Página 1 de 3

Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 10 Out 2014, 21:34
por Renato Pitanga
Sou novato aqui, tenho uma ST 13/14 adquirida em fevereiro deste ano, 0km. No momento ela está com 5.000km rodados e fora a perda espontânea de um raio da roda traseira não tive outros problemas. A sabido que a versão nacionalizada sofreu algumas alterações mecânicas no motor, câmbio, cardã e novo remapeamento na injeção visando suavizar seu temperamento agreste em baixas rotações. Gostaria de saber se, em termos práticos, aquelas alterações se traduzem melhorias perceptíveis na condução da nova Super Tenere. Alguém aqui no fórum já teve a oportunidade de pilotar o modelo nacional e o importado e, em caso positivo, notou alguma diferença?

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 16 Out 2014, 21:28
por Urso
Boa noite Renato,

Eu comprei a 2015 a aproximadamente 1 mês e tenho um amigo que têm uma 2012.
No FDS passado fomos até Ribeirão Preto e trocamos as motos por alguns quilômetros.

Segue a nossa percepção:
- Em baixa rotação é fácil notar que a 2015 é um pouco mais suave; Inclusive a 2012 até parece mais forte e potente;
- A 2015 parece menos ruidosa também em baixo giro, mas quando o giro sobe elas parecem iguais;
- Não sei se é porque a minha ainda está só com 1.700km, mas me parece que a 2012 anda mais;
- O câmbio da 2015 é mais suave;
- Percebi que acima de 200km/h a minha começava a balançar (mais que a 2012), mas creio que isso se deve ao meu bauleto Givi Outback de 58L que é muito grande e deve causar turbulência; A do meu amigo estava com o bauleto original de 30L;
- Não observei diferenças no cardã e nem na suspensão apesar da minha ser elétrica (creio que só muda na forma de ajustar);

Obs.: essas foram as mesmas percepções do meu amigo;

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 17 Out 2014, 09:20
por doug01n
Acima de 200km/h, qualquer coisa que não for uma speed deve começar a chacoalhar. O Givi Outback tem a aerodinâmica de uma kombi, e quase o tamanho de uma, então a chance é de ser por isso mesmo.

Legal este comparativo. O mapeamento pode fazer muita diferença na percepção dos atributos da monstrenga.

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 17 Out 2014, 10:03
por Urso
Doug01n,

Você têm razão, inclusive esta moto não é apropriada para isso. A ideia foi mesmo testar a máquina e seu comportamento em diversas situações.
A velocidade que gosto de andar é em torno de 140 a 150km/h dependendo da rodovia é claro.

Abraço,
Urso

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 21 Out 2014, 00:29
por Robson Faria
Urso escreveu:Doug01n,

Você têm razão, inclusive esta moto não é apropriada para isso. A ideia foi mesmo testar a máquina e seu comportamento em diversas situações.
A velocidade que gosto de andar é em torno de 140 a 150km/h dependendo da rodovia é claro.

Abraço,
Urso
Urso, boa noite! Estou querendo pegar uma ST. Vc poderia me ajudar com algumas informações?

Gostaria de saber se vale a pena pegar a versão DX.
Quero uma moto apenas para asfalto e pra viajar com a minha esposa e gostaria desabar se a ST rende bem na estrada com garupa e mala, pois das 1200 ela é a q tem menos cavalos e a mais pesada. Não quero moto pra correr e sim pra andar com a velocidade igual a sua citada aqui, mas quero uma moto com bom torque e q seja confortável pra mim e a garupa. Impessoal q tem a ST, elogiam muito essa moto. Falam q não quebra e as revisões são baratas. Pode me ajudar? Pois estou quase pegando essa ST.

Abraços!

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 21 Out 2014, 15:43
por seric
Robson, viajo bastante com minha esposa e com o bagageiro bem cheio e pesado. Percursos de até 700Km ida e volta. Posso lhe garantir que não se percebe o peso a mais. Anda do mesmo jeito. No modo sport é bom ter cuidado com a girada da mão, responde na hora e pode até assustar quem não estiver preparado.

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 21 Out 2014, 15:48
por ventania
Fala Urso.


Ótimo te ver aqui também.


Gostei do seu comparativo entre as duas de anos diferentes. Com certeza voce é um motociclista apropriado para essas considerações, já que sei que anda de moto há muitos anos e teve várias de maior cc.

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 21 Out 2014, 16:25
por Urso
Robson Faria escreveu:
Urso escreveu:Doug01n,

Você têm razão, inclusive esta moto não é apropriada para isso. A ideia foi mesmo testar a máquina e seu comportamento em diversas situações.
A velocidade que gosto de andar é em torno de 140 a 150km/h dependendo da rodovia é claro.

