Página 1 de 1

Super Ténéré 1200 - E agora José ? Amassou o aro dianteiro !

Enviado: 05 Jan 2014, 17:36
por Lobo
Era um buraco do inferno.
Amassou a roda dianteira
E agora tem jeito ? ou é PT
Se tiver conserto :
Preciso desmontar e levar só a roda ou será que consertam sem retirar ?

Imagem

Imagem

Re: Super Ténéré 1200 - E agora José ? Amassou o aro diantei

Enviado: 05 Jan 2014, 23:09
por ROGERIO KBEÇA
Acredito se o amigo levar a roda numa boa oficina para desmontar ,digo retirar o pneu do aro e levar numa tornearia de alta qualidade.o profissional sendo bom ira aplicar um calor adequado sobre o aro e devagar vai batendo sobre o amassado que posso garantir que volta, depois e ele vai colocar sobre o torno e vai colocando a roda no alinhamento, depois vem a parte principal que e desempeno do aro e o balanciamento da roda, que devido ao amassado,mesmo com todo processo falado costuma não ficar 100 por cento, mas espero ter ajudado pois aqui na minha cidade o processo e esse falado, pois o aluminio so volta com calor.
Converse com algum proficional da sua cidade e tire uma ideia sobre o meu comentario :joinha:

Re: Super Ténéré 1200 - E agora José ? Amassou o aro diantei

Enviado: 08 Jan 2014, 16:49
por Nelio
Na minha opinião não está assim tão mal, já vi pior a ser consertado, até jantes de automóveis em alumínio.
Em 2012 tive um acidente com a viatura, a jantes é em alumínio ficou danificada, lá conseguiram consertar e está a funcionar até hoje :animadao:
Como fazem não sei.

Re: Super Ténéré 1200 - E agora José ? Amassou o aro diantei

Enviado: 08 Jan 2014, 16:52
por Fmm4100
Ja vi coisa pior ser consertada.

Re: Super Ténéré 1200 - E agora José ? Amassou o aro diantei

Enviado: 10 Jan 2014, 11:56
por Dalambreta
Com certeza terá como consertar, mas o problema é que este ponto em que o aro amassou está cheio de minusculas trincas imperceptíveis a olho nu e que prejudica a resistência nesse ponto. Caso você conserte, alinhando novamente o conjunto, torça para que esse local não seja acometido de um grande impacto, pois provavelmente ele vai quebrar.
Porém, quando tinha uma XT600E, aconteceu algo muito parecido e levei a uma oficina em Sete Lagoas (estava indo pro Rio de Janeiro) e o mecânico resolveu utilizado calor e uma alinhadora hidráulica, tudo com muito jeito. Ficou melhor que antes mas ele me alertou sobre a perda de resistência causada pelas trincas invisíveis.
Abraço

Re: Super Ténéré 1200 - E agora José ? Amassou o aro diantei

Enviado: 10 Jan 2014, 19:33
por Lobo
Peguei o buraco no sábado, era tipo ogiva, estreito e com uns 13 cm de prof, por ser estreito acho que antes da deformação máxima do pneu , pegou no aro, . Conferi a calibragem no domingo estava erroneamente com 30, coloquei 33 e hoje sexta continua 33.
Por aqui achei apenas um oficina de rodas, e estão de férias.

Obrigado pelas dicas, achava que ia ser só uma martelada de borracha, mas tudo indica que tem que ter mais tecnica,
acredito que semana que vem já saberei como vai ser.

Solucionado:

Foi tudo tranquilo, a roda ficou 100 %, foi tão pouco que nem precisou repintura , é feito com processo a quente com maçarico esquentando a parte de dentro então coloca no torno, acerta, confere e fica pronto. Ele solta os raios próximos ao problema para que não quebrem.
A conferência final é na máquina de balanceamento, ganhou 20 g .
Gasto total: R$ 170,oo

Re: Super Ténéré 1200 - E agora José ? Amassou o aro diantei

Enviado: 13 Jan 2014, 14:36
por FERRARI
O que diz o Codigo de Transito Brasileiro
§ 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

§ 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.