Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Heyder » 31 Mai 2014, 13:54

Comprei no Mercado Livre com este vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 800-lm-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Apesar de ele estar VERMELHO na reputação do ML agora, eu paguei e recebi o produto exatamente como anunciado. O nome é João Antônio e o email dele é: bezerra1966@hotmail.com. Como comprei um par, ele me deu o frete grátis.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Azeite
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Dez 2012, 20:02
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Azeite » 10 Jul 2014, 13:02

boa tarde Heyder!
coloquei as manoplas na motoka mas tenho uma dúvida um tanto cruel. Perguntei na concessionar e ficaram de verificar e dar um retorno.
O conector reservado ao aquecedor tem 4 fios. (lembrando que o dos milhas é o de 3 fios)
fio preto e azul +.....fio preto - .......seria um retorno de terra dos faróis o verde e preto, e para complicar o fio verde e branco (pelo menos no esquema) segue direto à um dos pinos da ECU...sabes para que?

HFLEURY
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por HFLEURY » 13 Jul 2014, 01:30

Prezados, sou novo no Teneré Club, mas creio que na questão dos faróis posso contribuir com vcs.

Na realidade, esses faróis LED são fabricados pela ADV Monster (http://stores.advmonster.com/" onclick="window.open(this.href);return false;), nos EUA.
Comprei para a minha XT1200, início deste ano, o modelo 30 LED (http://stores.advmonster.com/model-30-l ... pot-light/" onclick="window.open(this.href);return false;), com 1.500 lúmens (cada) e consumo de apenas 0.85 A. Nos EUA, com o suporte original articulado em inox que já acompanha no Kit, custa a bagatela de US$50. Para quem tem facilidade em trazer, como eu, é de fato uma pechinca. A qualidade é ótima e estou bastante satisfeito com o resultado final. São pequenas e o visual ficou bastante harmonioso!

Posso assegura que o conjunto dos 2 faróis, somando 3.000 lúmens é muita luz!! Inclusive impacta bastante em quem vem em sentido oposto na estrada, devendo estar bem regulado. Para isso, o suporte articulado é bastante prático!!

Outra vantagem, é que pelo consumo de 850 mA/cada, não há necessidade do uso de relé, podendo ser ligado diretamente em chave on/off (verificar o dimensionamento da chave)!!

Quanto ao chicote elétrico + chave on/off, que NÃO acompanha o kit da ADV Monster, comprei diretamente no site da PIAA, pelo simples fato do modelo PIAA LP530 LED ser o farol "original" indicado pela Yamaha para a XT1200 (e que custa mais de US$320!!!). No próprio site da PIAA (http://www.piaa.com/store/p/365-LP530-L ... rness.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;) você pode comprar apenas o chicote por US$29.

A chave on/off já faz parte do chicote original da PIAA e vem com LED indicativo on/off integrado. Optei por instalar na mesa lateral esquerda, mesma posição e do lado oposto à tomada de energia - Power take off (que fica à direita).

Quanto à montagem dos faróis, fiz uso do suporte logo em abaixo do painel frontal da moto, que já vem inclusive com furação disponível (2 opçoes) e que, na minha opinição, fica mais centralizado ao eixo principal da moto (vide foto similar no site da PIAA acima, pois não tive tempo de tirar as minhas enquanto escrevia este comentário)

Fiz a instalação da Concessionária Red Baron em SP, para não afetar a garantia de fábrica.

Outra dica: no próprio site da ADV Monster, é vendido protetores para as lentes. Na realidade, trata-se de um disco de resina flexivel e espessa, com uma face auto-colante, a qual é colada sobre o vidro do farol. Comprei o amarelo, exatamente para gerar um efeito tipo luz de neblina amarela. Reduz minimamente a intensidade do facho de luz. Custa US$5 cada!

Forte abraço aos companheiros!

HFLEURY

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Bustamante » 13 Jul 2014, 10:34

Fleury,

Como é o facho de luz destes faróis auxiliares, são do tipo milha (facho concentrado de longo alcance) ou tipo neblina (com facho que possui ponto de corte vertical e que abre para os lados)? Olhando pelas fotos tive a impressão que são de milha.

Para informação, faróis de milha devem ser utilizados como se fossem faróis altos em situações de fora de estrada ou quando não existem outros veículos em sentido oposto ou próximos. Por mais que se tente abaixar os faróis de milha para utilizá-los como se fossem faróis de neblina e para não incomodar os outros veículos não fica na condição ideal porque não foram desenhados para esta finalidade. Já os faróis de neblina podem ser utilizados em qualquer situação, bastando simplesmente ajustar a altura corretamente (cut-offf). Nos faróis antigos era facilmente perceptivel identificar a diferença entre os dois porque o farol de milha possuia a lente lisa e os de neblina a lente prismática (riscada na vertical). Hoje os faróis halógenos modernos são mais eficientes e possuem este desenho no refletor que é um pouco mais difícil de diferenciá-los apagados. Quanto aos de led não sei como diferenciá-los apagados, se é que existe em led nas duas versões.