Abraço,
Urso
Urso, boa noite! Estou querendo pegar uma ST. Vc poderia me ajudar com algumas informações?

Gostaria de saber se vale a pena pegar a versão DX.
Quero uma moto apenas para asfalto e pra viajar com a minha esposa e gostaria desabar se a ST rende bem na estrada com garupa e mala, pois das 1200 ela é a q tem menos cavalos e a mais pesada. Não quero moto pra correr e sim pra andar com a velocidade igual a sua citada aqui, mas quero uma moto com bom torque e q seja confortável pra mim e a garupa. Impessoal q tem a ST, elogiam muito essa moto. Falam q não quebra e as revisões são baratas. Pode me ajudar? Pois estou quase pegando essa ST.

Abraços!
Robson,

Sinceramente a diferença que a versão DX têm da Standard não compensa tanto não. Somente a suspensão elétrica e aquecedores de manopla.
Quanto à suspensão elétrica até que é legal, mas é possível conviver sem isso até porque uma vez a suspensão ajustada você não fica alterando tanto assim, a não ser que queira fazer off-road com ela.
Os aquecedores de manopla são úteis somente em lugares frios como RS ou SC, fora isso é dispensável além do que é possível comprar este acessório como opcional.
No meu caso peguei a DX porque financiei em 48 parcelas a diferença pra outra moto que dei como parte do pagamento e neste caso a diferença das parcelas era muito pouco (em torno de R$100) então valeu a pena. Agora se você for pagar a vista essa diferença sai em torno de R$7k.
Falando da moto em si: achei ela bem confortável, econômica pra cilindrada: fiz um passeio até Valinhos e Indaiatuba este FDS andando na boa (120 / 130 km/h) e nesse rítmo ela fez 22km/l. Eu achei isso sensacional, pois nem a minha Ex Tiger 1050 e nem a minha Ex Tiger 800XC faziam isso.
Agora se acelerar mesmo vai fazer em torno de 17km/l.
Apesar de ser uma moto pesada quando você está em cima dela não têm esta impressão, pois ela é bem fácil de conduzir e bem maleável.
A minha primeira revisão dela saiu por R$155,00 e somente para efeito de comparação a minha primeira revisão da Ex Tiger 800XC saiu por quase R$500 e a segunda chegou próximo dos R$800. Então o que falam dos preços das revisões da Yamaha é verdade.
Só vai ficar mais caro a de 20k pois vai ter que trocar as velas (4), pastilhas e outras coisitas mas. rs Neste caso vai chegar próximo dos R$1000.
Eu sou suspeito pra falar, pois ainda estou meio que em estado de extase :crazy: com a moto :animadao:, mas acho que você não se arrependerá se pegar uma.
Qualquer outra dúvida fique à vontade.

Grande abraço,
Urso

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 21 Out 2014, 16:31
por Urso
ventania escreveu:Fala Urso.


Ótimo te ver aqui também.


Gostei do seu comparativo entre as duas de anos diferentes. Com certeza voce é um motociclista apropriado para essas considerações, já que sei que anda de moto há muitos anos e teve várias de maior cc.
O amigão você está por aqui também!? :animado: Que legal.
Realmente já tive algumas boas máquinas, mas o que sempre é complicado em a gente fazer este comparativo é que nem sempre a nossa expectativa é igual à dos outros, até pelo estilo de pilotagem e caminhos percorridos, mas com certeza é melhor ter estas informações e tentar assimilar pra si do que ficar sem informação nenhuma né. Fico feliz quando minha opinião serve para ajudar algum amigo.

Grande abraço Ventão. Agora que não está mais tendo os eventos do Ibira onde vocês estão se encontrando?
Urso

Re: Comparativo ST 2014 & ST 2015

Enviado: 21 Out 2014, 19:53
por Robson Faria
Urso, obrigado pelas informações. Cada dia q passa gosto mais dessa moto pelos relatos dos colegas. Estava dividido entr a ST e a TEX, mas me assustei com os relatos no fórum da triumph sobreninstabilidade acima de 160 k/h. Parece q a TEX tem um erro de projeto e algumas saem da fábrica com esse problema. Tem q ter sorte pra vc pegar uma moto boa. Fiz um teste rider na TEX e achei sem conforto, está mais pra naked do q pra big trail. Sem falar tb nas revisõescomo te falei quero uma q ande o suficiente pra mim e minha esposa e com muito conforto e a ST parece ter esse perfil.mobrigado mais uma vez pelas dicas.