Bateria Descarregada em 2 Semanas

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
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Heyder
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Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Heyder » 05 Jul 2012, 11:52

Salve todos do forum.

Não sei se já aconteceu com algum de vocês que tem Super Ténéré, mas minha ST com apenas 1 ano de uso e 2.600 Kms rodados, deu de perder a carga da bateria com apenas 2 semanas parada. Levei a bateria para teste e ela passou. Não recorri à CC Yamaha porque, com certeza, vão dizer que o problema está nos muitos acessórios que instalei na moto... porém, com o alarme ligado, medi a corrente drenada da bateria em 30mA somente, portanto, insuficiente para descarregar uma bateria de 11A em 14 dias...

Andei pesquisando e encontrei vários carregadores de bateria para motos no ML, onde as informações dos anúncios parecem dar a entender que a descarga da bateria pela moto parada seria algo comum em motos de grande cilindrada. Inclusive a própria Yamaha e a Harley-Davidson têm carregadores de bateria portáteis para esse fim.

Resolvi então, instalar um desses na minha ST e ficou muito bom!

Encontrei este aqui original da Harley-Davidson: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -todas-_JM" onclick="window.open(this.href);return false; mas, apesar do venedor insistir que o produto é bivolt, dá pra notar pela foto que é somente 120V (padrão USA), além de muito caro. Resolvi então comprar um similar a este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... anchas-_JM" onclick="window.open(this.href);return false; porém de 3Ah que não encontrei mais o anúncio. Substitui as garras por terminais redondos fixos e o rabicho de tomada por um conector macho padrão de computador (tripolar). Alojei a fonte no lugar original do jogo de ferramentas usando inclusive, a mesma liga de borracha para prendê-la. O jogo de ferramentas foi para onde sempre achei que deveria ficar: embaixo do banco. Vejam como ficou após a rápida instalação:
Imagem
Instalação da tomada que recebe o cabo de energia AC (retirada de fontes antigas de computador)

Imagem
Aqui o cabo de energia inserido na tomada (110/220V)

Imagem
Painel da moto com o pequeno LED bicolor: LED Vermelho - Em carga

Imagem
LED Verde - Bateria Carregada/Carga Flutuante
Simples, prático e plug-and-play. É só ligar em qualquer tomada 110V ou 220V com um cabo comum de computador. A fonte mantém a carga da bateria sem "judiar" dela. Quando a tensão da bateria é atingida, a fonte "flutua" simplesmente mantendo a carga. Meus problemas acabaram. Fica aí a idéia.

:joinha:
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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por cezariomaia » 05 Jul 2012, 18:16

Heyder, uso esse que tem um cabo que fica preso nos polos da bateria, aí é só conectar ao aparelho e ligar na tomada:
Imagem

Veja que essas motos tem uma parafernália de aparelhos eletronicos ligados a bateria, por pouco que consumam, sempre estarão consumindo!
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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Kakko » 05 Jul 2012, 21:08

Voces levantaram um ponto interessante....será que o sistema de carga está bem dimensionado para manter a bateria sempre "cheia" :?:
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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por kablack » 05 Jul 2012, 23:42

Kakko;

Os sistemas elétricos dos veículos em geral são programados para manter a bateria com 70 ~ 80% da carga.

É complexo e caro fabricar um regulador de voltagem que mantenha a bateria 100% carregada, ademais, e acredito que este seja o principal motivo, há o risco de vazamento do ácido e explosão.

Sistemas elétricos de carga veiculares típicos chegam a 13,8 volts, em alta amperagem, o que ocasiona uma carga de 70 a 80% da bateria e desgate da mesma em menos de 5 anos. (Bem menos na maioria das vezes...)


Para uma carga completa o carregador (neste caso estacionário, de serviço, como nos No-Breaks) deve elevar a tensão da baterias a cerca de 14,25 ~ 14,45 volts, com baixíssima amperagem (cerca de 5% da Amp nominal da bateria), e por várias (mais de 20) horas. Voltando depois para uma tensão de flutuação de 13,8 Volts para evitar a evaporação do eletrólito.

A relação entre carga e tensão das baterias chumbo ácido de 12volts se dá abaixo:

100% = 12,7~12,8 Volts
75% = 12,4~12,6 Volts
50% = 12,2~12,4 Volts
25% = 12,0~12,2 Volts
0% = 11,9~12,0 Volts

A carga deve ser medida após 12 horas de repouso, sob pena de se aferir "carga residual" do alternador.

Baterias que ficam com tensão inferior a 12,4 Volts entram em processo de Sulfatação em algumas horas. (Recomendo fortemente carregadores inteligente UI ou UUI como o exibido neste tópico para quem utiliza as motos apenas nos fins de semana.)


Para quem quiser se aprofundar mais:


http://www.hobbys.com.br/centraldevelei ... terias.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;



:offtopic:

Em barcos é comum reguladores mais eficientes que mantém a bateria (na verdade o banco de baterias) em 98%.

Minha família tem um veleiro, com um banco com 5 baterias de 150 Amperes. O regulador de voltagem custou uns R$ 1.500,00 (é dos mais simples), há ainda o sistema de carga de 110volts (quando atracado ao cais), placas solares e um gerador à gasolina. Tudo isso porque é muito importante ter energia para dar a partida no motor em alto mar... Sabe como é... O mar não tem acostamento... :D

Ainda assim, conheço relatos de explosão de baterias em barcos.

É comum bancos de baterias em barcos ligados com painéis solares (ou carregadore 110v no cais) em regime de carga com flutuação em 13,8 volts durarem mais de 10 anos em perfeitas condições de uso. Tivemos uma bateria que durou 14 (!!!) anos no barco. (Não precisa acreditar, mas é verdade, entrou a bordo em 1994 e saiu em 2008.)

