Recall St 1200

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Recall St 1200

Mensagem por Heyder » 10 Jun 2014, 17:20

Realmente os cabos são mais calibrosos que os do chicote original, mas a pergunta permanece: Será que apenas isso resolverá o problema do superaquecimento dos bornes plásticos e sua destruição pelo calor, deixando-os novamente nús e com o risco de arco voltaico (incêndio)? Os problemas só começam a ocorrer depois dos 9-10 mil kms de uso; por isso, os que têm motos com menos kilometragem, não perceberam o problema...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Recall St 1200

Mensagem por Lobo » 11 Jun 2014, 14:04

Troquei ontem no Recall, os anteriores estavam derretendo. Lendo a Chamada do Recall, acho que bate exatamente com o que eu vi na minha, os terminais estavam subdimensionados( não os fios) e por isso os terminais esquentavam com a passagem da corrente, deformando o próprio terminal provocando a desengate dos fios , e por tabela aquecendo a capa plástica preta( suporte plástico dos "bornes" ou "terminais") e desencapando os fios por derretimento também.

Nas fotos do post anterior, parece que a espessura aumentou dos terminais e fios, para mim tudo ok.


Imagem
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Recall St 1200

Mensagem por Heyder » 11 Jun 2014, 23:23

Lobo, não havia reparado na espessura do conector metálico... o pior é que já joguei o subchicote velho no lixo... Você comparou os conectores?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Recall St 1200

Mensagem por Lobo » 12 Jun 2014, 11:01

Foi uma olhada rápida,
Note que o recall também se refere ao material empregado no terminal ( antes estavam trabalhando como um chuveiro)

Foto do chicote antigo (não é da minha)

Imagem
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Arraes
Mestre
Mestre
Mensagens: 887
Registrado em: 20 Mai 2014, 21:36
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte/Santana

Re: Recall St 1200

Mensagem por Arraes » 13 Jun 2014, 22:40

Caracas!! Ainda bem que já troquei o chicote da minha e pouco usei o farol alto à noite.

Avatar do usuário
Dalambreta
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Out 2013, 02:05
Cidade onde mora: ITUMBIARA-GO
Localização: Itumbiara - GO

Re: Recall St 1200

Mensagem por Dalambreta » 08 Nov 2014, 21:41

Arraes escreveu:Caracas!! Ainda bem que já troquei o chicote da minha e pouco usei o farol alto à noite.
Caro Arraes

Nossas ST 1200 são equipadas com duas lampadas de 55 watts, uma em cada globo ótico, que ficam ligadas sempre que a motor é acionado. A mudança de farol baixo para alto se dá através de solenoides que alteram o angulo do defletor em relação a lampada e por isso a corrente que passa pelo sistema é sempre a mesma.

No caso da minha moto, o que queimou primeiro foi a conexão do sub chicote do farol com o chicote principal.
Com isso, a 5 meses venho tentando trocar todo o chicote e não consigo resolver o problema com a Yamaha.
E para piorar a situação, a concessionária da cidade onde moro, Itumbiara-GO, fechou!!! :batecabeca: :batecabeca:
1º Lambretta 1958
9º XTZ1200 Super Tenere
10º Honda CB600 Hornet
11º XTZ1200 Super Tenere DX
12° Suzuki GSX1250FA
13° Ducati Multistrada Enduro

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Recall St 1200

Mensagem por Heyder » 09 Nov 2014, 20:57

Pelo que pude notar, a espessura dos conectores metálicos não mudou, até porque o encaixe das lâmpadas continua o mesmo. Talvez o material usado nas capas desses conectores e o calibre dos fios é que realmente foram melhor dimensionados. Bom, na minha foi trocado e imagino que nas novas, esse detalhe já tenha sido consertado.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Arraes
Mestre
Mestre
Mensagens: 887
Registrado em: 20 Mai 2014, 21:36
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte/Santana

Re: Recall St 1200

Mensagem por Arraes » 10 Nov 2014, 20:52

Pelo que entendi, me corrijam se eu estiver errado, a corrente que passa pelo material (conector e chicote do sistema de iluminação) é de 9,1 ampéres (Potência dividido pela tensão: 110 Watts / 12Volts = 9,1 A), ou seja, por isso que o chicote das nossas motos vêm queimando, derretendo o conector.

