Ténéré 1200 - Motor quente

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
MARCELOVBCRUZ
Visitante
Visitante

Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por MARCELOVBCRUZ » 02 Out 2011, 11:29

A pergunta pode ser ridícula mas estou em duvida e peço ajuda. Acabei de chegar em casa depois de um passeio maravilhoso e devido ao transito da cidade, a super ta pegando fogo, com a ventoinha ligada. O que faço?
- desligo a moto e vou curtir a adrenalidna do passeio?
- desligo a chave mas deixo a ventoinha ligada até esfriar a máquina?

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por Heyder » 02 Out 2011, 12:29

Não sei se estou errado, mas quando isso acontece comigo eu desligo a motor. Penso que ele esfriará relativamente rápido exatamente porque o motor está parado. Outra atitude, seria rodar mais um pouco enquanto a ventoinha esfria o motor até a temperatura normal (90ºC) e aí então estacionar a motoka.

Se houver algum engenheiro mecânico de plantão, dê-nos sua graça!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por Helano » 02 Out 2011, 12:53

posso estar falando uma bobagem enorme, mas o sistema de refrigeração da moto (líquido, radiador, ventoinha etc.) não é exatamente para isto? veja nos carros por exemplo..... acho que o lance é monitorar a temperatura através do marcador que imagino ter no painél... imagino ainda que no manual deva dizer qual é a temperatura máxima ideal... se subir acima disso, aí sim é preocupante

pergunta besta; será que a Yamaha fez as devidas adaptações nessa moto para suportar o nosso clima, calor do anda e para do trânsito etc?
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por Heyder » 02 Out 2011, 13:08

Não é pergunta besta não... mas quero crer que a Yamaha pensou nisso sim, afinal, a fama das Ténéré's vêm exatamente de desertos... com :sol: escaldante. Teoricamente elas foram feitas para aguentar isso! :mrgreen:

É verdade, Helano, há um indicador de temperatura nas XT1200Z. A ventoinha é acionada sempre que a dita chega em torno de 100ºC e pára em torno de 90ºC. O problema é que esse ventoinha deve consumir uns bons ampéres... por isso, fico com receio de deixá-la funcionando mesmo com o motor já cortado... Minha moto fica parada praticamente toda a semana... será que o consumo da carga da bateria não seria afetado com essa atitude com frequência? :?:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por Petrel » 02 Out 2011, 16:11

Quando vc para a moto e desliga o motor a ventoinha continua funcionando? se a resposta for afirmativo, então deixe a ventoinha funcionar até parar pelo termostato, jamais tente "preserva" a bateria fazendo a ventoinha parar de alguma forma.
Na realidade quando vc vem funcionando com um motor quente e para repentinamente, a temperatura do mesmo primeiro vai subir uns 15 a 20% em alguns pontos (pois os líquidos deixam de circular), pra só depois começar a cair. é por isso que as vezes chegamos com a ventoinha parada e quando desligamos o motor a ventoinha entra em funconamento logo em seguida. aqui no Rio verão 40º, isso acontece com maior frequência.
Digo mais, se o projeto do circuito elétrico da moto, permite que a ventoinha funcione independente do motor, é porque é necessário resfria-lo nessa condição, para evitar por exemplo um ressecamento de retentores e o´rings no longo prazo.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por Heyder » 02 Out 2011, 20:28

Pois é, Petrel, quando desliga-se o motor, a ventoinha também desliga... não é como nos carros que ela funciona de forma independente. E agora? Vou perguntar ao SAC da Yamaha... QUEM SABE... eles me repondem elucidativamente!
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

MARCELOVBCRUZ
Visitante
Visitante

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por MARCELOVBCRUZ » 03 Out 2011, 19:34

Achei a colocação do Petrel muito interessante, pq quando desliguei a moto e deixei a ventoinha funcionando a temperatura começou a subir. Fiquei com medo e desliguei tudo. Até a resposta do sac, vou deixar a ventoinha ligada até a temperatura voltar ao normal. Ah, obrigado pelas respostas.

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por Heyder » 04 Out 2011, 09:59

Já enviei a pergunta ao SAC da Yamaha. Assim que obtiver a resposta, postarei aqui "in copy".
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por leco22 » 05 Out 2011, 13:37

Ao desligar o motor imediatamente a água para de circular, então não adianta nada deixar a ventoinha ligada pois o motor não será refrigerado, só alivia o conjunto do radiador que não sofrerá com o aumento de pressão associado a temperatura.

Desligar tudo e sair fora é permitido e o conjunto foi projetado para isso, mas o aquecimento pós desligamento aumenta a pressão do sistema próximo ao limite e contribui para danificar principalmente as juntas do cabeçote ao longo do tempo.

Deixar o motor funcionando em marcha lenta até que a ventoinha desligue funciona e contribui para prolongar a vida útil :joinha: .


Já ia esquecendo, deixar o motor em marcha lenta um tempinho antes de desligar é bom em qualquer tipo de motor, é claro que principalmente os turbo-comprimidos, mas os aspirados também ganham com isso.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

popeye
Visitante
Visitante

Re: Super Tenere 1200- Moto quente

Mensagem por popeye » 05 Out 2011, 13:55

Concordo com o Marcelo sob a colocação do Petrel , ser plausível(eu também acho), mas eu ainda acredito que não ha nenhum problema em se chegar com a ventoinha ligada apos um rolé ne cidade e desligar a moto sem que a ventoinha já tenha feito seu trabalho de resfriamento. A não ser que eu não tenha visto, no proprio manual não lí referencias sobre tal cuidado. Acho que os materiais são confeccionados para suportar temperaturas mais elevadas, sem o risco de ressecamento e alterações de sua composição física, mesmo sabendo que a temperatura se eleva desligando a moto antes da ventoinha parar.
Por exemplo, no "quebra-sol" da minha caminhonete (não sei se em todas) há uma recomendação em letras garrafais sobre o cuidado que se deve ter ao parar o veículo imediatamente apos seu uso e recomenda NÃO DESLIGA-LO IMEDIATAMENTE, pela necessidade de se preservar a turbina .Nos turboalimentados, em qualquer veículo uma boa dica de preservação do equipamento é aguardar 30 segundos com o motor em marcha lenta antes de desligá-lo. Isso permite que o turboalimentador também reduza seu nível de atividade, já que o motor entra na condição de funcionamento de espera assim que o motorista tira o pé do acelerador.
Ou seja, apesar que o forum é sobre motos, há em destaque uma importante recomendação do fabricante sobre parar o veiculo imediatamente apos seu uso.

Responder