Ducati Multistrada Enduro

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Dalambreta
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 07 Out 2013, 02:05
Cidade onde mora: ITUMBIARA-GO
Localização: Itumbiara - GO

Ducati Multistrada Enduro

Mensagem por Dalambreta » 10 Dez 2019, 22:08

Caros
Depois de gratificantes 15 anos sendo proprietário de motos Yamaha, sendo nos últimos 6 de duas ST1200, aconteceu que aparece em minha trajetória motociclística a Ducati Enduro.
Já algum tempo pensava em um novo brinquedo, sempre na expectativa que a Yamaha realizasse um belo Upgrade na ST, o que não aconteceu desde o modelo DX. Nunca me senti "encaixado" nas GS ou Triumph. São motos que não despertam minha ambição em qualquer uma delas, mesmo sabendo que são motos incríveis.
Tempos atras, andei numa Ducati Multistrada S e fiquei impressionado com a ciclística e motor, mas seu caráter on road, alem do preço elevado de aquisição e manutenção, me afastavam da escolha. Mas eis que surge a Multistrada Enduro anos, e logo que me deparei com uma, foi paixão a primeira vista. Desde então esta moto passou a ser objeto de desejo, ainda a a razão sempre indicava adquirir uma ST mais nova.
Porem, a Ducati cruzou meu caminho, e num momento de absoluta irracionalidade de minha parte, fiquei com ela. Digo irracionalidade porque sei que é uma moto que exigi cuidados diferenciados e o valor de uma usada igual a que estou dá pra comprar uma ST 0KM.
Entretanto, digo que estou muito impressionado com a moto. Tudo é superlativo em termos de motor e ciclística. A eletrônica embarcada é fantástica. As suspensões com sua infinidade de regulagens são o que a de melhor. Até agora muita satisfação com a moto. Mas sei que logo virão as famigeradas revisões "Ducati Desmo" e a partir deste ponto farei a inevitável relação custo/beneficio e receio sentir saudades da ST...
1º Lambretta 1958
9º XTZ1200 Super Tenere
10º Honda CB600 Hornet
11º XTZ1200 Super Tenere DX
12° Suzuki GSX1250FA
13° Ducati Multistrada Enduro

Avatar do usuário
Delton Luiz Gobbi
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 29 Mai 2016, 11:28
Cidade onde mora: Passo Fundo/RS

Re: Ducati Multistrada Enduro

Mensagem por Delton Luiz Gobbi » 11 Dez 2019, 11:14

continua a postar informações, impressões e outras coisas sobre a moto. vamos acompanhar esta caminhada....

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Ducati Multistrada Enduro

Mensagem por Thiago_1100S » 11 Dez 2019, 17:19

Bem vindo a familia ducati.... :D

bom saber que conseguiu comprar sua enduro... felicidades com a motoca, e muitos KMs de estrada...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Ducati Multistrada Enduro

Mensagem por Eniot » 12 Dez 2019, 10:34

Parabéns pela aquisição. Respeito seu desejo de ter um produto diferenciado. No meu caso, não tenho reclamação alguma da minha DX 2015. Nunca tive uma moto que me trouxesse tanto prazer. Já andei em várias outras motos (não na Ducati) e nenhuma se adapta ao meu biotipo como a ST. A ST é um produto que envelhece muito bem, com baixo custo de manutenção. Podemos constatar pelos modelos da primeira série que estão aí rodando e fazendo a alegria dos proprietários. Não é o caso da Ducati. É uma moto de custo elevado de manutenção, além de histórico de problemas diversos. Só a tal de revisão "desmo", que deve ser feita aos 24 K é uma demonstração da fragilidade do produto. Espero que tenha, no futuro, ótimas histórias para contar. Felicidades.
Só para ilustrar, neste episódio do Madeira ele comenta alguma coisa sobre os problemas da Ducati:


Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Avatar do usuário
Eniot
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 325
Registrado em: 04 Mai 2015, 10:25
Cidade onde mora: Juiz de Fora-MG

Re: Ducati Multistrada Enduro

Mensagem por Eniot » 12 Dez 2019, 10:48

Estive pesquisando mais sobre o modelo Enduro e os intervalos de manutenção são agora a cada 15 K e a "desmo" a cada 30 K. Alguns mecânicos particulares recomendam a troca de óleo no máximo nos 5 K. Acho uma boa ideia para garantir uma durabilidade maior ao motor, principalmente pelas condições de tempo e combustíveis no Brasil.

