Luz Espia do ABS acesa.

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Raipp
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jul 2012, 19:30
Cidade onde mora: Petropolis/RJ

Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Raipp » 07 Mai 2016, 23:46

Boa noite pessoal,

A luz espia do ABS se acende apos rodar alguns KM, logo apos parar e desligar a moto, ao liga-la faz o check normal e apaga, quando sai da imobilidade de novo se acende...e assim vai, cheguei a rodar 360 KM se ela acender e hoje do nada , de novo...agonia recomeçou....

Fatos: 1- Quando a luz esta acesa, realmente o ABS esta INOP. pois os freios travam, quando acionados.
2- Ja efetuei a limpeza do leitor das rodas e inspeção visual do cabeamento ate onde se tem acesso visual. Minha ideia agora e acessar a central do ABS e verificar estado das conexões.
3- Todos os fusíveis em ordem e sem mal contato ou oxidação.
Li em algum lugar uma relação entre o rele de partida com o ABS, confere isso, para mim não tem logica pois não e a função do mesmo, mas o fato e que tem um cabo positivo que alimenta o ABS e sai do rele.

Alguma ideia ou opinião?
Desde ja agradeço!

ST 11- 12 com 31MKM sem maresia ou oxidações, predomínio no uso rodoviário com algumas incursões off light.
[S]
Ricardo Raipp

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Ander » 08 Mai 2016, 09:08

já sabe qual o código de erro do abs?

a ecu do abs grava todas as falhas apresentadas ate serem deletadas pelo usuário, debaixo do banco tem um plug de 4 pinos, tire a capa para expor os pinos, faça uma ligação entre os dois pinos da esquerda conforme a foto usando um arame, fio, chave de fenda etc... para fechar o circuito, a yamaha tem um 'chicote' pra teste, nada mais é um plug que vai ali e fecha o circuito...
http://img.photobucket.com/albums/v383/ ... ts10jb.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Feito a ligação dos pinos, coloque o corta corrente em OFF, coloque a chave em ON e começará a apresentação das falhas(em piscadas). Nota, é confuso no inicio para decifrar o código do erro, pode mostrar mais de um erro registrado, o que confunde mais.

A luz do abs vai piscar devagar, anote qntas piscadas lentas dará, que será a dezena do código...em seguida piscará rápido que será a unidade. Se tiver mais erros registrados, ele volta a piscar. Se tiver apenas um erro a sequencia de piscadas será igual.
Exemplo, pisca 3x lento e em seguida 1x rápido = código 31 = O relé do solenoide está com defeito.O relé do solenoide não recebe energia.
No manual de serviço tem a tabela de erros e o que fazer/olhar/testar, a partir da 8-91 tem tudo isso acima explicado, como fazer os testes, erros, testar a unidade hidráulica etc...

Para resetar o histórico de erros, o procedimento é o mesmo para ver os erros(ligação dos pinos/corta corrente off/chave em ON), bastando apertar o botão de partida 10x em menos de 4 segundos após o painel ligar, após este procedimento, o painel piscará sempre no mesmo intervalo.
O ideal é, veja os erros, apague tudo e vai andar, pois se apresentar mais de um erro vc não sabe qual é o atual, pode ter tido um erro anterior como bateria fraca etc, então zere os erros e vá andar, se ligar novamente vai te dizer qual foi o problema.

Se precisar de um relé de partida original e novo, tenho um em casa rs.

abs

Enviado por sinal de fumaça
Editado pela última vez por Ander em 08 Mai 2016, 19:18, em um total de 1 vez.

Raipp
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jul 2012, 19:30
Cidade onde mora: Petropolis/RJ

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Raipp » 08 Mai 2016, 17:59

Salve Ander!

Obrigado, vou imprimir as explicações e tentar algo. A CCS daqui e ate idônea e tem ótimas profissionais mas estou querendo evitar
levar por questão de tempo e por gostar de eu mesmo fazer a maioria das manutenções.

Abraços!
[S]
Ricardo Raipp

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Lobo » 09 Mai 2016, 13:02

Oi Raipp, siga as instruções do Ander, e descubra o nr do erro.
A minha estava com os sintomas parecidos com a sua, inclusive Km parecida, se for erro 74, poder ser isto : viewtopic.php?f=8&t=8320" onclick="window.open(this.href);return false;
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Raipp
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jul 2012, 19:30
Cidade onde mora: Petropolis/RJ

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Raipp » 12 Mai 2016, 18:44

Salve Lobo, Ander e demais colegas,

Me recordei que algum tempo atras, fiz a sangria do fluido de freio , apenas pelo calendário uma vez que a minha ST e 2012. na época ate pensei na questão do ABS, porem como no carro não fiz nada diferente e deu tudo certo fiz o mesmo na moto.

Dia desses lendo o manual de serviços, uma tanto confuso, com certeza pela tradução, refiz o procedimento...não acredito que tenha relação com o acendimento de forma intermitente da LUZ espia do ABS, mas quero zerar todas possibilidade antes da ida a CCS.

Vou ver o seu post Lobo.

Abraços!
[S]
Ricardo Raipp

Raipp
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jul 2012, 19:30
Cidade onde mora: Petropolis/RJ

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Raipp » 22 Mai 2016, 11:45

Bom dia pessoal,

Seguindo as orientações do Ander o qual gostaria de deixar o "meu muito obrigado" fiz os checks pertinentes pela ECU do ABS.
Feito isso zerei os códigos e a próxima etapa e esperar chegar a bateria para então colocar a Bruta para rodar e ver qual vai ser.

