Ténéré 1200 - Informações gerais

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Pc Zafanelli
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 17 Jun 2011, 14:59
Cidade onde mora: Umuarama/Pr

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por Pc Zafanelli » 01 Set 2011, 21:07

Eu ja troquei 2 vezes o filtro de óleo... pelo meu mecânico aqui da Yamaha, é o mesmo da R1, R6, Fz 600 é um padrão.
E o óleo estou usando o recomendado yamalube mesmo, porém, sempre usei nas minhas motos o motul 5100.
Vou seguir as recomendaçoes da yamaha até acabar a garantia!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por Heyder » 06 Set 2011, 18:04

É isso aí. Confirmei a informação. Os filtros da R1, R6, FZ6, XJ6 e XT1200Z são os mesmos.
Pc Zafanelli, também penso como você: Enquanto minha XT estiver na garantia, usarei o Yamalube mesmo (mas com trocas a cada 1500Km - recomendação "IN OFF" do chefe da oficina da SAGA motos em Goiânia...). Mas assim que acabar, volto ao EXCELENTE Motul 5100, que ainda tenho alguns litros guardados!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por newson » 07 Set 2011, 00:36

Oi Heyder
A minha super 98, com quase 50.000km, está com motor perfeito usando SEMPRE o óleo original YAMALUBE. Veja não sou expert no assunto, talvez o Motul seja melhor, apenas deixo o meu testemunho.
um abraço.
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por Heyder » 07 Set 2011, 07:51

newson, não é somente vc que pensa assim. Eu também não expert em óleo, assim como vc, apenas falo da minha experiência. O Yamalube não deve ser um óleo ruim como muita gente fala, afinal,a Yamaha não ia homologar um óleo porcaria para suas motos, correto? Isso também passa pela minha cabeça, é óbvio... mas se você pesquisar pelos foruns aí, verá que MUITA, mas muita gente (inclusive experts no assundo) condenam o Yamalube. Na minha prática com a FZ6 pude perceber nitidamente a diferença emtre o Motul e o Yamalube. Com o Motul o motor fica mais suave, com menos barulho e muito mais macio. Certa vez perguntei a um engenheiro químico como ele me explicava isso para 2 óleos similares; resposta dele: "Aditivos, eles fazem toda a diferença!" Taí: vocêpodia fazer a experiência de usar o Motul numa de suas trocas, e depois, relatar aqui pra todos sua opnião. O que acha? :joinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por Heyder » 07 Set 2011, 18:47

Pessoal, postei minhas primeiras impressões da XT1200Z na minha apresentação, mas acho que seria mais proveitoso, se todos pudessem e opinar também. Assim, transcrevo-a para cá.

Mesmo achando uma moto cara... EU COMPREI A MINHA!!!!!!
Depois de muito pesquisar, Rio, Sampa, BH, etc... acabei por encontrá-la em Belém, PA mesmo. Ainda ganhei o emplacamento e o frete. No frigir dos ovos, saiu a melhor compra. De tão ansioso que estava, vim nela até Canaã dos Carajás, nada menos que 830Km! Aproveitei para amaciá-la na estrada, nada melhor, não!?!

Vamos às minhas primeiras impressões:

GOSTEI MUITO: :animado:

- CICLÍSTICA: Perfeita, principalmente em CURVAS! Ela vira com uma facilitade incrível! Extremamente maleável! Além disso, você pilota acima de tudo e todos. A moça é alta mesmo! Muito confortável e macia.
- VIBRAÇÃO DO MOTOR: A Yamaha trabalhou bem neste motor. No início da aceleração há alguma vibração nos manetes (pouca), mas depois dos 80Km/h é incrivelmente pouco. Se passar dos 140Km/h quase que desapareçe!
- TORQUE: Principalmente no Modo S (sport) o motor responde de imediato dando aquele empurrão fantástico. Muito bom!
- MOTOR: Extremamente elástico, responsivo em baixas e altas além de possuir potência de sobra.

