Ténéré 1200 - Motor quente

Aqui ficarão as informações sobre a Super Ténéré 1200.
Hugão
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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por Hugão » 25 Abr 2014, 16:03

Amigos,

Assim que comprei a ST senti o problema do calor na coxa e perna esquerdas. Apesar da ventoinha "puxar" o calor e expulsá-lo pela grade colmeia um "bom bocado" dele acaba saindo pela junta entre a carenagem e o tanque. Este é o calor que incomoda.

Resolvi ( ainda que parcialmente ) o problema instalando um defletor de borracha preso à carenagem e fixado com tiras de nylon ( tipo abraçadeiras ).

Cortei uma tira de borracha de um tapete automobilistico de forma que, ao fixar a carenagem lateral, esta tira de deforme "vedando" a passagem de ar do radiador ( e da ventoinha ) para a perna.

Tomei um cuidado bastante grande para evitar que a borracha não atrapalhe a ventoinha ( tive que montar e desmontar várias vezes "ajustando" a fixação até conseguir um resultado bom ).

O calor na perna melhorou muito e o conforto idem.

Abraços,

HUGO
ST 1200 Goiânia

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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por TioSan » 25 Abr 2014, 16:14

boa tarde Hugão,
posta umas fotos ai pra gente ver o resultado.
(isso muito me interessa)
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por Heyder » 26 Abr 2014, 20:22

É, posta aí as fotos. Interessa a muita gente, e a mim também! rsrsrsrs
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por Dalambreta » 28 Jun 2015, 18:10

Caros

Um amigo aqui de Itumbiara-GO comprou uma ST1200 usada após muita pesquisa e perguntas aos usuários, inclusive varias a mim. Tal moto ano 2012 e com 25mil km, está em excelente estado de conservação. Porem, em sua primeira viajem a moto apresentou sobreaquecimento. Ele me relatou que mesmo na estrada e rodando em torno de 120km/h, teve que parar varias vezes para o motor esfriar e completar o nível do reservatório, pois o painel indicava "HI" o que significa cerca de 120°C, toda vez que ele voltava pra estrada e rodava alguns kms. Então ele reduziu para 90km/h e a temperatura ficou em 105-110°C e assim ele voltou pra casa.
No dia seguinte ele me pediu ajuda e fizemos os procedimentos básicos de verificar vazamentos e trocar o fluido do radiador seguindo todas as especificações do manual mecânico da ST. Como a sua moto é idêntica a minha, que está com 45mil kms, partimos para as comparações. Percebemos que quando aceleramos até 130-140km/h a temperatura sobe rapidamente até o alarme "HI" aparecer no painel e a moto começa a sair água pelo suspiro do reservatório. Para não causar danos maiores, reduzimos a velocidade ate 90km/h para que a temperatura diminuísse e pudêssemos voltar pra oficina. Lembro que a ventoinha está sendo acionada automaticamente a partir de 105°C e só desliga abaixo de 100°C, porem ela não desliga pois não cai até esse valor. Para dirimir qualquer dúvida, fiz o mesmo percurso imediatamente depois com minha moto e constatei que ela dentro da cidade com transito travado chega a 105°C, acionando a ventoinha, mas quando o transito flui esta temperatura cai rapidamente para 90-95°C. Já na estrada, rodando a 140km/h ou mais, não passou de 90°C com média de 85°C. Vale ressaltar que a temperatura ambiente estava em torno de 27°C.
Diante disso, indiquei um mecanico de Goiania experiente pra verificar. O mecânico veio até Itumbiara, realizou os testes preliminares e partiu para a hipótese de vazamento na junta do cabeçote. Tiramos o motor do quadro e desmontamos o cabeçote e cilindro e não concluímos que realmente seria este o problema, pois havia apenas um pequeno sinal no pistão esquerdo de um possível vazamento. Montamos novamente o motor, seguindo todos as especificações do manual, realizamos os testes e percebemos uma melhora mas não a solução do problema.
Com todos esta dificuldade, pergunto aos participantes do fórum se alguém tem conhecimento de algo parecido nas ST1200, pois em minhas pesquisas nada encontrei.
Inclusive nas concessionárias e oficinas que conheço não há nenhum caso de sobreaquecimento das nossas ST's.
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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por Ander » 28 Jun 2015, 21:46

Provável que seja válvula termostática, tampa do radiador ou cabeçote/junta, só testando e analisando pra ver.
Tem o Max Cunha no grupo do face que ta com o mesmo problema, é o seu amigo?

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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por Dalambreta » 30 Jun 2015, 00:03

Olá Ander

Então, não conheço o Max pessoalmente mas vou entrar em contato.
Mas falando do problema da moto, descobrimos depois de desmontar tudo.
Tiramos o cabeçote e vimos o que parecia um ponto de passagem pra dentro do sistema de arrefecimento.
Mas não era so isso. Depois descobrimos uma especie de goma que se formou dentro do radiador!!!
Procuramos um especialista em radiadores e ele disse que isso acontece quanto se mistura tipos diferentes de aditivo.
Então vale lembrar a todos que nunca misturem tais fluidos. Se for necessário completar a água, o que não é normal, coloquem apenas água limpa. Depois tirem todo o liquido e coloquem a mistura conforme especificações do manual.
Por muito pouco o estrago não foi maior.
Fica a dica!
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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por newson » 01 Jul 2015, 18:05

Grande heyder um abraço.

Essa colocação inicial era uma preocupação minha não no que tange a esperar ou não a ventoinha mas sim ao fato de que eu achava que minha moto LOGO disparava o ventilador (mas agora vi que é normal)
com relação a desligar logo ou esperar..
Esperemos a resposta do sac masss eu considero que a lógica de Petrel e a conclusão de popeye matou a questão.

Eu desligo a minha como vc Heyder pois entendo que se não pudesse a ventoinha continuaria funcionando blz.
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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por pedrolongaray » 02 Jul 2015, 22:27

Sou de Goiania também, e sofro procurando boas oficinas aqui. Depois deixa o contato desse mecanico ai e o nome, pros amigos Goianos. :thumbup: :thumbup: :thumbup:

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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por gtg1200 » 03 Jul 2015, 17:23

Caro Dalambreta,
tenho um amigo com um problema parecido, causado a principio pela mesma situação. O mecanico quer cobrar 4500,00 pelo conserto, e estamos achando muito caro. Sabe por volta de quanto seu amigo gastou? E resolveu?

Abs,
Gabriel

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Re: Ténéré 1200 - Motor quente

Mensagem por newson » 03 Jul 2015, 21:20

Oxente!!
Só li a primeira pagina e já postei sem ler as seguintes... desculpem e desconsiderem a minha postagem anterior.
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