CONSUMO DE ÓLEO

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Robson Faria
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2014, 00:21
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Robson Faria » 26 Out 2014, 12:38

Nelio escreveu:
Sérgio 18 escreveu:Olá pessoal, sou novo por aqui mas já acompanho as mensagens do grupo há algum tempo, tentarei não me alongar na mensagem...
Com relação a este tópico, tive uma surpresa com minha recém adquirida ST 1200, tenho ela a +- três meses.
A moto é 2012, quando comprei ela estava com 4800 Km, rodei +- 1000 Km e eu mesmo troquei o óleo para meu controle, coloquei o Yamalube. Dia 16/10 parti de SP rumo a SC para um passeio na Serra do Rio do Rastro, verifiquei a quilometragem e estava com 7569 Km, pensei, beleza mais uns 2400 Km da viagem o óleo aquenta, volto e já faço a revisão dos 10.000 Km.
Como sempre tive esportivas, acabo de sair de uma Hayabusa, gosto de andar meio forte, não sei se por isso no final do primeiro dia de viagem a luz do óleo começou a acender, diminuía o ritmo ela apagava, só que saindo a noite para jantar, andando na cidade o problema voltou a aparecer com uma frequência maior, tinha que parar desligar e ligar. Resumindo, preocupado, no dia seguinte fui a uma loja e comprei um litro de óleo, coloquei metade e o problema sumiu, voltou a se manifestar somente uma vez no ultimo dia de viagem. E com relação a visualização do nível, só consegui vê-lo quando troquei o óleo, depois disso não mais, alguns me disseram que esta moto esconde o óleo, kkkkkk... Vou revisa-la e verificarei com mais detalhe este consumo de óleo.
A minha já aconteceu isso logo após uma revisão, voltei ao stand e o óleo estava abaixo do nível e a alta rotação a pressão diminui e a luz do óleo acende.
Tombem já ouvi comentar que a acontece o mesmo com óleos sintéticos e não indicados pela marca (Muito Finos)
O óleo indicado é Óleo Yamalube 4T semissintético SAE 10W40 API SL JASO MA, ou para temperaturas mais altas e grandes viagens convém 20W40 com as mesmas especificações, o MOTUL 5100 também serve.
Muito cuidado com os óleos.
Nelio, boa tarde! Então,com sua experiência, o q vc recomenda? Comprar óleo da yamaha ou usar outro e qual seria a marca desse,outro?

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Nelio » 26 Out 2014, 19:56

...Nelio, boa tarde! Então,com sua experiência, o q vc recomenda? Comprar óleo da yamaha ou usar outro e qual seria a marca desse,outro?

Eu já fiz algumas pesquisas sobre o óleo a utilizar na nossa máquina, neste momento estou usando o Óleo Yamalube 4T semissintético SAE 10W40 API SL JASO MA e tem corrido tudo bem, nunca mais voltou a acender a luz da pressão do óleo.
Provavelmente devido à qualidade dos vossos combustíveis e dos aditivos que adicionam, o melhor é o óleo Yamalube 4T mineral SAE 10W40 API SL JASO MA e se a tua zona tiver temperaturas ambiente entre os 10ªC a 35ºC eu usaria o Yamalube 4T mineral SAE 15W40 API SL JASO MA
Também há malta utilizando o Motul 5100, que tem a mesma especificação e não tem havido problemas.
Ambos estes óleos são bons e adequados à nossa máquina.
Os óleos têm de ter sempre as especificação SAE 10W40 (ou 15W40 ou o 20W40) API SL JASO MA ou se fores fazer grandes viagens, com horas a rodar e com temperaturas altas, é aconselhado o SAE 20W40 API SL JASO MA, é o óleo que a malta utiliza nas viagens em África.
As pesquisas que eu fiz sobre o óleo estão publicadas na minha CLOUD no endereço https://n7gr0i.s.cld.pt consulta, lá tem boa informação sobre a nossa moto e todos os catálogos, podes também sacar o material que lá está (se tiveres dificuldades informa).
O engenheiro da yamaha Portugal é que aconselhou o óleo acima referido "Yamalube" e deu algumas explicações de quando devemos usar o 10W40, 15W40 ou o 20W40, também foi ele que disse para nunca usar óleos sintéticos na XT1200Z

Tudo de bom para vocês
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

carlos macedo
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Abr 2014, 18:33
Cidade onde mora: Porto Alegre RS

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por carlos macedo » 18 Nov 2014, 19:26

amigos, a partir dos 12,000 kg. comecei a utilizar o Motul 5100 15 w50 Na ultima troca tive o cuidado de averiguar e o marcador indicava o nível um pouco abaixo do maximo. Minha st esta com 14,300 km. Hoje fui verificar o nível do óleo e percebi que ele baixou um pouco, ainda esta bem acima do nível mínimo, mas baixou um pouco. Posso considerar isto normal ou devo me preocupar ?

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por Nelio » 18 Nov 2014, 20:00

carlos macedo escreveu:amigos, a partir dos 12,000 kg. comecei a utilizar o Motul 5100 15 w50 Na ultima troca tive o cuidado de averiguar e o marcador indicava o nível um pouco abaixo do maximo. Minha st esta com 14,300 km. Hoje fui verificar o nível do óleo e percebi que ele baixou um pouco, ainda esta bem acima do nível mínimo, mas baixou um pouco. Posso considerar isto normal ou devo me preocupar ?
É perfeitamente normal consumir óleo e segundo dizes, em 2000kms, essa quantidade não é muita, a minha e a de um colega de viagem, o consumo é idêntico, em 5000kms, tenho de nivelar uma ou duas vezes. Depende do esforço em que a maquina está sujeita e da temperatura ambiente.
sobre os óleos e especificações consulta este link, https://n7gr0i.s.cld.pt tem alguma documentação sobre os óleos, suas especificidades, catálogos etc:
depois de leres, vais entender para que condições está indicado esse óleo, que na minha opinião é dos melhores.
Boas curvas.
Voltinhas na minha terra :rock: http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=8&t=4568
Tudo de bom.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

carlos macedo
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 28 Abr 2014, 18:33
Cidade onde mora: Porto Alegre RS

Re: CONSUMO DE ÓLEO

Mensagem por carlos macedo » 18 Nov 2014, 20:40

Nelio, muito obrigado pela rapida resposta!!! Acompanhei alguns vídeos que vc fez na ilha da Madeira, muito legal!! Este fórum é alto nível!! bons ventos à voce, amigo!! Valeu!

Responder