VOU ME ACOSTUMAR (ou MODIFICAR)... :oremos:

- BARULHO DO MOTOR: Não sei se por não estar acostumado, mas minha primeira impressão ao acelerar é que estava montado em uma moto custom. A sensação é estar acelerando um motor em "V", mas nada que não se acostume. Minha idéia é, mais tarde, trocar por 2 escapamentos de roncos mais grossos.
- BOLHA: É baixa para estrada. O vento bate no capacete e cansa a musculatura do pescoço em trajetos longos. Pra quem gosta de estrada (como eu) é obrigatória a troca pelo modelo mais alto. Achei uma da Givi de 57cm (contra os 44cm da original) por 480,00. Já comprei.
- FAROL: É razoável, mas essa máquina mereçe mais 2 faróis auxiliares. Pretendo trocá-los para Xenon.

NÃO GOSTEI: :pdavida:

- COMPUTADOR DE BORDO: Computador de Bordo??? SImplesmente não tem a Autonomia do Tanque de Combustível... pode??! Ou seja, você tem o Consumo Imediato em Km/L (e em L/100Km - não sei pra quê...???), a Média de Consumo (em ambas as unidades também), mas um japonês da Yamagda esqueceu-se da Autonomia, que cá pra nós, é o que dá, de forma mais prática, quantos Kms você ainda pode rodar até abastecer... Imperdoável.
- MARCHAS: A 1ª e 2ª marchas são bem longas em relação às demais. Isso atrapalha na pilotagem em cidades com muito trânsito, como Belém, onde rodei os primeiros 70Kms. Você precisa trocar de marchas repetidas vezes, e usar com frequência a 1ª... Por exemplo, frente a uma lombada, eu reduzi para 2ª (afinal não parei totalmente a moto), mas acelerar depois é estranho e parece forçar o motor, precisei sempre trocar para a 1ª marcha... isso cansa...
- DETALHE DAS RODAS: Essa eu realmente não entendi... Na roda traseira, a Yamaha conseguiu um feito fantástico; mesmo sendo raiada, o pneu é sem câmara, graças a uma haste circular que se estende por toda a roda onde são presos os raios! Mas na roda dianteira... em vez de uma haste apenas, a Yamaburra colocou duas! Imaginem o que é lavar essa roda...

Bom, estas são minhas primeiras impressões. A medida que se fica íntimo com a motoka é que se pode opinar melhor.

Abraço a todos os Tenerezeiros!!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por Heyder » 13 Set 2011, 20:43

A quem possa interessar, já estão disponíveis na sessão Downloads, o Manual de Serviço, Manual do Usuário e Catálogo de Peças para a XT1200Z Super Ténéré. Clique AQUI para baixá-los! :joinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por msfazer » 14 Set 2011, 13:52

Dr, muito legal o seu relato e valeu por compartilhar o manuel!

Vamos lá:

Esse barulho de moto custom é por conta do vira 270º, não é?! Os Jaspions reclamam bastante do barulho da R1 mais nova, ela tem esse barulho.

Os kits extra da Iamarra não te atendem pra essa questão da bolha e farol?!
Lembro de ter visto um panfleto com os acessórios que têm a venda, tinha lá faróis auxiliares e uma bolha maior, além de defletores....
Td mto legal, porém, absurdamente caro!


Abs!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TÉNÉRÉ 1200

Mensagem por Heyder » 14 Set 2011, 15:00

Exatamente por causa do preço (1.500,00 por um par de faróis H3...) que estou procurando alguma coisa paralela... Comprei um no ML estou esperando chegar pra ver de vai dar certo coom as lâmpadas Xenon H3.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Informações gerais

Mensagem por Nelio » 04 Abr 2014, 14:59

Encontrei este vídeo na Internet, aqui é possível constatar a velocidade da máquina, contrariando assim alguns que dizem que a Xt1200Z fica abaixo dos 200, no entanto não deixo de afirmar que este gajo é maluco.
:mudo:


http://www.youtube.com/watch?v=hznOKOFkWqM" onclick="window.open(this.href);return false;
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
TioSan
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1000
Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Z.Norte

Re: Ténéré 1200 - Informações gerais

Mensagem por TioSan » 04 Abr 2014, 15:09

Já cheguei a 230 com a minha, não sabia que estava quase no limite, pelo que senti achava que chegaria a uns 250 kms.
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.

Responder