Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por kablack » 27 Fev 2012, 09:16

Parece bem fácil de fazer.

O problema é o acabamento.

No kit vendido o acabamento é bom.

Vejam:

Imagem

http://www.off-the-road.de/XT-1200-Z/AB ... tml?lang=1" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu iria por esta direção.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Lobo » 28 Fev 2012, 16:46

Achei num site gringo, as mesmas considerações, se for cortar 30 A, o correto seria por relé. ( pessoalmente não arriscaria essa chave para desligar o ABS para 0,01 % das situações de uso (ladeirão de cascalho solto) contra os 99,99 % do tempo que tem que ficar ligado).

Tradução google
>>>>"""""
Bem colocado Sp! Ke. Agora sobre a ABS "problema". eu fiz alguma brincar ontem com os 3 fusíveis ABS relacionados. Eu puxei os 3 fusíveis, por sua vez e levou a moto para um off road correr para ver o que aconteceu. Eu descobri que um dos fusíveis apenas desligado o ABS e nada mais, como mostrado abaixo.

Os outros dois fusíveis desligam o TCS e o velocimetro (e ABS) .

Este que desliga só o ABS é o fusível na foto, à direita do solenóide chumbo grosso vermelho partida. Há dois lá, o superior ainda está em vigor e é um livre, o inferior é removido. Este é o visor do relógio, quando este fusível é removida: Este leva à próxima pergunta. Se fosse para colocar um interruptor para desativá-lo à vontade, onde se vai? Esta imagem mostra a ficha que fica acima do fusível. O fio relevante é a vermelho um grande. Esse vai direto para o motor ABS. Fui verificar o diagrama de fiação e posso confirmar que este fio só vai à unidade de ABS e em nenhum outro lugar. Há uma consideração a ser contabilizado no entanto. Este é um fio grosso deliberadamente. Ele vai para o ABS MOTOR que atrai uma grande quantidade de corrente e é protegida por um fusível de 30. Qualquer interruptor ou relé precisa ter a mesma classificação. Caso contrário, ele parece ser uma tarefa relativamente simples. EDIT: Desde a última foto, quero dizer o fio grosso vermelho indo para a ficha ao lado do vermelho fino / branco eo azul / branco. Não aquele enorme que vai para a bateria / accu como na primeira foto.
>>>>""""

http://www.advrider.com/forums/showthre ... 0&page=202



Imagem


########################
Os japoneses da Yamaha não colocariam um fusível de 30A para o motor do ABS sem que fosse necessário.
30A em 12 volts é diferente de 30 A em 110 ou 220 V
Para isso dar certo tem que ter fios de 6 mm ou 4 mm, interruptores tem que ter a mesma bitola internamente senão viram fusíveis,
pois o problema não é interromper mas sim garantir que esteja tudo ligado.

A força de uma corrente está no seu elo mais fraco.
Alemon não é deus também erra, verifique se esse interruptor do kit pronto é parrudo mesmo.

Se estiver com problemas num ladeirão de cascalho solto, desligue a moto.

ImagemImagemImagem
Editado pela última vez por Lobo em 06 Mar 2012, 16:33, em um total de 4 vezes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 06 Mar 2012, 13:19

Lobo, note que o próprio autor do post que você citou, no edit colocado no final do post, diz que o fio do ABS não é o vermelho grosso, mas o outro mais fino. O fio interrompido pelo fusível verde INFERIOR (que é o que interrompe o ABS) não é o vermelho grosso e sim, o fio vermelho mais fino. Assim, um interruptor comum On/Off de ignição tem competência para interrompê-lo sem a necessidade de relé. Aliás, se não fosse assim, uma empresa alemã não venderia um kit exatamente desta forma. Vejam a imagem da instalação:
Imagem


Notem que o chicote trás um porta fusível que interrompe um dos fios que devem ser ligados no lugar antigo do fusível. Você tira o fuvível de 30A original, no lugar dele insere os 2 conectores do chicote e usa o mesmo fusível original, no porta fusíveis que vem no chicote. Ou seja, nada muda na instalação original da motocicleta. Apenas, você tem uma extensão com interruptor no manete da ST.