Este site tem absolutamente tudo que precisei saber até hoje sobre baterias. Recomendo.

http://www.batteryuniversity.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Heyder » 06 Jul 2012, 06:46

Excelente contribuição, KaBlack!

Cesário, o que comprei é similar ao seu. Apenas embuti o módulo e adicionei o conector na moto. Assim, não preciso levar a peça para onde vou, ela já vai fazendo parte do sistema elétrico da moto.

Desde que liguei a ST pela primeira vez, achei que a bateria é mal dimensionada para seu tamanho e porte. Na minha ex-FZ6, ao dar partida, o motor de arranque girava com força constante até a moto "pegar". Já na ST, mesmo com carga completa (após viagens) ao acionar a partida, percebam que é como se ela desse umas engasgadazinhas... mais o detalhe de tantos acessórios e sistemas eletônicos...

Pelo que entendi, o Cesaro também tem este problema. Mas os demais colegas que têm ST, já tiveram também este problema de bateria descarregada em pouco tempo de moto parada?
Editado pela última vez por Heyder em 22 Mar 2013, 08:16, em um total de 1 vez.
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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por cezariomaia » 06 Jul 2012, 08:00

Heyder, esquecí de dizer, mas até agora não tive problemas com a bateria da Teneré. Tenho esse carregador que mostrei num post aí acima para carregar a bateria da Electra Glide, que as vezes passa 2 ou mais semanas na garagem. Como é uma moto imensa e pesada, só a uso prá viajar, daí passar tanto tempo parada. A Teneré foi comprada em janeiro. Tenho um amigo com uma com mais de um ano e também nunca relatou nenhum problema.
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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por elciocarvalhoviana » 06 Jul 2012, 09:08

Heyder,
Também tenho notado que a bateria é mal dimensionada. Quando dou partida na minha, sinto que falta amperagem, ou seja da esta engasgadinha que você reportou e só pega depois de alguns segundos, com a bateria querendo morrer.
Abraço,
Elcio.

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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por cezariomaia » 06 Jul 2012, 09:34

Os links postados pelo kablack são perfeitos para quem quer entender as baterias.
Para quem não pegou no post do kablak, aí vai, copiado do post dele:
http://www.hobbys.com.br/centraldevelei" onclick="window.open(this.href);return false; ... terias.pdf

http://www.batteryuniversity.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Lobo » 06 Jul 2012, 09:55

Heyder escreveu:Excelente contribuição, KaBlack!

Mas os demais colegas que têm ST, já tiveram também este problema de bateria descarregada em 2 semanas?

5600 KM, 6 meses, apesar de já ter acontecido de ficar duas semanas sem ligar, a BATERIA ESTÁ OK, sem ratiar para ligar.
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Re: Bateria Descarregada em 2 Semanas

Mensagem por Kakko » 06 Jul 2012, 11:14

kablack escreveu:Kakko;

Os sistemas elétricos dos veículos em geral são programados para manter a bateria com 70 ~ 80% da carga.

É complexo e caro fabricar um regulador de voltagem que mantenha a bateria 100% carregada, ademais, e acredito que este seja o principal motivo, há o risco de vazamento do ácido e explosão.

Sistemas elétricos de carga veiculares típicos chegam a 13,8 volts, em alta amperagem, o que ocasiona uma carga de 70 a 80% da bateria e desgate da mesma em menos de 5 anos. (Bem menos na maioria das vezes...)


Para uma carga completa o carregador (neste caso estacionário, de serviço, como nos No-Breaks) deve elevar a tensão da baterias a cerca de 14,25 ~ 14,45 volts, com baixíssima amperagem (cerca de 5% da Amp nominal da bateria), e por várias (mais de 20) horas. Voltando depois para uma tensão de flutuação de 13,8 Volts para evitar a evaporação do eletrólito.

A relação entre carga e tensão das baterias chumbo ácido de 12volts se dá abaixo:

100% = 12,7~12,8 Volts
75% = 12,4~12,6 Volts
50% = 12,2~12,4 Volts
25% = 12,0~12,2 Volts
0% = 11,9~12,0 Volts

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Baterias que ficam com tensão inferior a 12,4 Volts entram em processo de Sulfatação em algumas horas. (Recomendo fortemente carregadores inteligente UI ou UUI como o exibido neste tópico para quem utiliza as motos apenas nos fins de semana.)


Para quem quiser se aprofundar mais:


http://www.hobbys.com.br/centraldevelei ... terias.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;



:offtopic:

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Ainda assim, conheço relatos de explosão de baterias em barcos.

É comum bancos de baterias em barcos ligados com painéis solares (ou carregadore 110v no cais) em regime de carga com flutuação em 13,8 volts durarem mais de 10 anos em perfeitas condições de uso. Tivemos uma bateria que durou 14 (!!!) anos no barco. (Não precisa acreditar, mas é verdade, entrou a bordo em 1994 e saiu em 2008.)

Este site tem absolutamente tudo que precisei saber até hoje sobre baterias. Recomendo.

http://www.batteryuniversity.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

KB...perfeito...até sei desses detalhes...mas as vezes os fabricantes "pecam" em colocar baterias com baixa amperagem, qdo necessitavam de mais !!

O que pode estar havendo com a ST do heyder, talvez , consumos extras de acessórios instalados posteriormente, ou algum defeito na bateria ou no sistema de carga ( alternador, reg. de voltagem ) precisaria testar tudo isso.
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