SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Kakko » 15 Jul 2012, 23:27

Tudo bem que eventualmente os raios afrouxam e sempre é bom verificar e apertar, ajustar.

Mas neste caso está parecendo um defeito...uma falha de montagem...precisaria avaliar com mais detalhes.

Acho que uma trava química não deveria ser a solução definitiva ! Apenas um paliativo..quebra-galho.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

ROGERIO KBEÇA
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 25 Ago 2011, 19:55
Cidade onde mora: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIN E.SANT

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por ROGERIO KBEÇA » 16 Jul 2012, 20:32

:mudo:

Elviro
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 02 Fev 2012, 14:39
Cidade onde mora: Caruaru/PE
Localização: Caruaru - PE

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Elviro » 09 Set 2012, 08:15

Gostaria de notificar que minha motocicleta Super Ténéré 1200, após uma viagem de 1000km até a Chapada Diamantina folgou alguns raios da roda traseira, um amigo que estava numa outra moto me alertou quando viu um dos raios pendurados, após o aviso fou verificar o estado dos demais e notei que mais três raios se encontravam folgados.
Caso esse amigo não tivesse me avisado o que seria de minha volta para casa, pois ainda estávamos seguindo para nosso destino!
Resultado, a peça que segura o raio foi perdida pelo caminho e tive que aindar em um dia minha viagem de volta que foi feita parando a cada 200km para abastecimento e verificação dos raios, uma vez que como aconteceu na ida, poderia facilmente acontecer na volta!
Minha moto está com 8.000km e ainda na garantia, fui até a autorizada Yamaha de minha cidade ( Caruaru - PE ) e o pessoal além de achar um absurdo o fato, bateu fotos e ficou de mandar para a Yamaha o relatório do que aconteceu com a moto, para que possa ser solucionado o mais breve possível.

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por cezariomaia » 09 Set 2012, 19:59

Elviro, brigue e se for necessário entre na Justiça. Se bem que a Yamaha tem fama de resolver a contento os problemas com as motos dos clientes.
Minha turma chegou toda em paz. Andamos até Garanhuns no 1º dia (sábado) e chegamos a Natal hoje.
Foi bom conhecê-lo.
Abração!
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Lobo » 10 Set 2012, 15:30

Isso aí tá virando caso de RECALL !!

Imagine um torpedo de Raio voando na nossa perna ou do passageiro ou em qualquer um em volta.

Vamos mandar e-mail para a Yamaha!


Se quiserem desistir, ou melhor tirar os niquelados originais, que logo ficarão feios.

Troca dos Raios da ST 1200 = http://supertenere1200.com/modification ... -versions/

Compre raios em inox para a ST1200 = http://www.buchananspokes.net/categories/spokes.asp" onclick="window.open(this.href);return false;

No Brasil existe uma excelente marca de Raios que é a EXCEL, vc encontra em várias lojas online e fisica, mas teria que questionar diretamente sobre o nosso modelo específico, que não é tão especial, é questão apenas de medida.
Editado pela última vez por Lobo em 25 Set 2012, 12:47, em um total de 2 vezes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Heyder » 15 Set 2012, 07:08

Na nossa volta de Lençóis, o Daniel precisou trocar um pneu em Palmas e aproveitamos para verificar os raios. Advinhem: além dos dele, alguns meus também estavam frouxos. Se cada um proprietário de XT1200Z enviar emails ao SACo da Yamaha, provavelmente algo será feito. Já enviei o meu.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Elviro
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 02 Fev 2012, 14:39
Cidade onde mora: Caruaru/PE
Localização: Caruaru - PE

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Elviro » 17 Set 2012, 12:13

Alguém já viu esse post no Tenere Club da Itália http://www.clubtenereitalia.it/viewtopic.php?t=41536" onclick="window.open(this.href);return false; ? Onde ele mostra um documento informando que a garantia não vai ser dada, por ter no manual do usuário que temos que fazer manutenções dos raios em nossas motos!

http://img37.imageshack.us/img37/7346/raggiou.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Texto traduzido pelo google


nos a responder à sua mensagem de boas-vindas, inoltrataci do nosso serviço ao cliente, a falha inerente alta para garantir a segurança para os raios da roda traseira.
Contra do que o indicado, entramos em contato com o nosso gerente técnico da área que tem avaliado seu Veiculo a fim de obter mais informações.
Esta verificação mostrou que a falha foi ah devido a falta de registro e controle das vigas, como mostrado nas instruções de uso e manutenção na sua posse, deve ser realizada a cada 5.000 km e millekm e também deve ser verificado antes de cada uso.
Pelas razões acima indicadas, não havia nenhuma técnica essento defeitos no aro ou os raios, a prática não pode ser aceita como garantia em caso de um ferimento resultante de uma manutenção não Correta.
Tomamos I'occasione para os nossos melhores votos


Alguém já viu isso no manual ?

mellrodrigo
Visitante
Visitante

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por mellrodrigo » 19 Set 2012, 22:13

Caros,

Acabei de ler no manual, pagina 6-4 tabela de manutenção periódica e ajuste

Item - RODAS : Verificar desgaste, aperto dos raios e se ha danos. Apertar os raios se necessário. Nos primeiros 1000km e depois a cada 5000 km.

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por Heyder » 24 Set 2012, 17:50

A única moto que tive com rodas raiadas, foi uma Honda XT250R. Fiquei com ela uns 3 anos e NUNCA precisei apertar ou re-apertar raios... Se tivesse a opção, trocaria por rodas de liga leve... Ainda acho uma FALHA de projeto da D. Yamagda...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: SUPER TENERE 1200Z, AFROUXANDO RAIOS ALERTA...

Mensagem por doug01n » 24 Set 2012, 18:33

Será que é por ser uma roda raiada que usa pneus sem câmara? Essa é a grande diferença entre as rodas da Tenere 250 / 660 e as Super 1200. A arquitetura da roda não pode ser diferente, algo que obrigue a revisão / manutenção periódica? Como é na BMW R1200GS , que utiliza o mesmo conceito (roda raiada com pneu sem câmara)?
Administrador

Responder