Bateria Descarregada em 2 Semanas

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Sergio Amora
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 06 Jun 2011, 15:13
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Sergio Amora » 11 Jan 2013, 16:46

Heyder,

entrei em contato com a empresa e eles garantiram que não tem problema de recarga nem com o carregador normal.......bom, vai que inventaram uma tecnologia nova, mas que ainda tenho medo do fogo eu tenho.......outra coisa, para pode instalar esse modelo precisa de um acessorio para os "bornos" já que tem de relocar para a lateral.
SERGIO AMORA

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por kablack » 11 Jan 2013, 23:06

Na verdade já no anúncio a empresa diz:

"Inside every one of EarthX's batteries is a microprocessor Battery Management System (BMS) that monitors the charge level of each cell and balances the charge when needed, protecting the cells from overcharge or over-discharge. (...) All types of lithium batteries (not just EarthX) require a "BMS" that monitors and balances the cell charge."

Depois:

"Battery Charging

Unlike lead-acid batteries, you don't need to trickle charge EarthX batteries during the off season. We recommend that you do NOT trickle or float charge them. No maintenance is required.

In the event you have to charge the battery, use any "modern" lead-acid battery charger or 13.2V Lithium battery charger. By "modern" we mean a charger that was built in the last 10 years that automatically turns off when the battery is fully charged (based on volts). Also, be sure the charger's voltage level does not exceed 15V. If the charger does not display the voltage reading, then use a voltmeter to check the voltage while charging."

Ou seja, as promessas são:

1. Ela é compatível com o modo original de carga da moto graças ao sistema BMS - Battery Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Bateria, numa tradução livre...

2. Embora seja desnecessário (e não recomendável) mantê-la sob carga flutuante constante, como ocorre nas bateiras de chumbo-ácido (convencionais), é possível utilizar um carregador comum em situações de perda de carga.

:arrow: Minha opinião? Não compraria esta "bateria", pois:

1. No veleiro da minha família tivemos uma bateria (AC Delco 150 amperes) que durou mais de 10 anos estando sempre sob carga flutuante (literalmente, haha!!) com painéis solares, logo, como sabemos que o Dr. Heyder dispõe de carregador, a durabilidade não será problema;

2. Baterias de Lithium sobrecarregadas explodem. Esse foi o maior entrave para a popularização desta tecnologia. (Por isso eles veladamente não recomendam deixar um carregador conectado a ela... E dizem para tomar cuidado para que o carregador não ultrapasse os 15 volts, sendo que carregadores do tipo UI e IU chegam a 14,5 Volts, ou seja, meio volt de margem... :shock: )

http://www.youtube.com/watch?v=ixIOEPnsgbI" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=pizFsY0yjss" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=RQjudHKh-bI" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=LTEdtldsSD8" onclick="window.open(this.href);return false;

3. Trata-se de um set de baterias ( mais um sistema de carga), não de uma única bateria, ou seja, se um elemento der problema você terá dificuldades na manutenção. Lá em "Gringoland" as coisas são muito mais fáceis que por aqui no Congo... Muitas peças para darem problema, muito longe da fábrica para reclamar. Vejo esse sistema (lembre-se, não é uma bateria, mas um set mais regulador de voltagem) como um gambiarra de gringo, não como uma solução avançada...

4. Por último, mas não menos importante, uma bateria de gel de primeira linha já é legal pra caramba!!! Atende todas as necessidades: - livre de manutenção, maior resistência a descargas profundas, é desenhada para ficar sob o carregador adaptado e sistema de carga original da moto e ainda custa mais barato.

Abraços

P.S.: Sim, é o que você está pensando, baterias de Lithium não são confiáveis... Tanto que são as únicas a terem um chip que conta os ciclos de carga e descarga, inutilizando-as em determinado número de ciclos... Pois se assim não fosse, no real final da vida útil elas explodiriam... E porque usamos esta tecnologia? Porque esta bateria não tem "efeito memória".
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Heyder » 12 Jan 2013, 08:33

Esse fórum é bom porque opiniões boas e conhecimentos bons são compartilhados!
Estou precisando substituir minha bateria original. Mantendo-a no carregador, não tenho problemas, mas sem ele as coisas estão piorando. Depois de umas boas voltas, experimentei deixar a ST parada sem o carregador. Em 4 dias, nem ligava o painel. Ou seja, esta bateria chegou ao fim mesmo... Estava protelando, mas agora terei de comprar uma nova bateria. Depois de todas as contribuições, ficarei com a de GEL.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por kablack » 15 Fev 2013, 17:25

Heyder;

Até a Boing tem problemas com baterias de Lithium... Veja:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/12 ... a350.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por doug01n » 15 Fev 2013, 18:44

Baterias de lítio têm vários tipos... A eletroquímica envolvida é um pouco mais complexa, mas em entrar neste mérito:

Lithium Ion: Baterias utilizadas regularmente em nossos celulares. Exceto os Motobombas da vida no passado, é raro explodir um celular, mesmo com baterias xing ling vendidas aos montes por aí. Têm tensão nominal de 3,6V por célula.