Agradeço a todos que participaram e vou postando as novidades.

Abraços e bom domingo.
[S]
Ricardo Raipp

Raipp
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jul 2012, 19:30
Cidade onde mora: Petropolis/RJ

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Raipp » 26 Mai 2016, 17:28

Boa tarde pessoal,

Segue mais um capitulo da novela...
Ontem chegou a bateria Motobatt, ai cabe ressaltar a excelente qualidade do produto ate mesmo porque e fabricada nos EUA, em tempos de China, qualquer coisa fora isso e motivo de alegria...

Bom, fiz a instalação e a medição da voltagem 12,8 V sem ter funcionado na moto, realmente a que estava na minha moto era original de 06-10-2011 e já bem deteriorada, com 12,3V.
Na sequencia fui rodar o que o tempo permitia...apos cerca de 65KM percorridos na BR a luz se acendeu de novo.
De volta a base, fiz o "Jump" e agora apareceu o código 31...Como eu tinha um rele novo da Magnetron aplicável a ST , apos ouvir a opinião do Ander, fiz a troca e agora assim que tiver tempo vou fazer o teste, mas confesso que as esperanças estão acabando...

Abraços.
[S]
Ricardo Raipp

Avatar do usuário
Carlos
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mar 2013, 14:32
Cidade onde mora: Brasil

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Carlos » 27 Mai 2016, 11:02

Raipp

Você já fez um teste de retirar as duas rodas e fazer uma limpeza no "ROTOR DO SENSOR" onde o SENSOR faz a leitura ?
Vai que lá na parte interna da roda esteja uma porquice como estava a minha.

MAS ATENÇÃO
NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA CHEGUE PERTO COM UMA FERRAMENTA IMANTADA E TAMBÉM COM DESCARGA ELÉTRICA ESTÁTICA.
PODE FERRAR TUDO.


É apenas uma hipótese ...


PS. A Bateria MotoBatt tambem é Fabricada na China, então não estamos livres ... :risadinha:

http://www.motooffroad.com.br/produtos/ ... do-mercado
Carlão

Raipp
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jul 2012, 19:30
Cidade onde mora: Petropolis/RJ

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Raipp » 28 Mai 2016, 21:25

Ola Carlos,

Pelo código apresentado pela ECU ( 31 ) não se trata de erro de leitura dos sensores, mas já levei esta hipótese em conta, embora dei jatos de ar comprimido pelo cover do sensor da roda traseira, e como rodo em muitas estradas de terras saiu bastante poeira, embora apos feito isso a luz já acendeu de novo. Como eu imagina uma vez que o mesmo não e " estanque"

Quanto a dianteira- Troquei o pneu em janeiro, sendo que eu mesmo removi a roda justamente pela questão da sensibilidade do cabo do leitor . Porem como lubrifiquei bem os rolamentos ate estou levando em conta de alguma graxa( embora os retentores estejam em ordem) pode ter respingado no leitor da roda.

Sobre a sensibilidade quanto ao magnetismo estou ciente pois existe a recomendação estampada nele.

Atualmente estou rodando com a configuração Motobatt ( que não e fabricada na China e sim nos USA) e o rele de partida da Magnetron, aplicável a XT 660 R de 30A com a polaridade devidamente posicionada. Como trabalhei ontem e hoje só consegui rodar cerca de 30 KM hoje e a luz ainda não acendeu, embora acredito que vai acontecer de novo, conforme alguns colegas aqui também.

Obrigado por opinar e vou postando aqui possíveis novidades.
[S]
Ricardo Raipp

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Luz Espia do ABS acesa.

Mensagem por Lobo » 30 Mai 2016, 13:51

Erro 31- Baixa tensão ou curto no relé do solenóide da unidade hidráulica do ABS

Lembrando que conectores são os lugares mais propícios para um curto. E que um curto qualquer na sua moto pode estar roubando a energia que chega no ABS ( ABS tá normal, passa em um buraco e ocasionalmente fecha um curto em qqer parte da moto). Procure um eletricista e procure por curto. Se não achar nada procure a concessionária, pode ser final de carreira , mas antes tente um reparo:



Caso Tenha que comprar: Peça um orçamento, mandando o código da peça
MASAO AMEKU a.masao@yahoo.com.br

Veja se ainda existe esse lugar, talvez façam reparo no ABS
Contato: Sr. Thomas, 11 5505 5222 Rua Alcides Ricardini Neves, 12 cj 205 Continuação da Av. Nova independência, no Brooklin, paralela a Av. Berrini

Retirado de outro forum : ""Thomas ele consertou um ABS para mim de um amigo, para GS 1200, serviço de qualidade, ele testa a unidade, faz parte eletrica e hidraulica, normalmente o motor estraga somente as escovas que não dão contato e da garantia de 01 ano.
Segue contaro dele : 011-96708-3904 (55*30*19662) "

Dê uma espiada na tabela de erros, tem também o :
Erro 53 - Tensão de Alimentação está baixa demais:
Circuito aberto ou curto-circuito no chicote elétrico - Repare ou substitua se houver um cicuito aberto ou em curto entre o conector da ECU do ABS e o fusível do solenoíde do ABS (marrom/branco - marrom/branco) ( não tenho nem ideia do que seja e aonde)
Boa sorte.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Responder