Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
escandinavo
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jan 2015, 22:08
Cidade onde mora: novo hamburgo-rs

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por escandinavo » 19 Nov 2015, 23:30

Olá, estou com minha ten 660z 2013, em fevereiro deste ano rodei durante 30 dias consecutivos com ela, destino ushuaia , fiz trocas de óleo normal na kilotragem da viajem ,5000km, a moto já está 25.000km , sendo que no retorno para casa dei uma tocada forte nos últimos 2600 km de Bahiablança até em casa , Porto Alegre, 130 140 sem dó, e sem parar,chegando em casa não tinha baixado o óleo , pois li este relato e me bateu o pavor, acabei tirando todo óleo da moto para medir e estava ok, rodei por 900km de ripio e tinha um leve pó na caixa de ar que mal se via e dava para tirar com o dedo.tambem não tem as borrchas de vedação, mas já meti uma graxa.obs
na argentina optei por colocar 10w40 semi, já aqui voltei a usar o Yamalube
é isso....

NILTON GUIMARAES
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Nov 2014, 12:25
Cidade onde mora: Teresina

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por NILTON GUIMARAES » 29 Dez 2015, 09:59

Olá galera, bom dia!!!
Minha T660 2015/2015, tá com 13.000 Km e no último fds fui até a CC trocar o óleo, pois como viajo toda semana, e acelero sem dó nem piedade, faço as trocas a cada 2.500 km.
Ao fazer a medida do óleo retirado fui surpreendido com aproximadamente 1,5L. Vejam só, o fabricante recomenda que se faça a troca com 5.000 km, e com apenas 3.000 km, pois nessa troca precisei rodar um pouco mais, só foi encontrado isso no motor da minha moto. Coloquei o óleo novo, viajei 250km ontem, num ritmo de 160-170km/h, e na volta ficamos de verificar se o óleo baixou. Tô sossegado pois a garantia da minha moto vai até Jun/2016, mas vou até fim das vias legais (judicial) se necessário for.

NILTON GUIMARAES
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Nov 2014, 12:25
Cidade onde mora: Teresina

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por NILTON GUIMARAES » 30 Dez 2015, 12:10

Por favor, alguém poderia postar o que se deve fazer passo a passo para resolvermos o problema da baixa do óleo.

Grato desde já

NILTON GUIMARÃES

Avatar do usuário
murrins
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 28 Set 2012, 20:31
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por murrins » 05 Jan 2016, 14:10

Motos que estejam ou não na garantia de 1 ano e que fizeram as revisões (carimbadas no manual) nas concessionarias Yamaha não precisam se preocupar, pois a Yamaha certamente solucionará a questão, desde que abram um chamado no SAC e passe pela avaliação deles.
O ideal para que não ocorra esse problema é substituir o quanto antes o filtro original pelo K&N ou similar, pois o filtro original permite que a sujeira da caixa de ar seja sugada pelo motor e cause desgaste prematuro nas partes que atritam.
Eu sem querer acertei na manutenção da minha moto. Após a primeira revisão substitui o filtro de ar original por um de outra marca. Rodei 30 mil kms com ela e como não faço mais a revisão na Yamaha o meu mecânico sugeriu uma medição da taxa de compressão do meu motor. Está Absolutamente idêntica a taxa de um motor zero km.

Avatar do usuário
Bertrand
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Out 2014, 20:16
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Bertrand » 11 Jan 2016, 14:59

Galera a minha é 14/15 e depois de rodar 3.500 km baixou 500 ml .
Isto é normal !?

NILTON GUIMARAES
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Nov 2014, 12:25
Cidade onde mora: Teresina

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por NILTON GUIMARAES » 21 Jan 2016, 10:46

Minha T660 é 2015/2015 e hoje está com pouco menos de 15.000km rodados. Toda semana viajo aproximadamente 600km, pois moro a 250km da cidade onde trabalho. Há algum tempo atrás percebi a ponteira do escapamento (prateada) completamente preta, e pra minha surpresa ao chegar em casa na última sexta-feira, constatei que a minha motocicleta está soltando óleo pelo escapamento; basta acelerar forte que ela solta uma fumaça preta pelo escapamento. Levei na CC e eles constataram esse problema. O mecânico baixou o óleo da motoca e pra nossa surpresa, saiu apenas 1,5L, detalhe, rodei apenas 1.800km após a troca do óleo, quando na prática troco a cada 2.500km. Minha moto está com exatos 7 meses de uso. A grande dúvida é, estando minha moto com 7 meses de uso apenas, é correto deixar abrirem o motor da moto para correção?

NILTON GUIMARAES
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Nov 2014, 12:25
Cidade onde mora: Teresina

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por NILTON GUIMARAES » 26 Jan 2016, 10:38

Infelizmente a moto tem um defeito crônico de construção, e sou da opinião que a YAMAHA é quem tem que resolver essa bronca. Respeito a opinião de todos que, de maneira tantas conseguiram "resolver" esse problema, mas sou extremamente conservador e não concordo em ter que utilizar componentes que não são fornecidos pelo fabricante a fim de resolver paleativamente um problema de engenharia da motocicleta. Fiz todas as revisões programadas, faço a troca do óleo a cada 2.500km na própria CC. Entreguei a moto na CC e estou esperando o que eles tem pra me dizer. O certo é que já disse que não vou aceitar abrirem o motor dele. Se de fábrica não prestou, o que dizer após ser remanufaturada. O correto é que como aqui na minha cidade não têm muitos motociclista com T660, estou nessa sozinho.

K-pot
Mestre
Mestre
Mensagens: 838
Registrado em: 02 Mai 2013, 10:29
Cidade onde mora: Viçosa/MG

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por K-pot » 04 Fev 2016, 14:53

Nilton, infelizmente o forum ta ficando esquecido ( eu sou um que tenho acessado pouco) e isso faz com que as empresas se lixem pra gente pq o brasileiro logo esquece... é bom agitar isso aqui pra verem que muitos tem o problema.
Seguinte, vc não esta sozinho ai... temos um grupo no whatsapp e tem integrantes ai de teresina. Passa o numero do cel depois (por MP).
abraço
CRF 250 L 2013
CB 500X 2023

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Dust » 05 Fev 2016, 10:35

Estou acompanhando ainda o tópico, tentando me informar sobre o que o pessoal tem feito para resolver essa falha de projeto da yamaha, e o resultado de cada medida. Ainda tenho interesse nessa moto.

Mas desde que fizeram esse grupo fechado no whatsapp esse tópico ficou abandonado. Como as informações não estão públicas, fica mais difícil para outros proprietários da moto e pessoas que estão pensando em comprar, saber a real dos problemas.

Essa estratégia de negociar com a yamaha nos bastidores é uma boa... para a yamaha.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por MarlonRR » 05 Fev 2016, 11:28

Um amigo teve que mandar fazer o motor completo, orçamento ficou em 4.500. Estava consumindo muito óleo, coisa de 500 ml por 1000km

O pior foi que não conseguiu a garantia, pois não tinha um carimbo em uma das revisões

Responder