Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
udnan
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 220
Registrado em: 25 Nov 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por udnan » 11 Jun 2015, 12:36

Tenho a minha 2012 que comprei com 3.000 km.
Hj está com 10.000 e graça a Deus não baixa o óleo, mas vezes fica mesmo um pouco de sujeira no escapamento em viagem mais forte
mas que não compromete.
Meço o óleo a cada rolê e fica exatamente como manda no manual, entre os níveis baixo e alto.
Troquei 2x o óleo até agora e sem novidades.
http://www.updigital.net" onclick="window.open(this.href);return false;
XT 660Z Ténéré
Cambuci - São Paulo -SP

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por tsbega » 11 Jun 2015, 12:45

a minha deu problema com 33000
foi trocada parte de cima

apos isso mudei o oleo pra 10w40

e tambem troquei o filtro pro moldspuma


ja rodei mais de 10000km depois de abrirem o motor

até agora tudo ok
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Dust » 11 Jun 2015, 15:31

Boa notícia tsbega , o problema só vai se manifestando com o uso, e sua demorou até bastante a apresentar, porque você usa bastante no off e a tendência era ser mais rápido por causa da falha na vedação, se for o caso.

O seredo então é comprar uma pouco rodada, usar esse filtro de espuma e rezar rs
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Jacques Fernandes
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 30 Nov 2013, 20:12
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro - RJ.

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Jacques Fernandes » 12 Jun 2015, 00:20

chrimg escreveu:Boa noite galera, sou novo no fórum, fui direcionado por pesquisas, pois por surpresa minha fui fazer a troca do óleo no inicio da semana e saiu algo por volta de 1,5L somente.

A moto só é utilizada em viagens, revisões até agora somente em CC, óleo e filtro sempre trocados a cada 2.500km, e média de velocidade sempre na casa dos 100-120km/h nada mais que isso.

Como fiz a troca recente, ainda vou monitorar o andamento da coisa. Mas já me adiantando a situação, quero fazer barulho junto.

Aqui em casa somos pai e filho, felizes proprietários dessa bela máquina. A do velho vou ficar de olho na situação.

Enviei MP para mirandalopes com meus dados de contato.

Obrigado desde já.

https://www.facebook.com/christiancmg" onclick="window.open(this.href);return false;

Chrimg,

Pergunta boba: Você mesmo foi fazer a troca do óleo?

Você sabe que são dois drenos, nào sabe??? Um na lateral, do carter, e um na frente, que drena o óleo do quadro. Vc tem que abrir os dois drenos.
SUPER TÉNÉRÉ XT 1200Z Azul - 2015
=============================
Ex. TÉNÉRÉ XT 660 Z - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XTZ 250 - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Preta - 1993
Ex. Super TÉNÉRÉ XTZ 750 - Azul - 1997
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Azul - 1991
Ex. RD 350 - 1990

Jacques Fernandes
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 30 Nov 2013, 20:12
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro - RJ.

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Jacques Fernandes » 12 Jun 2015, 01:08

mirandalopes escreveu:Kako e Dust,

As motos que somem o óleo, não saem fumaça pelo escape e também não sai fuligem no escapamento.

E a surpresa do óleo, só sabem quando trocam e medem a quantidade.

Eu mesmo já vou me prevenir, comprei o filtro de espuma, banhado a óleo, como na 250 e vou passar graxa nas bordas da tampas da caixa de ar.
Amigos,

Minha 660 esta com pouco menos de 5.000 kms. Apos eu ouvir falar que algumas motos tiveram esse problema, medi o nível do óleo pela vareta do quadro (moto com 4.600 kms no dia) e estava ok, no nível máximo.

Pois bem, efetuei a troca de óleo e estou tranquilo, pois a moto não está gastando óleo.

Eu acompanhei a troca de óleo na Distac laranjeiras, conversando com os mecânicos. CURIOSO foi o fato que TODOS lá , do chefe de oficina aos mecanicos, e falei com 3 ou 4, disseram desconhecer totalmente esse problema da 660 gastando óleo. Enfim...

Durante a minha troca de óleo eu pedi para o mecânico abrir meu filtro de ar, e estava tudo limpinho, sem areia. Até mesmo porque a moto é nova e pelo que me lembre só andei em estrada de terra um vez com a moto.