Lithium Polimero (LiPo): Muito usadas hoje em modelismo (aero, heli, auto, nauti), estão com tecnologia de ponta. Algumas delas suportando descargas contínuas de até 45C (45x a capacidade dela, ou seja, uma bateria de 1Ah pode manter uma corrente de descarga constante de até 45A enquanto tiver energia armazenada). Mas essa é a mais chata, pois se não forem respeitados os limites de 3,3V a 4,2V, elas podem inchar, e quiçá explodir (explosão meio violenta, seguida de incêndio mesmo). Essa é a "vilã" da história... as mais perigosas (mas com melhor relação peso x capacidade x descarga).

LifePo (Lithio Ferro Polímero): São as melhores no quesito segurança. Podem ser descarregadas a 0V sem que inchem ou explodam. Chegam a 2.000 ciclos de carga e descarga completos antes de não prestarem mais. Aguentam abusos que nenhum outro tipo de bateria aguenta.

Agora, se me perguntarem qual desses tipos eu utilizaria em uma bateria para a moto, seguramente apenas o último.

Não é a toa que a Killacycle usa as baterias A123 (LiFePo) para fazer de 0-100km/h em menos de 1 segundo:
http://www.youtube.com/watch?v=5B4e8-_vQpU" onclick="window.open(this.href);return false;

Essa moto dragster elétrica mostra o quão resitente à abusos pode ser uma bateria de LiFePo.
Administrador

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Heyder » 15 Fev 2013, 20:52

Acabei comprando esta aqui das fotos no Mercado Livre por R$ 189,00. Ainda não instalei... o tempo ainda não deu, mas neste fim de semana o faço. Espero que dê tudo certo e o que ela promete, cumpra.

.
:joinha:
Editado pela última vez por kablack em 15 Fev 2013, 21:12, em um total de 1 vez.
Razão: Imagem redimensionada.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por kablack » 15 Fev 2013, 21:13

Parece um excelente produto. Por favor poste as impressões depois de instalar.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Heyder » 13 Mar 2013, 17:44

Enfim, instalei a bendita neste domingo. Dei uma rodada boa na ST para carregá-la bem e está parada desde então. Neste domingo me ausentarei em viagem e, somente no outro domingo, verei como ela se comporta ao ligá-la novamente. Tudo bem que 2 semanas parecem pouco, mas pra quem tinha uma bateria que não aguentava 2 dias...

Detalhe: a bateria coube PERFEITAMENTE no lugar da original YUASA. Pra quem possa interessar, a marca é DURAMAX modelo YTZ12S (Detalhe: a mesma sigla da YUASA).
:joinha:
Editado pela última vez por Heyder em 22 Mar 2013, 08:33, em um total de 1 vez.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Heyder » 19 Mar 2013, 18:21

Que maravilha poder tocar no botão do arranque e sentir o motor rodar com toda força após 3 semanas de moto parada! Penso que a nova bateria valeu cada centavo. Pelo menos até agora... rsrsrsrsrs :risadinha:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Lobo » 20 Mar 2013, 14:24

Que beleza mais um problema resolvido.
Logo teremos um cadastro das peças paralelas que também servem na nossa.
Tem o link no ML ?


Depois da viagem ao Uruguai até Colonia Del Sacramento (ida e volta 3700 Km). Deixei a moto 20 dias sem ligar, e creú não queria ligar mais. Várias tentativas, olhei o farol , continuava forte, mas por vias das dúvidas e pelas várias tentativa, coloquei o carregador na bateria, depois de menos de meia hora, já estava ok, ou seja não era bateria. Tasquei o botão e nada, nhec, nhec. Dei uma acelarado no punho, nhec, nhec, BRUM, quase pegou, usei as duas mãos, uma acelerando e outra apertando o botão, depois de assustadores quase um minuto sem largar o botão e acelerando e soltando, Ligou, motor com barulho estranho, fiquei segurando lá pelos 2500 rpms, de repente o senti o ronco normal e soltei o acelerador, Tudo tranquilo , problema resolvido. Acho que foi problema de combustível, deve ter se separado (alcool, gasolina, água), ou sei lá o que, mas que assustou assustou.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Responder