Um abraço,


Bustamante

Bustamante
Novato+
Novato+
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2014, 13:13
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Bustamante » 13 Jul 2014, 10:43

A propósito, eu tenhos os originais PIAA na Super e não são tão bons assim. Não sei se cabe lâmpada de xenon neles, porque as lâmpadas de xenon são ligeiramente mais compridas que as halógenas e os faróis PIAA possuem aquele copinho na frente, mas se couber deve ficar o bicho com lâmpada de xenon 3000K (amarelas). Coloquei xenon 5.000K (luz branca) na minha TDM e ficou outro farol. O farol da TDM possui aquele copinho na frente da lâmpada e o cut-off ficou perfeito.


Um abraço,


Bustamante.

HFLEURY
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por HFLEURY » 13 Jul 2014, 23:06

Olá, Bustamante!

Sua observação é pertinente e correta! Esses faróis de LED (pelo menos estes da ADV Monster) são do tipo "Milha", pois possuem lente lisa, ou seja, projetam um feixe cônico, e assim, pode-se dizer que o ajuste de altura (cut-off) praticamente inexiste. Podemos dizer que não há grande engenharia na geometria prismática do conjunto do farol. Com isso, para quem vem em fluxo contrário o efeito de ofuscamento é forte. Mal comparando, lembra bem o feixe de uma lanterna manual de LED. Pelo que tenho visto, mesmo os originais auxiliares da BMW (tenho vários colegas BMW inclusive sou ex-GS), tem essa mesma característica, porém, com feixe cônico bastante fechado e intensidade de luz menor, diminiuindo o ofuscamento contrário.

Considerando isso que optei pelo modelo 30 de 1.500 Lúmens, por achar que maior intensidade luminosa que isso, ficaria "over", pois minha finalidade principal é de uso "on road" para principalmente aumentar a visibilidade geral - "ser visto", e considerando ainda que os faróis da Super Teneré são "sofriveis".

Tenho pouca familiaridade com os faróis PIAA, pois não obstante a reconhecida fama e qualidade, sempre os achei com preços salgados. Desde a chegada da tecnologia LED automotiva acompanho de perto. Há material extenso sobre aplicação de lâmpadas LED em motos em um dos site americanos de a valiação de materiais sobre o universo de motocicletas que reputo um dos melhores: o Web Bike World! Dê uma olhada no capítulo sobre LED, acho que valerá a pena (http://www.webbikeworld.com/lights/" onclick="window.open(this.href);return false;).

Forte abraço

HFLEURY

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Heyder » 15 Jul 2014, 11:42

Azeite escreveu:boa tarde Heyder!
coloquei as manoplas na motoka mas tenho uma dúvida um tanto cruel. Perguntei na concessionar e ficaram de verificar e dar um retorno.
O conector reservado ao aquecedor tem 4 fios. (lembrando que o dos milhas é o de 3 fios)
fio preto e azul +.....fio preto - .......seria um retorno de terra dos faróis o verde e preto, e para complicar o fio verde e branco (pelo menos no esquema) segue direto à um dos pinos da ECU...sabes para que?
Vou ficar devendo esta a você. Nunca me interessei no conector das manoplas. Será que esse fio que vai para a ECU seria algum tipo de controle de temperatura da manopla? Ou ainda algum sensor que evita que as manoplas sejam ligadas sem que a moto esteja em funcionamento para evitar a descarga de bateria?... Estou chutando aqui... Há pouca (ou nenhuma) informação sobre as ECUs desta moto...
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Tenente Grillo
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 07 Nov 2014, 19:32
Cidade onde mora: Carangola

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Tenente Grillo » 25 Dez 2014, 14:21

Comprei farois de led para a 1200xt DX 2015, estou precisando de orientações de como fazer à instalação elétrica. Será que posso ultilizar do xicote original de 03 pontas ou seria melhor ligar direto na bateria principal sem usar relê e colocar fusível de 10 amperes, já que a corrente gerada pelos farois não ultrapassa 05 amperes

Avatar do usuário
Lobo
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 238
Registrado em: 05 Jan 2012, 13:01
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Bela e Santa Catarina

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Lobo » 07 Jan 2015, 15:35

Dê uma olhada nesse tópico também


viewtopic.php?f=8&t=6279" onclick="window.open(this.href);return false;

Num sistema de farol de milha com relé:

Ligue o positivo que controla o botão do farol de milha no fio 4 do conector das manoplas (o de 4 conectores) , preto com listra verde é 12 v energizado apenas depois que o motor liga.

Os fios que alimentam as lâmpadas continuam ligados direto na bateria ou nos dois a seguir do conector triplo
1- Preto = terra
2-Azul/preto = 12 V de (possui fusível só para ele, farol milha nr 15 de 20A) Sempre ligado.

Nunca mais os faróis de milha ficarão acessos apenas com o virar da chave de ignição, agora somente após o funcionamento do motor.
Editado pela última vez por Lobo em 08 Jan 2015, 15:57, em um total de 3 vezes.
Atual : XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ
Ex: Suzuki 50, XLX 350, shadow 600, XRE 300 ABS
_______________________________
Adote esta Campanha:
#### ............EVITE ACIDENTES.......... ####
#### ENCOSTE O CARRO PARA USAR O CELULAR. ######

Tenente Grillo
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 07 Nov 2014, 19:32
Cidade onde mora: Carangola

Re: Ténéré 1200 - Faróis auxiliares

Mensagem por Tenente Grillo » 07 Jan 2015, 19:31

Lobo, obrigado pelas orientações, fiz à instalação do farol de milha no chicote original de 03 saídas e ficou muito bom. :palmas: :palmas:

Responder