Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
E será que o macete do cavalete central para desligar o abs também serve na 660?
Marcelo Azevedo
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
Heyder, seu esquema está errado...Heyder escreveu:Recentemente alterei as ligações do meu sistema de Desligamento do ABS. O interruptor do cabo que comprei na alemanha não aguentou a corrente do ABS e começou a ficar endurecido. Resolvi então, adicionar um relê para chavear o ABS. Abaixo a foto do relê comum de 5 pinos (precisa ter o pino NF - Normalmente Fechado - para funcionar) e o esquema de ligação. Muito simples, mais eficaz e sem o risco de estragar o interruptor.
.
* Levando em consideração que a simples interrupção momentânea no circuito do ABS desativa o mesmo (a ideia no desenho, não sei funcional);
* Levando em conta o fusível original de 30A;
* levando em conta o dimensionamento do fio com PVC até 70ºC
* levando em conta que o comum no desenho do relé é o 30, NA 87, NF 87a
* levando em conta o botão de acionamento, um pulsador sem retenção.
1) em situação normal, a corrente de 30A passa de 30 para 87a, circuito com capacidade máxima de 10A, ocorrendo o derretimento do mesmo e possíveis problemas (acidentes, queimaduras).
2) Nunca se deve remover o fusível do circuito, uma vez que limita a corrente em caso de curto.
Tomei a liberdade de corrigir seu desenho:
Se for preciso manter desligado, trocar o pulsador por pulsador com retenção.
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
Como sou totalmente leigo no assunto, a diferença que percebi no esquema acima foi a presença do fusível... É apenas isso?
abraços
abraços
Marcelo Azevedo
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- ed_wilson
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
negativo, o consumo do ABS está definido pelo fusível de 30A.
No desenho:
- ele usou o contato do rele que suporte somente 10A,
- removeu o fusível, em caso de curto pode queimar o sistema.
- chave no guidon passou de NA para NF (uso correto com este rele);
No desenho:
- ele usou o contato do rele que suporte somente 10A,
- removeu o fusível, em caso de curto pode queimar o sistema.
- chave no guidon passou de NA para NF (uso correto com este rele);
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
Ed, realmente não percebi o detalhe da corrente máxima permitida pelos contados NF do relê... mas vamos a algumas correções:
1. O cabo alemão original trás o fusível de 30A, por isso, no esquema não o incluí;
2. Com a sua modificação, o relé deve permanecer energizado para que o ABS permanece ligado. Eu quis evitar isso usando o contato NF.
3. O botão do meu esquema não é de pulso e sim um interruptor liga/desliga.
Fiz uma viagem recente de 3.000 Km com o esquema funcionando sem problemas. Agora, fui verificar o rele que usei e o contato NF dele é de 40A também... Ou seja: o meu esquema está correto, apenas esta figura do rele que postei é que está errada; deve-se utilizar um relé de 5 pinos cujo contato NF suporte 30A.
1. O cabo alemão original trás o fusível de 30A, por isso, no esquema não o incluí;
2. Com a sua modificação, o relé deve permanecer energizado para que o ABS permanece ligado. Eu quis evitar isso usando o contato NF.
3. O botão do meu esquema não é de pulso e sim um interruptor liga/desliga.
Fiz uma viagem recente de 3.000 Km com o esquema funcionando sem problemas. Agora, fui verificar o rele que usei e o contato NF dele é de 40A também... Ou seja: o meu esquema está correto, apenas esta figura do rele que postei é que está errada; deve-se utilizar um relé de 5 pinos cujo contato NF suporte 30A.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
Oi Heyder, fico feliz que usou um diferente.
O rele da foto, Marflex 11803 trabalha energizado (catalogo, pg 22)
Pode-se usar um com contato NF que suporte 30A, ex:
Bati o olho e vi divergências... abraço..
O rele da foto, Marflex 11803 trabalha energizado (catalogo, pg 22)
Pode-se usar um com contato NF que suporte 30A, ex:
Bati o olho e vi divergências... abraço..
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
É exatamente este que você postou na foto que eu comprei e utilizei no meu esquema! Valeu!
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
Estou montando uma alternativa bacana para o problemas das Téneres.. Quando ficar pronto coloco aqui os detalhes..
vc pode tirar uma foto do cabo e do porta fusivel do ABS?
vc pode tirar uma foto do cabo e do porta fusivel do ABS?
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
Esse domingo vou mexer na minha ST... retirar alguns acessórios (que colocarei na DX) para colocá-la à venda. Vou fazer as fotos que você quer.
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Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS
Pessoal me lembro de ter assistido algumas avaliações da ST quando da sua chegada no Brasil e me lembro de uns vídeos onde o Leandro Melo e outro que um experiente piloto de Trail diziam que para inibir o funcionamento do ABS era só acionar o freio traseiro antes do dianteiro. O piloto de Trail ainda frisava que desta forma estava adequado com a técnica de pilotagem Off road onde se usa mais o freio traseiro que o dianteiro. Em rápida pesquisa na internet achei esta descrição:
"TECNOLOGIA DE SOBRA
A XT1200Z traz freios ABS unificados (ABS Unified Brake System). Segundo a Yamaha, trata-se de um dos mais avançados sistema de freios já desenvolvidos pela fábrica japonesa. O sistema ABS evita o travamento das rodas em frenagens bruscas por meio de uma válvula de pressão hidráulica que atua sobre os dois discos dianteiros (com 310 mm de diâmetro) e também no único disco traseiro -- todos em forma de margarida. Além disso, há ainda os freios unificados, ou combinados, controlados por um módulo eletrônico que divide a frenagem nas pinças dianteiras e traseiras ao apertar o manete de freio dianteiro. De acordo com a marca, para calcular a proporção exata de frenagem na frente e atrás há sensores que levam em consideração a velocidade da moto, a pressão no manete e também o peso total da motocicleta.
Uma das vantagens do sistema é que durante a pilotagem fora de estrada o motociclista fica de pé e tem o acesso limitado ao pedal de freio traseiro. Outra boa novidade é que, caso o motociclista pise no freio traseiro antes de apertar o manete dianteiro, o sistema não atua. Facilitando assim manobras em baixa velocidade. "
Como ainda estou em processo de aquisição da moto vocês sabem se esta informação procede?
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"TECNOLOGIA DE SOBRA
A XT1200Z traz freios ABS unificados (ABS Unified Brake System). Segundo a Yamaha, trata-se de um dos mais avançados sistema de freios já desenvolvidos pela fábrica japonesa. O sistema ABS evita o travamento das rodas em frenagens bruscas por meio de uma válvula de pressão hidráulica que atua sobre os dois discos dianteiros (com 310 mm de diâmetro) e também no único disco traseiro -- todos em forma de margarida. Além disso, há ainda os freios unificados, ou combinados, controlados por um módulo eletrônico que divide a frenagem nas pinças dianteiras e traseiras ao apertar o manete de freio dianteiro. De acordo com a marca, para calcular a proporção exata de frenagem na frente e atrás há sensores que levam em consideração a velocidade da moto, a pressão no manete e também o peso total da motocicleta.
Uma das vantagens do sistema é que durante a pilotagem fora de estrada o motociclista fica de pé e tem o acesso limitado ao pedal de freio traseiro. Outra boa novidade é que, caso o motociclista pise no freio traseiro antes de apertar o manete dianteiro, o sistema não atua. Facilitando assim manobras em baixa velocidade. "
Como ainda estou em processo de aquisição da moto vocês sabem se esta informação procede?
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