SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Heyder » 15 Mai 2014, 06:23

Nélio, o que se questiona por aqui é o fato curioso de raios afrouxarem. Proprietários de outras motos da própria Yamaha - como a XT660 que possui rodas raiadas - testemunham que NUNCA experimentaram este fato. Eu mesmo tive motos de rodas raiadas e NUNCA tive que apertá-los durante a vida da moto. Assim, o que parece, é que no caso da ST, houve um erro de engenharia e por isso, os raios precisam ser reapertados a cada 5.000 km...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Nelio » 15 Mai 2014, 11:21

Heyder escreveu:Nélio, o que se questiona por aqui é o fato curioso de raios afrouxarem. Proprietários de outras motos da própria Yamaha - como a XT660 que possui rodas raiadas - testemunham que NUNCA experimentaram este fato. Eu mesmo tive motos de rodas raiadas e NUNCA tive que apertá-los durante a vida da moto. Assim, o que parece, é que no caso da ST, houve um erro de engenharia e por isso, os raios precisam ser reapertados a cada 5.000 km...
Sim, mas também temos de contar com a potencia da máquina, sobretudo o binário, é muito poderoso e isso também contribui para levar o esforço dos raios a estremos, vamos ver se o modelo de 1014 já esta corrigido.
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Robson Faria
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Out 2014, 00:21
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Robson Faria » 31 Out 2014, 10:30

Heyder escreveu:Um amigo de Canaã dos Carajás, PA que também tem uma ST, teve este problema. Conincidentemente, também foram 2 raios perdidos em uma viagem. Checo o meus nos passeios de fim de semana. Até agora, todos apertados com o mesmo som como a do Cesário, mas valeu o alerta, Rogério!
Heider, tem alguma técnica para checar todos os aros?
Nelio escreveu:
Heyder escreveu:Nélio, o que se questiona por aqui é o fato curioso de raios afrouxarem. Proprietários de outras motos da própria Yamaha - como a XT660 que possui rodas raiadas - testemunham que NUNCA experimentaram este fato. Eu mesmo tive motos de rodas raiadas e NUNCA tive que apertá-los durante a vida da moto. Assim, o que parece, é que no caso da ST, houve um erro de engenharia e por isso, os raios precisam ser reapertados a cada 5.000 km...
Sim, mas também temos de contar com a potencia da máquina, sobretudo o binário, é muito poderoso e isso também contribui para levar o esforço dos raios a estremos, vamos ver se o modelo de 1014 já esta corrigido.

Biazus Paraná
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Jan 2015, 12:34
Cidade onde mora: Francisco Beltrão-Pr

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Biazus Paraná » 24 Jan 2015, 14:08

Amigos...vendo os relatos até aqui, já estou quase me arrependendo de ter saído da VARADERO 1000 e entrado numa ST que está para chegar até o dia 05 fev 2015.

Rilson
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 31 Mai 2014, 06:59
Cidade onde mora: Caaporã-PB

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Rilson » 24 Jan 2015, 20:41

Biazus,
Fique tranquilo, pois a Super Ténéré 1200 é simplesmente insuperável. Quantos aos raios eles não afrouxam.
Quando isso ocorre é que já vieram folgados. Quando sua moto chegar dê um "banho de chave" e calibre os pneus,
pois nem isso as concessionários têm a preocupação de fazer. Posso te dizer que você terá apenas alegria de
ter a melhor moto da categoria. A minha é 2.012(35.000 Km),agora é que é boa:animadao:

Arraes
Mestre
Mestre
Mensagens: 887
Registrado em: 20 Mai 2014, 21:36
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte/Santana

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Arraes » 25 Jan 2015, 11:08

Biazus,
Antes de mais nada, bem-vindo ao Grupo, Bem-vindo ao Fórum. De pleno acordo com o que disse o Rilson. Aminha ST já passou dos 10.000 Km, destes só 50 Km em estradas de terra. Sempre quando vou calibrar o pneu (Calibro em casa), bato com uma chave de fenda nos raios para ver se há afrouxamento dos mesmos. E nada. (técnica da variação do som).

Lorenzato
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Abr 2015, 14:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Lorenzato » 17 Abr 2015, 15:05

Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no Tenere Club e tenho uma duvida referente ao tema do tópico.
Alguém sabe se essa questão dos raios afrouxarem foi resolvida nos modelos 15/15?

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por lunga » 17 Abr 2015, 16:05

tenho uma 12/12 e nao apresentou problemas.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Avatar do usuário
Nelio
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Out 2013, 16:52
Cidade onde mora: Portugal
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Nelio » 17 Abr 2015, 19:42

Lorenzato escreveu:Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no Tenere Club e tenho uma duvida referente ao tema do tópico.
Alguém sabe se essa questão dos raios afrouxarem foi resolvida nos modelos 15/15?
Tenho uma de 2013 e alargaram uma vez por erro do stand, deviam ter verificado o aperto aos 5000kms, por aconselhamento da fábrica, desde então não alargaram mais e eu não dou vida fácil à maquina, muito TT
Motociclistas: - cavaleiros do presente, respeitados por alguns e menosprezados pela maioria https://www.youtube.com/user/delnelio/videos

Hugão
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 16 Jan 2014, 17:07
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Hugão » 19 Abr 2015, 23:21

Amigos,

A minha é 2011, com 35.000 km e nunca tive problemas com os raios de roda.

Por via das dúvidas, sempre confiro o aperto, ainda que superficialmente.

Abraços,

Hugo Lobo
ST 1200 - Goiânia

Responder