Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Gubert
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Set 2013, 22:19
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Gubert » 05 Mar 2014, 14:34

Deixe a moto na CC, o mecânico disse que mexeu, tirou roda, limpou, fez a análise/diagnóstico e tá tudo certo... Ou não acusou nada no sistema ABS.
Peguei a estrada e depois de 130km acendeu novamente, mas agora não apaga mais... vai voltar pra CC.
Mas já começo a me preocupar, pois o mecânico disse q já fez tudo...
OU quase tudo... segundo o manual, pode ser a bateria. Teria q dar uma carga talvez. E isso acho q não foi feito!!!!
I don't ride to be seen, I ride because I want to disappear....

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 03 Abr 2014, 08:21

A verdade é que as concessionárias não têm mecânicos preparados para lidar com a tecnologia da ST. O mecânico da cc aqui de Marabá foi enviado à SP APENAS para aprender a lidar com motos grandes da Yamaha. O que ele me disse foi que NUNCA mexeu numa ST e que o treinamento TODO foi em cima de R1...

Aí está o motivo de problemas como o seu, Gubert...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Gubert
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Set 2013, 22:19
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Gubert » 15 Abr 2014, 12:46

Sobre a luz do ABS que ficava acessa...


Deu pau na central (ECU) do ABS... não foi possível descobrir o pq... mas foi trocada na garantia, 20 dias de molho na CC, mas agora está 100%.
E ainda ganhei a troca do chicote, mesmo não estando no recall.... ;)
I don't ride to be seen, I ride because I want to disappear....

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 15 Abr 2014, 13:36

Deu sorte de estar na garantia, heim, Gubert... espero que isso não aconteça com a minha FORA da garantia...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
LeoRJ
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Mai 2014, 00:02
Cidade onde mora: Pucón - Chile
Localização: Pucón - Chile
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por LeoRJ » 08 Mai 2014, 23:04

A St 1200 ZE, que talvez venha em 2016, vai ter desligamento de ABS de fábrica, mas se bem que com as gambiarras pode-se desliga-lo em pleno andamento ou melhor em plena frenagem. As alemoas tem que estar com a moto parada e segurar o botão por alguns segundos para poder desabiliar o ABS.
O modelo novo também não tem chave pra desligar o ABS. Uma coisa bem simples que deveria existir, já que o próprio fabricante adora mostrar a polivalência desse modelo.

Pelo que pude perceber, o sistema parece ter sido melhorado e o ABS não aciona com tanta facilidade, mas mesmo assim já me deu um bom susto em uma zona de rípio com pedras roliças.
Super Ténéré XT1200Z SE 2014...
V-Strom 650 AL ABS 2013 a 2014
XT600E de 2009 a 2011

Imagem
...Dispare sem moderação...

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 10 Mai 2014, 07:54

Recentemente alterei as ligações do meu sistema de Desligamento do ABS. O interruptor do cabo que comprei na alemanha não aguentou a corrente do ABS e começou a ficar endurecido. Resolvi então, adicionar um relê para chavear o ABS. Abaixo a foto do relê comum de 5 pinos (precisa ter o pino NF - Normalmente Fechado - para funcionar) e o esquema de ligação. Muito simples, mais eficaz e sem o risco de estragar o interruptor.
Imagem
.
Imagem
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Bustamante » 11 Mai 2014, 19:54

Valeu pela dica Heyder!

Sobre desligar o múdulo do ABS tenho uma dúvida: Será que este processo de cortar a alimentação do módulo causa algum problema?



Um abraço,


Bustamante

Pc Zafanelli
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 17 Jun 2011, 14:59
Cidade onde mora: Umuarama/Pr

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Pc Zafanelli » 11 Mai 2014, 20:02

Eu tenho o kit (botoeira+fusivel) instalado ja na minha 2 tenere comprado na alemanha... Até agora sem nenhum problema!

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 11 Mai 2014, 20:12

Pc Zafanelli escreveu:Eu tenho o kit (botoeira+fusivel) instalado ja na minha 2 tenere comprado na alemanha... Até agora sem nenhum problema!

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk
Foi exatamente este que comprei... mas com o tempo, ele emperrou... ficou difícil trocar o botão de posição. Imagino que tenha sido a corrente que passava pelo interruptor. Por isso resolvi alterar para o sistema de relê.
Bustamante escreveu:Sobre desligar o múdulo do ABS tenho uma dúvida: Será que este processo de cortar a alimentação do módulo causa algum problema?
Partindo do princípio que a própria motocicleta é capaz de desligar o ABS em condições adversas (por exemplo, quando um roda gira em falso por algum tempo) acendendo a luz espia correspondente no painel, e isso não causa qualquer problema elétrico na moto, penso que não deve causar problema o desligamento manual do ABS. Outrossim, que nossos amigos alemães, provavelmente, não produziriam um cabo específico para isso sem ter investigado problemas, né... - Meu pensamento! :D
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

marceloazevedo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 65
Registrado em: 17 Mai 2014, 17:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro - RJ
Localização: Rio de janeiro- RJ

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por marceloazevedo » 03 Jul 2014, 09:14

Bom dia, senhores!

Estou quase comprando uma teneré 660 14/15 e já virá com o o sistema ABS, mas, assim como a 1200 não terá a opção de desliga-lo...
Será que essa "gambiarra" que vocês usam serve na 660 também??


Abraços!!!
Marcelo Azevedo

Atual Tenere 660 15/15 standard
Ex Tenere 250
Ex Shadow 600
Ex Intruder 125

Responder