Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por lunga » 18 Mar 2015, 13:55

seric escreveu:Valeu Lunga, mas já viajo dia 24/03 e tinha que comprar aqui em Maceió, pois não daria tempo se fosse pela interne. Fiquei curioso quanto à calibragem, será que é exatamente a mesma do original? 33 dianteiro e 36 ou 42 traseiro.
No site da metzeller por exemplo não tem menção alguma em trocar a calibragem.
Quando pus anakee3 na minha 660 permaneci usando a mesma calibragem.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

seric
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Set 2012, 18:42
Cidade onde mora: Maceió/AL

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por seric » 18 Mar 2015, 18:37

Blz. Vou fazer o mesmo. Obgd.

seric
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Set 2012, 18:42
Cidade onde mora: Maceió/AL

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por seric » 18 Mar 2015, 19:42

FelipeCastro já fiz isso numa XT 600 e me arrependi amargamente. Aprendi a respeitar as especificações do fabricante. Se quiser compre de marcas diferentes, mas sempre respeitando as especificações. Mecânicos adoram dar essa sugestão, mas eles não andas nas nossas motos. Bem, essa foi minha experiência, talvez alguns tenham outras positivas. O certo é que vc NUNCA se arrependerá de seguir as especificações.

Um abraço.

Sérgio Ricardo

FelipeCastro
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Mar 2015, 23:32
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por FelipeCastro » 19 Mar 2015, 01:26

Boa noite Sérgio, eu fiz isso em uma Falcon, mas troquei tbm os aros, aros 17 de 2,5" e 3,5", com pneus 120 e 150, para andar em circuitos mais travados ficou ótimo, deixou a moto mais arisca, mas era uma moto muito mais leve e menos potente, não sei como as nossas se comportariam.
Estou fazendo algumas pesquisas de pneus X as dimensões dos aros, no nosso caso temos aros de 2,5" na frente e 4" na traseira, achei uma tabela no site internacional da Maxxis que traz essa relação detalhada.
De fato na roda dianteira temos a medida 110/80/19 como a ideal, já para o pneu traseiro temos como medidas ideais 150/70/17, nossa medida original, mas tbm temos como medidas ideais 160/60/17 e 170/60/17, lembrando que essas medidas ideais estão relacionadas as dimensões dos aros.
Outro ponto que analisei é que na altura total do pneu o 160 perde em quase 1 centímetro para o pneu original, já o 170 perde apenas 3 milímetros.
Ainda estou analisando para verificar como se daria o comportamento em curvas do conjunto 110 e 170.
Na serra o pneu 110 está se comportando mto bem, o problema é o traseiro, o 150 está chegando muito próximo da borda, a minha ainda está com os EXP's originais, acho que optando para essa nova geração vou resolver meu problema.
Vou informando das novidades!

Abraços!

Segue a tabela que mencionei.

Imagem

seric
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 20 Set 2012, 18:42
Cidade onde mora: Maceió/AL

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por seric » 19 Mar 2015, 16:02

É isso aí Felipe Castro. Dá uma boa pesquisada antes é fundamental. Valeu pelas informações.

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por Ander » 01 Abr 2015, 07:51

to pesquisando pneus, a azulona vai fazer a primeira troca de sapatos,
pelo que vi, os pneus on/off estão desaparecendo, evoluindo pra on/on,
gostei dos tourance exp, mas ta difícil de achar,
me interessei pelos anakee 3, já li aqui algumas info,
alguém tem alguma recomendação ou relato novo?
michelin diz que ele é 10% melhor no off que o antigo anakee2,
meu uso é basicamente asfalto, mas se precisar ir pra estrada de chão, o anakee fica prejudicado?
setembro talvez vamos pro Atacama

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por lunga » 01 Abr 2015, 08:50

Ander escreveu:to pesquisando pneus, a azulona vai fazer a primeira troca de sapatos,
pelo que vi, os pneus on/off estão desaparecendo, evoluindo pra on/on,
gostei dos tourance exp, mas ta difícil de achar,
me interessei pelos anakee 3, já li aqui algumas info,
alguém tem alguma recomendação ou relato novo?
michelin diz que ele é 10% melhor no off que o antigo anakee2,
meu uso é basicamente asfalto, mas se precisar ir pra estrada de chão, o anakee fica prejudicado?
setembro talvez vamos pro Atacama
metzeller tourance next.

to usando achei muito bom. bonzinho na terra seca, otimo no asfalto.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

FelipeCastro
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Mar 2015, 23:32
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por FelipeCastro » 01 Abr 2015, 22:19

Fala Ander, beleza!?

Liguei no distribuidor da Pirelli e Metzeler aqui da região, ele me falou que o Tourance Next é basicamente 100% asfalto, já o Scorpion Trail da Pirelli é 95% asfalto e 5% off road, e o Anakee 3 é 90/10.

Porém para todos os modelos se você precisar pegar uma estrada de terra batida e seca você não terá maiores problemas, já areia e terra molhada devem ser evitados ou percorridos com maior cuidado.

Uma coisa que vale a pena citar é que o Tourance Next traseiro é bi-composto, mais duro no centro e mais macio nas bordas e também tem uma formulação química que no asfalto molhado aumenta sua aderência.

Vou trocar os pneus da minha semana que vem, provavelmente vou de Metzeler.

Abraços!

Avatar do usuário
Ander
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 196
Registrado em: 30 Set 2014, 08:52
Cidade onde mora: Sítio-PR

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por Ander » 01 Abr 2015, 23:24

blz galera!
to inclinado pro anakee, basicamente meu uso é ON, a não ser que encontre os tourance com boa diferença pro anakee
a michelin faz pneus bi/tri composto há anos, usei muito os Pilot Roads2/3 nas motos,
o teste da fabrica diz que tem durabilidade de 25% maior que o tourance exp
:shock:

FelipeCastro
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Mar 2015, 23:32
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 1200 - Opções de Pneus

Mensagem por FelipeCastro » 02 Abr 2015, 03:05

Se não me engano Ander o único modelo que traz borracha mais dura no centro e mais macia nas bordas é somente o Tourance Next, os, outros tem um mix de compostos porém em 100% da banda de rodagem, sem divisão.

Responder