Enio
ET.
CBR 600F 2012 - Preta
BMW G650GS 2014 - Branca
Triumph Tiger 800 2014 - Branca
Yamaha XTZ 1200 DX - 2015 - Cinza

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Ducati Multistrada Enduro

Mensagem por Thiago_1100S » 16 Dez 2019, 16:09

Eniot escreveu:
12 Dez 2019, 10:34
Parabéns pela aquisição. Respeito seu desejo de ter um produto diferenciado. No meu caso, não tenho reclamação alguma da minha DX 2015. Nunca tive uma moto que me trouxesse tanto prazer. Já andei em várias outras motos (não na Ducati) e nenhuma se adapta ao meu biotipo como a ST. A ST é um produto que envelhece muito bem, com baixo custo de manutenção. Podemos constatar pelos modelos da primeira série que estão aí rodando e fazendo a alegria dos proprietários. Não é o caso da Ducati. É uma moto de custo elevado de manutenção, além de histórico de problemas diversos. Só a tal de revisão "desmo", que deve ser feita aos 24 K é uma demonstração da fragilidade do produto. Espero que tenha, no futuro, ótimas histórias para contar. Felicidades.
Só para ilustrar, neste episódio do Madeira ele comenta alguma coisa sobre os problemas da Ducati:


Enio

Cara a desmo é cara mesmo, chegam a cobrar até 6k de peça e MO (pra quem não manja e compra tudo no brasil e troca na hora que a cc manda), mas é preventiva 90% das partes basta verificar e só trocar quando necessário, histórico de problema em motor Ducati nunca vi, passa essa lista de histórico de problemas dela pq eu meus conhecidos que tem duca não conhecemos, uma galera que anda de ducati a mais de 10 anos e ninguém sabe desses problemas, a minha ta com 77k (pq só ta rodando p viagem desde os 12 :'( ) e de boa nenhum problema.... as peças mais caras da revisão desmo são correia e tensores, que aqui estão cobrando mais de 4k pelo conjunto....
Troquei correia a primeira vez com 40 pq ia p ushuaia e o manual falava 24k, resolvi me garantir, fiz besteira a correia que saiu dela ta zera tanto que guardei, pq em emergencia, se precisar trocar e não tiver a peça em casa coloco ela de volta até chegar uma nova... tensor troquei todos agora com 77k pq o primeiro começou a fazer barulhos ai troquei o conjunto todo... e como sempre todas as peças vieram de fora, e com imposto custaram menos de 1500, e ja tem mais um conjunto chegando agora em dezembro, p ja deixar em casa.

Tirando esse ponto a manutenção da duca é igual de qualquer outra moto de média/alta cilindrada...

E não segue o madeira não, ele sabe tanto de moto o quanto eu sei de bioquímica (não sei porra nenhuma de bioquímica)...
O forte do madeira é estragar moto de cliente, e dps falar que é problema da moto, ou que é velha, ou que alguem mexeu e ja chegou la estragada... pode ver que ele fez nome, e logo que a galera viu as merdas pararam de levar as motos lá...

se quiser uma oficina boa, procura pela MR, piloto e mecanico que resolveram montar oficina mas são bons mesmo, nada de mecanico vidente que fala bosta ou não tem o equipamento correto p mexer na moto e fica inventando historia igual a maioria que tem por ai.
Eniot escreveu:
12 Dez 2019, 10:48
Estive pesquisando mais sobre o modelo Enduro e os intervalos de manutenção são agora a cada 15 K e a "desmo" a cada 30 K. Alguns mecânicos particulares recomendam a troca de óleo no máximo nos 5 K. Acho uma boa ideia para garantir uma durabilidade maior ao motor, principalmente pelas condições de tempo e combustíveis no Brasil.

Enio
Mano pode seguir manual tranquilo... só que coloque oleo bom... a sua é refrigeração liquida o oleo aguenta mto mais...justamente por isso em alguns do modelos novos passou de 12 para 15k, olhe a qualidade dos discos de embreagem que for colocar tbm, como a sua tem embreagem banhada isso ajuda sujar o oleo antes da hora e reduz a vida do filtro....

A minha troco a cada 12k refrigeração a ar, só estrada sempre pesado e andando bem, fora os off... nenhuma dor de cabeça de desgaste, faço revisão sempre verifico tudo e ta de boa....

Fique atento com qualidade e procedência do oleo, eu uso o 7100 até a ultima vez que pesquisei não tinha nenhum melhor nem equivalente no nosso mercado, verifique as fichas de segurança do óleo compare os detalhes, o que rolou um tempo atrás eram lojas de renome vendendo óleo falso.

Esse negocio de troca com no máximo 5k, é igual o mito de 1k nas motos pequenas, é coisa de nego das antigas com oleos e motores velhos, tecnologia evoluiu e melhorou bastante, trocar antes do prazo é só gerar lixo e gastar dinheiro atoa.

A unica coisa que prejudica o oleo no brasil mais do que fora, é o lixo do etanol na gasolina, tanto que se sua moto tiver o manual gringo, vc vai ver que fala p não usar gasolina E10 ou similiares, somente gasolina premium (nada de etanol na gasolina ele prejudica o oleo), mas se der uma pesquisada vai ver varios trabalhos e pesquisas na gringa sobre o tema, e no geral o oleo recomendado p 15k (normal la fora) mantem as propriedades rodando perdo de 30k, o prog britanico quinta marcha fez um teste de longa duração especial sobre isso, tirando 50ml de oleo a cada X kms rodados, e testando em laboratório, o carro com combustível contaminado caiu pouco a eficácia do oleo e dps de 25k... então 15k da uma margem de segurança boa..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Responder