Não sei se já aconteceu com algum de vocês que tem Super Ténéré, mas minha ST com apenas 1 ano de uso e 2.600 Kms rodados, deu de perder a carga da bateria com apenas 2 semanas parada. Levei a bateria para teste e ela passou. Não recorri à CC Yamaha porque, com certeza, vão dizer que o problema está nos muitos acessórios que instalei na moto... porém, com o alarme ligado, medi a corrente drenada da bateria em 30mA somente, portanto, insuficiente para descarregar uma bateria de 11A em 14 dias...
Andei pesquisando e encontrei vários carregadores de bateria para motos no ML, onde as informações dos anúncios parecem dar a entender que a descarga da bateria pela moto parada seria algo comum em motos de grande cilindrada. Inclusive a própria Yamaha e a Harley-Davidson têm carregadores de bateria portáteis para esse fim.
Resolvi então, instalar um desses na minha ST e ficou muito bom!
Encontrei este aqui original da Harley-Davidson: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -todas-_JM" onclick="window.open(this.href);return false; mas, apesar do venedor insistir que o produto é bivolt, dá pra notar pela foto que é somente 120V (padrão USA), além de muito caro. Resolvi então comprar um similar a este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... anchas-_JM" onclick="window.open(this.href);return false; porém de 3Ah que não encontrei mais o anúncio. Substitui as garras por terminais redondos fixos e o rabicho de tomada por um conector macho padrão de computador (tripolar). Alojei a fonte no lugar original do jogo de ferramentas usando inclusive, a mesma liga de borracha para prendê-la. O jogo de ferramentas foi para onde sempre achei que deveria ficar: embaixo do banco. Vejam como ficou após a rápida instalação:
Instalação da tomada que recebe o cabo de energia AC (retirada de fontes antigas de computador)
Aqui o cabo de energia inserido na tomada (110/220V)
Painel da moto com o pequeno LED bicolor: LED Vermelho - Em carga
LED Verde - Bateria Carregada/Carga Flutuante