o resumo para resolver o problema foi dado da seguinte forma e nessa sequência:

1- Coloque o interruptor de partida na posição desligado;
2- Coloque a chave em ON e o câmbio em ponto morto;
3- Coloque o interruptor de partida na posição de ligar;
4- Proceder ao “WOT” (?????) - OBS. Tive que ler/traduzir quase todos os "post" pra descobrir o que é esse infeliz de “WOT” que eles tanto mencionavam e descobri que é: "abrir/acionar o acelerador todo"... muita ignorância de minha parte (não sou mecânico) e vontade grande de xingar aqueles gringos que nunca explicavam o que era o tal do "WOT";
5- Acione a partida e assim que a moto pegar desacelere.

OBS.: Esse procedimento acima funcionou no meu caso.

No referido site também indicam duas opções para limpar os cilindros de combustível no caso da moto “afogar”:

1- Várias pessoas simplesmente deixam a moto durante a noite e iniciam o processo indicado no dia seguinte; ou
2- Puxe/Retire o fusível nº 4 e ligue o motor de arranque com o acelerador totalmente aberto (aquele infeliz do "WOT"). O fusível nº 4 é o responsável pelo sistema de injeção de combustível.

Para encerrar, peço desculpas pelo post longo mas como se trata de um problema que não é incomum em nossas motos, eventualmente algum colega pode se socorrer dessa solução, que no meu caso funcionou. Lembrando também em deixar bem claro que NÃO sou mecânico e meus conhecimentos são bem primários na área, além do que os créditos dessa solução não são meus e sim dos colegas do Fórum gringo que indiquei.

Grande abraço a todos.

Augusto Mascarenhas
WOT significa Wide Open Throttle, que em português significa Acelerador Totalmente Aberto! Obrigado pela dica, Augusto Mascarenhas!

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Enviado: 13 Dez 2019, 19:46
por Acvmascarenhas
Valeu Cezariomaia e obrigado pela informação: "WOT significa Wide Open Throttle, que em português significa Acelerador Totalmente Aberto!"

Re: Dificuldade de partida em dias frios com a Super Ténéré

Enviado: 04 Jun 2023, 18:18
por Alves
Hoje, junho de 2023, estava em San Pedro de Atacama/Chile, e devido as manhãs com o clima frio a bateria da moto não dava conta de dar a partida, após o procedimento indicado funcionou na hora, valeu pela preciosa dica Augusto, grande abraço.