CONSUMO DE ÓLEO

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
AUGUSTO
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Jun 2014, 15:22
Cidade onde mora: porto alegre

CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por AUGUSTO » 09 Jun 2014, 16:20

Comprei uma S10 há alguns dias e gostaria de saber se ela consome óleo entre as trocas.
como não quero ter surpresas em viagens, já que optei por colocar óleo sintético motul 7100, onde poderei fazer trocas com maior km se necessário.
Acredito também que o óleo sintético crie menos borra na cabeça dos pistões e guia de válvulas, aumentando a vida útil do motor e tendo menos perda de potência com a km.
Tenho amigos que possuem a moto mas nem sabem, pois não conferem e não viajam, andam somente aos finais de semana.
pedi para verificar a de um amigo "fiz todo o ritual" e não aparecia nada no visor e ele disse que na revisão iria ver......
credo , ou eu sou muito cri-cri ou tem muita gente nem ai pra moto.
Então como ele não sabia como o nivel estava quando fez a revisão, não sabe se saiu assim da autorizada ou foi baixando.
alguem confere com frequencia e sabe se baixa?

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Heyder » 10 Jun 2014, 17:14

Já fiz algumas viagens e eu mesmo tro o óleo da minha ST. Está hoje com 12.560Km e NUNCA baixou óleo. Penso que este NÃO É um problema das STs.

Sugiro que você dê uma lida com calma neste tópico que tem tudo sobre o óleo para a ST, inclusive sobre um ERRO importante no manual do usuário: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=8&t=1834" onclick="window.open(this.href);return false;
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Luiz Koudela » 10 Jun 2014, 21:52

Estou na terceira yamaha, nunca tive problema com baixa de oleo... Utilizo sempre o yamalube.

Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

AUGUSTO
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Jun 2014, 15:22
Cidade onde mora: porto alegre

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por AUGUSTO » 11 Jun 2014, 17:45

Heyder, obrigado por responder, dei uma olhada no tópico e vi que em alguns casos há a baixa e outros não, vou ter que observar na minha. Pelo que perguntei na autorizada, dizem que pode baixar conforme a mão, se andar muito forte por muito tempo.
Considero que a yamaha em qualquer lugar do mundo, menos no Brasil, uiliza óleo sintético nessa moto, tanto que as revisões são de 10 em 10 mil km, gostaria de saber quando a yamaha do Brasil vai trazer o yamalube sintético que ja existe há anos até na falida argentina.

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Heyder » 15 Jul 2014, 09:42

Augusto, coisas da Yamaha do Brasil... não sei qual é a filosofia deles quanto ao óleo... seria mais caro o imposto para trazer o Yamalube sintético pra cá???
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Luiz Koudela » 17 Jul 2014, 11:32

AUGUSTO escreveu:Heyder, obrigado por responder, dei uma olhada no tópico e vi que em alguns casos há a baixa e outros não, vou ter que observar na minha. Pelo que perguntei na autorizada, dizem que pode baixar conforme a mão, se andar muito forte por muito tempo.
Considero que a yamaha em qualquer lugar do mundo, menos no Brasil, uiliza óleo sintético nessa moto, tanto que as revisões são de 10 em 10 mil km, gostaria de saber quando a yamaha do Brasil vai trazer o yamalube sintético que ja existe há anos até na falida argentina.
A gasolina lá é pura! :)
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Nelio » 21 Jul 2014, 19:03

Boas pessoal, quanto ao óleo, aqui em Portugal também não aconselham o sintético para a ST1200, pelo contrario.
No entanto há Yamaha que apenas aconselham o sintético, é o caso da R1.
Estou a colocar o Yamalube semi-sintético w10-40 e não noto baixas.
A minha zona é muito montanhosa e levo a moto a exigências bem altas como podem ver em:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=8&t=4568" onclick="window.open(this.href);return false; por isso troco de óleo a cada 6000kms
Se o stand yamaha não aconselha sintético, não tou a ver porquê a insistência em utiliza-lo
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Luiz Koudela » 21 Jul 2014, 20:05

Nelio escreveu:Boas pessoal, quanto ao óleo, aqui em Portugal também não aconselham o sintético para a ST1200, pelo contrario.
No entanto há Yamaha que apenas aconselham o sintético, é o caso da R1.
Estou a colocar o Yamalube semi-sintético w10-40 e não noto baixas.
A minha zona é muito montanhosa e levo a moto a exigências bem altas como podem ver em:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=8&t=4568" onclick="window.open(this.href);return false; por isso troco de óleo a cada 6000kms
Se o stand yamaha não aconselha sintético, não tou a ver porquê a insistência em utiliza-lo
Obg Nélio, costumo ler os fóruns de Portugal também... Também não entendo!
Editado pela última vez por Luiz Koudela em 22 Jul 2014, 13:48, em um total de 1 vez.
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Bustamante » 21 Jul 2014, 22:09

Riders,

Nunca prestei atenção na baixa do óleo. Dos óleos minerais para motos o Yamalube é um dos mais modernos (classe SL). Como eu mesmo troco o óleo em casa e pago muito barato no litro do Yamalube (R$17,00 o litro) troco o óleo da Super como se faz nas motos pequenas, ou seja, a cada 3.000km. À princípio imagina-se que trocar o óleo nesta frequência de Km seria um custo de manutenção desnecessário, mas sou da opinião que a longo prazo a durabilidade do motor é aumentada. O óleo vai deteriorando à medida que a KM avança e também de acordo com o tempo e acredito que reduzindo o intervalo das trocas utiliza-se o motor com o óleo em melhores condições de lubrificação por mais tempo, aumenta-se a vida útil do motor no longo prazo. O óleo do Cardan também troco em intervalos bem menores do que o prescrito no manual, neste caso como estou utilizando um óleo Shell monoviscoso SAE 80 API GL-4 (muito barato, o litro custa em torno de R$22,00) aditivado com Bissulfeto de molibidênio MoS2 por não ter encontrado um multiviscoso de classe mais moderna (multiviscoso API GL-5) , estou dando ao luxo de trocá-lo a cada 3.000km para gastar logo este óleo e então comprar o Motul SAE 80W90 API GL-5. Não achei óleo de cardan Yamaha à venda nem em concessionária e por este motivo vou comprar o Motul que não é difícil de se encontrar e também porque é uma marca que fabrica produtos de qualidade. Quanto ao combustível somente utilizo gasolina podium da BR.


Um abraço,


Bustamante.

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Lobo » 22 Jul 2014, 09:14

O óleo do Cardan também troco em intervalos bem menores do que o prescrito no manual, neste caso como estou utilizando um óleo Shell monoviscoso SAE 80 API GL-4 (muito barato, o litro custa em torno de R$22,00) aditivado com Bissulfeto de molibidênio MoS2 por não ter encontrado um multiviscoso de classe mais moderna (multiviscoso API GL-5) , estou dando ao luxo de trocá-lo a cada 3.000km para gastar logo este óleo e então comprar o Motul SAE 80W90 API GL-5.

O Cardan é menos solicitado que uma caixa de câmbio( não tem contaminação, não tem troca de marcha , é uma engrenagem constante), esse óleo que se coloca também é de câmbio, nos carros se troca a cada 40.000 ou 60.000 Km.

Independente da marca (sendo o especificado) na ST a Cada 20.000 Km tá loco de bom !
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Responder