Que "zica" amigo Dalambreta, 5 meses para resolver um problema e ainda vai ter que se deslocar para outra cidade. Lamentável! :pdavida:

Avatar do usuário
Dalambreta
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Out 2013, 02:05
Cidade onde mora: ITUMBIARA-GO
Localização: Itumbiara - GO

Re: Recall St 1200

Mensagem por Dalambreta » 21 Nov 2014, 03:10

Analisando o sub-chicote, observa-se que a Yamaha cometeu um erro básico no dimensionamento do componente, tanto na bitola do cabo quanto no tipo de conectores. Não sei se perceberam, mas o conector do sub-chicote e do tipo que se usa em circuitos de sinal e não de força. Pra piorar esqueceram que a corrente do negativo é o dobro do positivo, pois se trata do corrente contínua e não alternada. Então, todo o sistema ficou no limite de condução e qualquer ponto estava sujeito a não resistir pois está com vários "pontos quentes". No meu caso foi no conector do sub-chicote com o ramal do chicote principal que derreteu o negativo (cabo preto).
Quanto minha moto apresentou o defeito, ainda não tinham divulgado o recall e estava com as malas prontas pra minha viajem para o Chile, Argentina e Uruguai, então, não daria tempo de as peças chegarem e mesmo assim trocariam seis por meia dúzia. Diante o fato, eu eliminei o conector defeituoso entre o sub-chicote e o chicote principal e coloquei no lugar um retirado de uma SHINERAY, que é feito com terminais usados em sistemas de força e não de sinais e foi o único que na ocasião tinha os quatro polos que precisava. Com certa dificuldade devido ao pouco comprimento dos cabos que saem do chicote principal, soldei os cabos do "novo" conector e acreditem, o sobreaquecimento desapareceu e a consequência é que os faróis melhoram o rendimento da iluminação.
É provável que a Yamaha irá questionar minha "ganbiarra" e não querer trocar todo chicote da moto, mesmo eu justificando que minha situação era de emergencia e que ela propria não poderia resolver naquele instante. Mas o que não tem justificativa é uma empresa desse porte cometer um erro de projeto e execução tão grosseiro.
Ah, esqueci de mencionar que ainda temos as correntes eletricas das solenoides e das lanternas.

E tem mais! Hoje fui na concessionária em Goiânia, apos um telefonema da Yamaha e que por coincidência eu estava na cidade. Reiniciei todo processo, mesmo explicando pro gerente da oficina de que o inspetor da Yamaha já tinha visto minha moto e que estava providenciando a solução e que antes disso acontecer, a concessionaria da minha cidade fechou as portas. Tudo em vão!! Ele disse que tinha que fazer novamente porque era norma :batecabeca: . Pra fechar, ele me devolve a moto e eu saio pela cidade e só depois de muito rodar percebo que meu farol esta apagado :pdavida: . Como já estava voltando pra Itumbiara resolvi parar em outra concessionária pra verificar o problema mas o Gerente da oficina disse que não poderia retirar o único mecânico de motos de alta cilindrada pra isso, mesmo explicando que provavelmente seria um conector solto ou um fusível queimado. Não adiantou, não me atendeu :pdavida: :pdavida: :pdavida:
Daí pensei - "larga de ser burro, você mesmo pode e sabe fazer isso". :gargalhada:
Lembrei que uma oficina mecânica de um brother ali próximo e corri ate lá e Bingo! O Gerente da primeira oficina esqueceu de plugar meu conector do sistema do farol.

Resumo da ópera, essas concessionárias não estão nem aí pras motos vendidas e sim pras que tem a vender :pdavida:
1º Lambretta 1958
9º XTZ1200 Super Tenere
10º Honda CB600 Hornet
11º XTZ1200 Super Tenere DX
12° Suzuki GSX1250FA
13° Ducati Multistrada Enduro

Arraes
Mestre
Mestre
Mensagens: 887
Registrado em: 20 Mai 2014, 21:36
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte/Santana

Re: Recall St 1200

Mensagem por Arraes » 22 Nov 2014, 20:10

Burrice, idiotice deles. Estão esquecendo que temos que dar manutenção nas nossas motos. Com essas atitudes, com certeza, migramos para um profissional de confiança ou para quem conhece um pouco de mecânica de moto poderá fazer sua própria revisão. Me incluo na segunda categoria, tendo em vistas os descréditos nas concessionárias.

Responder