Ocorre que o Miranda falou, nos post citado, que seria necessário medir a quantidade de óleo que saiu na troca. Isso eu não fiz...

Pelo que ando lendo e analisando, como leigo em mecânica (conhecimentos limitados, pois sou de formação jurídica), eu creio que isso deva ser uma falha de construção (digo, de materiais) que tenha atingido alguns motores, no pistão ou camisa. Teriam sido construídos com materiais de qualidade inferior e causariam algum tipo de deformação (citaram deformação de pistão - oval) ocaisonando consumo excessivo de óleo.

É apenas um palpite, pois pelo que andei lendo o problema ocorre em maior frequencia em motos que rodam em alto giro e por longo tempo, acima de 5.000 rpms, o que dá mais de 120 km/h.

Seria bom um parecer de um engenheiro mecânico sobre o assunto.

De qualquer forma, por ser um problema que atinge DIVERSAS MOTOCICLETAS, no ponto de vista juridico estou convencido que a Yamaha tem que suportar os custos de eventual reparo - ou mesmo da troca do motor - mesmo fora do periodo de garantia, por se tratar de um vício oculto no projeto, que só se apresenta posteriormente, e atinge grande numero de exemplares.

Portanto, quem tiver o problema apresentado na moto fora da garantia, NÀO PAGUEM O REPARO, EXIJAM O CUSTEIO PELA YAMAHA e caso negado, ingressem com ação judicial.

SERIA IMPORTANTE QUE TODOS QUE TENHAM O PROBLEMA SE IDENTIFIQUEM NESSE POST, com numero de telefone, até mesmo para contato pelo colega advogado que está cuidando do assunto.

SERIA IMPORTANTE TAMBÉM QUE TODOS OS QUE TEM CONHECIMENTO DE RELATOS DE PROBLEMAS ocorrido nos modelos no exterior imprimam os sites ou matérias para ir reunindo documentos e passar para o advogado.

Membros que tiverem o custo do reparo pago pela Yamaha também podem fazer uma declaração sobre o problema e a solução dada pela Yamaha. Essa declaração serve como meio de prova em eventual ação a ser ajuizada pelos demais membros eventualmente não atendidos pela Yamaha.

Enfim, é importante a união dos prejudicados e um esforço conjunto no sentido de se documentarem sobre o caso, pois eventual açao judicial com motos apresentando problema, ao meu sentir, dependeria de uma prova pericial de engenharia e todos os documentos e materias arrecadados ajudariam o perito.


No tocante a moto, Estou com algumas duvida, e peço ajuda dos mais experientes em responde-las:

1- Basta fazer a medição do nivel do óleo pela vareta do quadro? ou precisa medir a quantidade que saiu na troca?

2.- Posso continuar usando o filtro de ar original? ou preciso colocar de espuma. Caso necessaria a troca, onde comprar?

3.- É necessário passar graxa nas extremidades do filtro de Ar original? Qual o tipo de graxa?

vou acompanhando o tópico e se tiverem dúvidas em assuntos jurídicos podem contar comigo para ajudar no que for necessário.

Um abraço a todos
SUPER TÉNÉRÉ XT 1200Z Azul - 2015
=============================
Ex. TÉNÉRÉ XT 660 Z - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XTZ 250 - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Preta - 1993
Ex. Super TÉNÉRÉ XTZ 750 - Azul - 1997
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Azul - 1991
Ex. RD 350 - 1990

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por tsbega » 12 Jun 2015, 08:54

Se na medição do nível de óleo dentro do padrão ta sussa

se faz off road é fundamental trocar o filtro e vedar a caixa de ar

Eu já trocaria o filtro por um de espuma

aqui tem mais detalhes
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=7&t=6822" onclick="window.open(this.href);return false;

estou usando e funciona muito bem
Imagem

Imagem

imagine isso tudo indo pro motor?
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Dust » 12 Jun 2015, 09:00

Digo a mesma coisa sobre a produção de material para ser usado em juízo por quem vier a ter problema de baixa de óleo, Jacques Fernandes. A única forma de bancar uma briga contra uma empresa com poder econômico como são as redes de CC da yamaha é juntando consumidores com o mesmo dano.