Edit: Está instalado na minha moto (mesmo eu usando-o raramente) e funciona perfeitamente. Para DESLIGAR o ABS é só acionar o interruptor e o LED espia do ABS acende em amarelo indicando que ele está desabilitado. O único porém é que para religá-lo, é necessário desligar e religar o motor com o interruptor do ABS ligado novamente.

Abraços,
Heyder :thumbup:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Sergio Amora
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 06 Jun 2011, 15:13
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Desligar os freios ABS

Mensagem por Sergio Amora » 19 Dez 2012, 19:53

Heyder escreveu:Eu comprei o tal interruptor para desligar o ABS, e descobri que é muito simples fazer isso. Qualquer interruptor de ignição de qualquer moto (aquele que tem uma chave vermelha OFF-ON). Os 2 fios do interruptor devem ser ligados nos 2 conectores do fusível do ABS, (abrindo a lateral direita da ST, você visualiza 2 fusíveis verdes de 30A. O que me refiro é o de baixo) de forma a interrompê-lo/reconectá-lo. O fusível propriamente dito fica agora interrompendo um dos fios. Estou em viagem, mas logo posto fotos do cabo, interruptor e colocação.
Heyder, já estou com o botão, mas estou achando que posso ter problemas com a amperagem já que o interruptor pode não aguentar os 30A, outra coisa que queria saber é que se para reativar basta ligar o interruptor ou tem de desligar a moto e iniciar a partida.......por ultimo, fica acesa a luz no painel avisando do ABS desligado??? Obrigado e desculpe tantas perguntas, mas vc é cara como diz o ROberto Carlos, só que em materia de Tenere.........srsrsrsrsr
NO seu comentario e foto abaixo, notei que esta ligado no lugar do fusivel, é isso mesmo???
SERGIO AMORA

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 19 Dez 2012, 20:51

Perfeitamente, Sérgio, vamos lá:
1. Eu utilizei interruptor de ignição, desses comuns em motocicletas e apropriados a essa amperagem (lembrando que 30A é o máximo, não quer dizer que o ABS funcione consumindo essa corrente toda em média)
2. Sim. Para religar o ABS, faz-se necessário que a moto seja desligada e religada com o interruptor do ABS ligado.
3. Sim. Quando o ABS está desligado, uma luz espia amarela fica acesa no painel.
4. É isso mesmo. O cabo contendo um fusível de 30A em suas pontas, substituem o fusível original. Eu comprei o conjunto pronto na Alemanha, mas é algo muito fácil de fabricar usando, como lhe disse acima, um interruptor comum de Liga/Desliga Ignição para motos.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Lobo » 10 Mai 2013, 17:29

GS 1200 descendo um barranco com ABS ligado

Reparem na luz de freio, rsrsrs

http://youtu.be/OrD65i3FUcU" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por Lobo em 11 Mai 2013, 15:52, em um total de 1 vez.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Sergio Amora
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 06 Jun 2011, 15:13
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Sergio Amora » 10 Mai 2013, 17:36

Rapaz que comédia..........até a mala traseira pulou fora..........ja comprei e instalei o interruptor da The Off Road alemã, funciona que é uma maravilha.
SERGIO AMORA

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Lobo » 18 Fev 2014, 13:00

A St 1200 ZE, que talvez venha em 2016, vai ter desligamento de ABS de fábrica, mas se bem que com as gambiarras pode-se desliga-lo em pleno andamento ou melhor em plena frenagem. As alemoas tem que estar com a moto parada e segurar o botão por alguns segundos para poder desabiliar o ABS.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Avatar do usuário
Gubert
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Set 2013, 22:19
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Gubert » 23 Fev 2014, 19:01

Falando em ABS, a luz do abs no painel da minha ST está acendendo depois de eu rodar um pouco... cerca de 20km... fica acesa até desligar a chave. Não notei diferença na frenagem... mas vou levar na concessionária eqto está na garantia...
I don't ride to be seen, I ride because I want to disappear....

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Como desligar o ABS

Mensagem por Heyder » 25 Fev 2014, 19:17

Depois posta o que disseram na cc... e qual era o problema.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Responder