VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por newson » 10 Mar 2012, 21:35

Pessoal
Preciso que vc´s me esclareçam qual a forma correta de verificar o nível de óleo da super.
historico da duvida:
1) Sempre medi o nível com ela no descanso central e depois de esfriar bem o motor. O nível do óleo sempre ficou entre o minimo e o máximo.
2) com mais de 5000km troquei o óleo. O nível continuava entre o minimo e o maximo.
3) Com 7000km me lembrei de um detalhe : Nao troca não me cobraram o filtro..... Voltei a autorizada e constatei que o filtro não havia sido trocado.
4) Efetuei imediatamente a troca do filtro e logicamente troquei novamente o óleo.

Ai então entra a Questão :
Depois desta troca, ao medir o nível, no mesmo lugar e da mesma forma de antes, o resultado é assustador pois aparece como se não houvesse óleo!!(vejam as fotos abaixo)
A luz do óleo não acende, aparentemente esta tudo normal, fui na autorizada e o mecanico jura de pé junto que colocou a quantidade correta... mesmo mostrando a foto ele foi taxativo dizendo que estava tudo normal e que a moto "esconde" o óleo. Consultei o manual que é muito vago e inclusive contraditório pois diz : "coloque o veículo no cavalete lateral, uma leve inclinação lateral pode resultar em uma falsa leitura" ???!!!


moto no descanso central e em lugar plano com motor sem funcionar por mais de 24 horas


nivel do óleo apresentado nessa condição

CONCLUSÃO : se agora está correto pq, antes, nas mesmas condições de medição, o nível aparecia normalmente um pouco abaixo do máximo??? e Como vc´s verificam o nível do óleo de suas motos ?
motor quente ou frio? cavalete central ou lateral?
abraços
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

agape
Visitante
Visitante

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por agape » 11 Mar 2012, 19:26

Newson,

O nível de óleo apresentado em minha moto está exatamente como a foto que vc apresentou, esteja ela no descanso central ou no lateral. Ou seja, parece mesmo sem óleo assim como a sua. Quando eu a tirei zerada da CC, observei o nível de óleo e estava exatamente na metade dos níveis, diferentemente de agora. Lembrando que até agora somente fiz a revisão dos 1000km. Irei aa concessionária para ver o que eles dizem,...

Abs.

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 12 Mar 2012, 15:20

Segundo o manual da motocicleta, o procedimento para verificação do nível do óleo do motor deve ser:

"1. Coloque o veículo no DESCANSO CENTRAL. Uma ligeira inclinação lateral poderá resultar numa falsa leitura.
2. Coloque o MOTOR EM FUNCIONAMENTO, deixe-o aquecer durante DEZ MINUTOS até o óleo do motor ter atingido uma TEMPERATURA NORMAL DE 60°C (140°F) e DESLIGUE O MOTOR.
3. Aguarde ALGUNS MINUTOS ATÉ QUE O ÓLEO ASSENTE e verifique o nível do óleo através da janela de verificação do nível de óleo do motor situada no lado inferior esquerdo do cárter.

NOTA: O óleo do motor deverá situar-se ENTRE as marcas de nível máximo e mínimo."


(Obs: MAIÚSCULAS pelo autor)

Notem então, que o motor deve estar QUENTE e não frio (depois de 24h).
No item 3 "alguns minutos" é vago, verdade... mas penso algo em torno de 3 minutos já é suficiente para o óleo assentar sem escorrer completamente das partes móveis.

Toquei o óleo da minha ST neste domingo. Usei o MOTUL 5100 (não há óleo melhor... experiência advinda da minha ex-FZ6. O motor fica muito mais macio e menos barulhento. Além disso, aquele tranco quando se engata a 1ª marcha fica bem menos audível e percebível!). Seguindo o procedimento acima, o óleo situa-se ligeiramente acima do meio dos marcadores.

Penso que esse assunto é de grande importância. Afinal, o óleo é a vida dos nossos motores!

:joinha:
Editado pela última vez por Heyder em 05 Jun 2012, 18:55, em um total de 1 vez.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Kakko » 12 Mar 2012, 16:02

Interessantes essas dúvidas....a Yamaha sempre com os detalhes mal descritos sobre a verificação no nível de óleo.

Nas Ténérés 600 tbm é assim...

Mas fiquem tranquilos, pois com esses motores "zerinhos" se não houver vazamentos e nem queima excessiva, o nível deverá estar ok. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por cezariomaia » 12 Mar 2012, 18:10

Sempre olho o nível do óleo quando páro a moto na garagem, que tem o piso nivelado e

apoiada no descanso central.

Desligo a moto e sem pressa, tiro capacete, luvas e casaco e olho o visor. O óleo SEMPRE

está quase na marca superior. Olho novamente 5 ou 10 minutos depois e está tudo no mesmo

nível.

Com troca de filtro, deve-se colocar 3,4 litros. Depois de dar um pequeno passeio verifique o nível

novamente e adicione se necessário.
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por cezariomaia » 12 Mar 2012, 18:16

Heyder escreveu:Segundo o manual da motocicleta, o procedimento para verificação do nível do óleo do motor deve ser:

"1. Coloque o veículo no DESCANSO CENTRAL. Uma ligeira inclinação lateral poderá resultar numa falsa leitura.
2. Coloque o MOTOR EM FUNCIONAMENTO, deixe-o aquecer durante DEZ MINUTOS até o óleo do motor ter atingido uma TEMPERATURA NORMAL DE 60°C (140°F) e DESLIGUE O MOTOR.
3. Aguarde ALGUNS MINUTOS ATÉ QUE O ÓLEO ASSENTE e verifique o nível do óleo através da janela de verificação do nível de óleo do motor situada no lado inferior esquerdo do cárter.