Veja só, logo na Distac Laranjeiras, os caras têm a cara de pau de falar que "desconhecem completamente" outros casos de 660z consumindo óleo. Logo lá, onde vários integrantes deste fórum levam suas motos, e já conhecem todos. Até acredito que têm que mentir para garantir o emprego por ordem dos donos da CC, mas tem que ter muito "sangue frio" para falar isso repetidas vezes para tantos clientes...

Lamentável.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Kakko » 12 Jun 2015, 09:24

Não seria interessante reunir provas ??

Ou seja...levar a moto até uma mecânica...desmontar as partes envolvidas no problema e fazer um laudo ?? : Caixa / filtro de ar com fotos demonstrativas....fotos do cilindro e pistão apontando os desgastes, etc..

Simplesmente dizer que a moto baixa óleo, é pouco.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Jacques Fernandes
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 30 Nov 2013, 20:12
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro - RJ.

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Jacques Fernandes » 12 Jun 2015, 10:18

Kakko escreveu:Não seria interessante reunir provas ??

Ou seja...levar a moto até uma mecânica...desmontar as partes envolvidas no problema e fazer um laudo ?? : Caixa / filtro de ar com fotos demonstrativas....fotos do cilindro e pistão apontando os desgastes, etc..

Simplesmente dizer que a moto baixa óleo, é pouco.
Kakko,

Isso tem que ser feito sim, reunir provas como falei acima.

Quanto a prova obtida com um desmonte do motor, temos duas situações, ou melhor, possibilidades.

Desmontar por conta própria para fotografar ou até mesmo para fazer um laudo, por um engenheiro mecânico, seria um trabalho de assistente técnico, ou seja, unilateral (sem a participação da Yamaha no acompanhamento), portanto uma prova meramente complementar.

Caso a Yamaha não se responsabilize, se abririam dois caminhos. A ação, como eu falei, dependeria de uma prova pericial. O momento da realização da prova em uma ação judicial pode demorar a chegar, pois ela é feita no curso - ao longo - do processo.

A outra possibilidade, até mesmo para não ficar com a moto presa, ou com risco de ser utilizada e aumentar os danos ao motor, seria fazer uma ação que se chama Cautelar Antecipada de Provas, onde a prova feita com o motor da moto desmontado é feita logo no início, e a Yamaha acompanha, pois a perícia será feita por um perito oficial indicado pelo Juízo. Nesse caso, os autores podem - e devem - indicar um perito particular para acompanhar a perícia, o chamado Assistente Técnico.

Feita a prova inicialmente, via cautelar, a moto fica liberada e depois se entra com a ação indenizatória, que pode conter outros pedidos como substituição do motor, componentes, ou até mesmo da moto, a ser avaliado.

Portanto, penso que desmontar o motor unilateralmente seria uma perda de tempo, por não ser uma prova oficial, mas apenas complementar.
SUPER TÉNÉRÉ XT 1200Z Azul - 2015
=============================
Ex. TÉNÉRÉ XT 660 Z - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XTZ 250 - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Preta - 1993
Ex. Super TÉNÉRÉ XTZ 750 - Azul - 1997
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Azul - 1991
Ex. RD 350 - 1990

Jacques Fernandes
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 30 Nov 2013, 20:12
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro - RJ.

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Jacques Fernandes » 12 Jun 2015, 10:24

Dust escreveu:Digo a mesma coisa sobre a produção de material para ser usado em juízo por quem vier a ter problema de baixa de óleo, Jacques Fernandes. A única forma de bancar uma briga contra uma empresa com poder econômico como são as redes de CC da yamaha é juntando consumidores com o mesmo dano.

Veja só, logo na Distac Laranjeiras, os caras têm a cara de pau de falar que "desconhecem completamente" outros casos de 660z consumindo óleo. Logo lá, onde vários integrantes deste fórum levam suas motos, e já conhecem todos. Até acredito que têm que mentir para garantir o emprego por ordem dos donos da CC, mas tem que ter muito "sangue frio" para falar isso repetidas vezes para tantos clientes...

Lamentável.
A cara de pau deles em negar ciência quanto ao problema é realmente inacreditável!!
SUPER TÉNÉRÉ XT 1200Z Azul - 2015
=============================
Ex. TÉNÉRÉ XT 660 Z - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XTZ 250 - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Preta - 1993
Ex. Super TÉNÉRÉ XTZ 750 - Azul - 1997
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Azul - 1991
Ex. RD 350 - 1990

Responder