REGULAGEM DOS PARÂMETROS DA MOTO

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Fabio tavares 1
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REGULAGEM DOS PARÂMETROS DA MOTO

Mensagem por Fabio tavares 1 » 19 Mar 2016, 00:50

Ola boa-noite
Amigos depois q eu peguei minha moto em setembro,a moto apagou e ela tombou comigo,com isso rompi os ligamentos tendo q fazer cirurgia.
Fui na yamara depois q me recuperei aleguei q a moto estava apagando dando uns pipocos dando tb um cheiro forte de gasolina. Simplicidade eles falaram q isso e da moto, pedi pra eles passar o aparelho pra ver se os parâmetros estava correto, foi passado pois nem siquer eles olharam no sistema os parâmetros dela,aí questionei e eles falaram q a moto vem com uma configuração de fabrica q nao pode ser mudado,ai eu disse q então as motos ficaram assim,e eles falaram q sim pq se caso mudar e der algum problema a tamara nao se responsabilizar.
Ai procurei um mecânico e disse o problema a ele.
Depois de 40mim ele me liga e fala q estava tudo zerado o tbi estava fora de posição e com isso a moto morre atoa da uns solavanco ecom isso jogando a gente pro chao.
Hj consigo anda com minha moto de terceira macha com um gira de 2000, ando a uma velocidade de 75 80 de quinta macha com o giro de 4000 sem q a moto da aqueles trancos pedindo pra acelerar ou reduzir. Um amigo meu comprou uma 2016 e ela nem emplacada estava aconteceu isso e ela jogou ele pro chão. Se alguém aqui tiver esse mesmo problema tera q procurar um mecânico com aparelho e configurar tudo pois o mesmo vem zerado tudo ate o tbi e com isso aumentando ate o consumo da gasolina.
Agora irei fazer novo comparativo pra ver quanto ela está fazendo.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Boa noite.

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leesimas
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Re: REGULAGEM DOS PARÂMETROS DA MOTO

Mensagem por leesimas » 25 Mar 2016, 10:33

Ainda não cai com a minha, mas ela já morreu sem motivo aparente. Sabe dizer qual equipamento ele usou e quais parâmetros ele utilizou?
Yamaha XTZ 250 Teneré - 2015
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MARIATH
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Re: REGULAGEM DOS PARÂMETROS DA MOTO

Mensagem por MARIATH » 02 Mai 2016, 19:21

Fábio, a minha é 2016, e já aconteceram umas 4 vezes isto que relatou, com gasolina talvez batizada; só uso a V-Power+. Gostaria muito de informações sobre esse tal TBI, de como regular esses parâmetros, se puder postar para nós leigos, agradecemos!

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barraforte
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Re: REGULAGEM DOS PARÂMETROS DA MOTO

Mensagem por barraforte » 02 Mai 2016, 20:44

Existe os Mapas de Injeção e Ignição, que são desenvolvidos pela Yamaha, colocados na ECU (Centralina) e permanecem os mesmos para sempre. Grande parte das CC não tem acesso a esses mapas, e para acessar é necessário computador com software próprio da Yamaha e os mapas são protegidos por senha.

http://www.powerchip.com.br/index_arquivos/image748.png" onclick="window.open(this.href);return false;

Há uma nova ferramenta, chamada de Scanner, que quase todas as oficinas tem, e inclusive as concessionárias. Ele é um aparelho pequeno, que lê os parâmetros dos sensores, e não permite muitas modificações, é mais leituras.

http://www.cursosonlinemte.com.br/wp-co ... 08/DIG.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Há o TBI - Throttle Body Injection, que é o carburador moderno, onde fica o Bico Injetor e a Borboleta. A borboleta é responsável por regular a passagem de ar. Quando se utiliza gasolina de má qualidade (os solventes não queimam, e por isso fica com cheiro de gasolina no escape e no óleo) e/ou filtro de ar defeituoso, o TBI fica sujo com detritos e borra, não dando precisão ao acelerador.

http://www.oficinabrasil.com.br/uploads ... 660_01.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/tbi-bico-x ... 2015-F.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Nesse TBI, há o TPS - Throttle Body Sensor, que mede a posição da borboleta, e conforme a posição, a ECU sabe a quantidade de combustível para mandar.
http://i954.photobucket.com/albums/ae30 ... _xt660.gif" onclick="window.open(this.href);return false;

Este sensor é regulável, e tem um tutorial bem completo no XT660.NET:
http://xt660.com.br/showthread.php?816-Ajustes-no-TPS-(Sensor-de-Posi%E7%E3o-do-Acelerador" onclick="window.open(this.href);return false;)
e aqui no Tenereclub, o colega @LMania também postou um relato:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=7&t=4246" onclick="window.open(this.href);return false;

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Re: REGULAGEM DOS PARÂMETROS DA MOTO

Mensagem por ToledoBrasil » 03 Mai 2016, 14:51

dica, por experiencia propria... procure um mecânico de confiança para poder mexer no TPS.. é muuuuito sensível que a regulagem tem q ser feita juntamente com o scanner. Fui mexer e me fudi..zuei a moto toda

A minha acontecia isso, mesmo depois de levar a um mecânico bom ( fora de CC claro!) e regular o TPS. Por fim o mecânico tirou o tanque e limpou todos os contatos (Macho-femia) da moto com aquele limpa contato. Verificamos que uma dessas ligações estavam encostando no quadro e dando tipo um "mal contato". isolei o quadro no local de contato e montamos tudo de novo ficou zero bala! Nunca mais deu pau :oremos:

ivojoseaug
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Re: REGULAGEM DOS PARÂMETROS DA MOTO

Mensagem por ivojoseaug » 03 Mai 2016, 16:20

O TBI é a peça que compõe a borboleta, bico injetor e muitas vezes, um grupo de sensores. Falsas entradas de ar no TBI e sensores com defeito podem dar mal funcionamento da moto. o TBI joga a mistura pronta pra admissão, ou seja, tem como papel alimentar o motor. Como disse o colega acima, papel que o carburador fazia.

Não mexa no TBI. Ele costuma ser bem robusto e seus componentes raramente dão problema. é feito pra durar. Ao notar que a moto está com marcha lenta irregular, solavancos ou qualquer sintoma que tenha como consequencia o desempenho, teste primeiro a qualidade da gasolina, depois cheque a vela e depois veja o filtro de ar. Vela velha causa pipocos e mal funcionamento. Filtro de ar entupido causa aumento do consumo e diminui a potência. Cheque o oleo por segurança. A partir disso, é com mecânico. Se tiver alguma falha na injeção, a luz de injeção acende. Se não tiver acesa, os sensores e atuadores estão funcionando. A chance da luz não acender e algum sensor estar defeituoso existe, mas os sensores não costumam ficar meio defeituoso, nem intermitentes, com exceção do TPS. ou eles param, ou travam em um valor específico, isso é o mais normal de acontecer. Nesse caso a luz acende. aí é com o mecânico mesmo.

De qualquer maneira, no dia a dia, notou algum probleminha, evite mexer no TBI antes de verificar outras coisas.

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