Analisando o sub-chicote, observa-se que a Yamaha cometeu um erro básico no dimensionamento do componente, tanto na bitola do cabo quanto no tipo de conectores. Não sei se perceberam, mas o conector do sub-chicote e do tipo que se usa em circuitos de sinal e não de força. Pra piorar esqueceram que a corrente do negativo é o dobro do positivo, pois se trata do corrente contínua e não alternada. Então, todo o sistema ficou no limite de condução e qualquer ponto estava sujeito a não resistir pois está com vários "pontos quentes". No meu caso foi no conector do sub-chicote com o ramal do chicote principal que derreteu o negativo (cabo preto).
Quanto minha moto apresentou o defeito, ainda não tinham divulgado o recall e estava com as malas prontas pra minha viajem para o Chile, Argentina e Uruguai, então, não daria tempo de as peças chegarem e mesmo assim trocariam seis por meia dúzia. Diante o fato, eu eliminei o conector defeituoso entre o sub-chicote e o chicote principal e coloquei no lugar um retirado de uma SHINERAY, que é feito com terminais usados em sistemas de força e não de sinais e foi o único que na ocasião tinha os quatro polos que precisava. Com certa dificuldade devido ao pouco comprimento dos cabos que saem do chicote principal, soldei os cabos do "novo" conector e acreditem, o sobreaquecimento desapareceu e a consequência é que os faróis melhoram o rendimento da iluminação.
É provável que a Yamaha irá questionar minha "ganbiarra" e não querer trocar todo chicote da moto, mesmo eu justificando que minha situação era de emergencia e que ela propria não poderia resolver naquele instante. Mas o que não tem justificativa é uma empresa desse porte cometer um erro de projeto e execução tão grosseiro.
Ah, esqueci de mencionar que ainda temos as correntes eletricas das solenoides e das lanternas.
E tem mais! Hoje fui na concessionária em Goiânia, apos um telefonema da Yamaha e que por coincidência eu estava na cidade. Reiniciei todo processo, mesmo explicando pro gerente da oficina de que o inspetor da Yamaha já tinha visto minha moto e que estava providenciando a solução e que antes disso acontecer, a concessionaria da minha cidade fechou as portas. Tudo em vão!! Ele disse que tinha que fazer novamente porque era norma
. Pra fechar, ele me devolve a moto e eu saio pela cidade e só depois de muito rodar percebo que meu farol esta apagado
. Como já estava voltando pra Itumbiara resolvi parar em outra concessionária pra verificar o problema mas o Gerente da oficina disse que não poderia retirar o único mecânico de motos de alta cilindrada pra isso, mesmo explicando que provavelmente seria um conector solto ou um fusível queimado. Não adiantou, não me atendeu
Daí pensei - "larga de ser burro, você mesmo pode e sabe fazer isso".
Lembrei que uma oficina mecânica de um brother ali próximo e corri ate lá e Bingo! O Gerente da primeira oficina esqueceu de plugar meu conector do sistema do farol.
Resumo da ópera, essas concessionárias não estão nem aí pras motos vendidas e sim pras que tem a vender