NOTA: O óleo do motor deverá situar-se ENTRE as marcas de nível máximo e mínimo."


(Obs: MAIÚSCULAS pelo autor)

Notem então, que o motor deve estar QUENTE e não frio (depois de 24h).
No item 3 "alguns minutos" é vago, verdade... mas penso algo em torno de 3 minutos já é suficiente para o óleo assentar sem escorrer completamente das partes móveis.

Toquei o óleo da minha ST neste domingo. Usei o MOTUL 5100 (não há óleo melhor... experiência advinda da minha ex-FZ6. O motor fica muito mais macio e menos barulhento. Além disso, aquele tranco quando se engata a 1ª marcha fica bem menos audível!). Seguindo o procedimento acima, o óleo situa-se ligeiramente acima do meio dos marcadores.

Penso que esse assunto é de grande importância. Afinal, o óleo é a vida dos nossos motores!

:joinha:
Ví umas mensagens suas no http://www.yamahasupertenere.com/" onclick="window.open(this.href);return false; Achei perfeita a modificação que você fez adicionando outro escae. Ficou linda, equilibrada. Parabéns. Também uso Motul 5100 na ST e na Electra Glide. Na revisão de 1000 km da ST troquei o óleo do diferencial pelo Motul Gear Box 80W90 que também tem dissulfeto de molibdênio na composição. O óleo que vem de fábrica no diferencial tem Dissulfeto de molibdenio, tanto que ele é cinzento e grosso.
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 12 Mar 2012, 19:35

Obrigado, Cesário! Também está aqui! Por enquanto, acho que é a única! Ainda falta eu ter tempo de encomendar duas peças de fibra de vidro para proteger as pernas do garupa do calor dos escapes. Não sabia do detalhe do MoS2. Usei na troca do óleo do diferencial da minha, um óleo usado pela Toyota com as mesmas especificações (a CC não tinha o original para troca... pode...), mas não observei o detalhe do MoS2.
Editado pela última vez por Heyder em 08 Dez 2012, 16:55, em um total de 3 vezes.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por newson » 13 Mar 2012, 23:28

Heyder
No MEU manual fala que se deve verificar o nível no cavalete LATERAL. Considero entretanto que ele está errado sendo o lógico a verificação no cavalete central. Provavelmente seu manual é mais novo e foi corrigido.
Com relação a verificação do nível com motor ainda quente(3 minutos após desligar), realmente ele fica um pouco acima do nivel minimo.
Anexo envio foto.
Imagem
NÍVEL DO ÓLEO 3 MINUTOS APÓS DESLIGAR O MOTOR

A verificação mais de duas horas depois, com motor frio, mostra que a moto não tem óleo..

Persiste assim a questão de nas trocas anteriores, verificando o nível duas horas depois ou mais, ele aparecia NORMAL entre os níveis máximo e minimo e agora mostra que a moto não tem óleo.
E isto não ocorreu só comigo, dois colegas que postei em outro forum após a segunda troca (de 5000km) tiveram o mesmo problema e teem as mesmas duvidas.

Para mim em se tratando de um equipamento de ponta, complexo, com tolerancias minimas (que muitos usuários as vezes pensam até em usar um óleo de especificação superior ao recomendado pelo fabricante) poderá, se relaxarmos e confiar nos nossos "bem-treinados-mecanicos-de-autorizadas", a curto ou mesmo longo prazo, acarretar bem mais problemas para o motor.
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Avatar do usuário
cezariomaia
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 12 Mar 2012, 18:05
Cidade onde mora: Natal, RN

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por cezariomaia » 14 Mar 2012, 07:49

Esse é o nível do óleo na minha, depois de rodar 1700 km após a troca de óleo aos 1000 km. Há 18 horas desligada, no cavalete central, piso nivelado:
Imagem
BMW R1200 GS 2014

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO CORRETA DO NÍVEL DO OLEO DO MOTOR

Mensagem por Heyder » 14 Mar 2012, 13:16

newson escreveu:Heyder
No MEU manual fala que se deve verificar o nível no cavalete LATERAL...
Newson, é um ERRO de impressão GRAVE - no meu entender - que há nos manuais das ST. Eu notei isso logo que comprei a minha, porque tenho o hábito de "comer" o manual primeiro. Isso foi objeto de email meu à Yamaha, alertando-a do risco grave de um usuário segui-lo, estragar um motor e depois requerer judicialmente um motor novo exatamente por seguir o manual! Sabe que resposta recebi? Um "Obrigado", apenas. Já devem ter corrigido o erro nas novas impressões, mas era de bom tom que a D. Yamagda comunicasse aos seus usuários sobre essa errata, não?

Realmente é, no mínimo estranho, alguns usuários, mesmo seguindo os procedimentos do manual, não verem óleo na janela após alguns minutos de parada no cavalete central. PEnso que isso deveria ser objeto de inquirição ao SAC da yamaha por todos os atingidos. Pressionada, ela terá de dar alguma explicação. Quem sabe há até algum problema que poderá ser objeto de recall. Acho que não se pode é ficar calado e esperando pra ver no que dá... Quem verificar esse problema, passa um email pro SAC explicando em detalhes o ocorrido, dizendo que já foi a uma CC e não souberam explicar o porquê. Se todos assim o fizerem, com certeza haverá investigação e respostas!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Responder