Mensagem
por Stardust » 04 Set 2012, 17:41
A Suzuki-USA não deixou de fabricar a V-Strom 1000, uma vez que as regras americanas acerca de emissão de poluentes são bem mais camaradas que as do resto do mundo. A matriz da Suzuki descontinuou o modelo por causa da sua defasagem tecnológica e do sucesso da V-Strom 650, que a canabalizou, pelo menos no Brasil.
Sequer rodei em uma 1000, mas fiz duas grandes viagens com a 650 (Atacama e Ushuaia). Não vejo como comparar qualquer um dos modelos V-Strom com a Super Tenere. A potência maior e o eixo cardã elevam a máquina da Yamaha a um patamar superior e distinto. Posso afirmar, no entanto, que em baixas rotações e no modo T, a ST lembra muito a VS-650, pela suavidade e leveza na condução e ciclística. E, para mim, isto é referência elogiosa para as duas motos, mas muito mais para a Super, que pesa uns 60 kg a mais que a outra.
Não sinto a menor falta da transmissão por corrente, da carenagem um tanto barulhenta e da ciclística ruim em manobras. Mas registro a saudade do formato do banco (bem mais cômodo para o meu gosto) e da cor laranja da moto antiga (gosto pessoal...).
Como sempre andei com garupa e bagagem, posso afirmar que o motorzão, o centro de gravidade mais baixo e o sistema de frenagem por ABS/EBS tornam a condução tão mais muito tranquila e prazerosa que, às vezes, não dava conta do peso extra.
No mais, tamanho e peso são itens comuns nesses tipos de motos, sempre dificultando as manobras.
Abraços,
STARDUST
Moto atual: XT1200Z Super Ténéré - "Shéhérazade"
Jóias anteriores: Boulevard M800 - "Luna Mora"; V-Strom 650 - "Spathodea"
PAZ NA ESTRADA