Batendo pino

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
marcelocar
Visitante
Visitante

Batendo pino

Mensagem por marcelocar » 08 Out 2014, 23:55

Galera,

Estou com um problema com a minha t660 e gostaria de saber se alguem tem alguma ideia do que possa ser, ate porque ja rodei mecanicos aqui no rio e ninguem sabe dizer ao certo e estou cansado de curiosos... Minha moto na arrancada (da 1a a 2a marcha) da uma batidinha de pino a nao ser que eu de uma acelerada p aumentar o giro dela e arrancar em seguida. Busquei tricar o gasolina comum que estava colocando por podium mas não melhorou nada, pois como nos sabemos nossa gasolina é aquilo... Alguem pode me sugerir o que possa ser ate por que ela perdeu um pouco da arrancada e parece meio xoxa... De final esta na boa, mas arrancada... Ta mal... Sinto a diferença de quando a busquei e a yamaha é uma M... Nao da p confiar...obrigado e agradeço a ajuda

Avatar do usuário
glaucomoreira
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 773
Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
Cidade onde mora: sao paulo sp

Re: Batendo pino

Mensagem por glaucomoreira » 09 Out 2014, 00:11

ja viu as valvulas????? com quantos km ela está???
quando a moto fica "xoxa" em geral é sintoma de valvulas presas..... eu começaria por ai
sou o q sou e é tudo q sou

Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada

marcelocar
Visitante
Visitante

Re: Batendo pino

Mensagem por marcelocar » 09 Out 2014, 08:18

Opa Glauco,

Obrigado pela resposta, ja havia pensado nisso sim, ela esta com quase 16.000km.
Não sera muito pouca km para bater pino?

Abraço e mais uma vez obrigado

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Batendo pino

Mensagem por diegonunes » 09 Out 2014, 08:47

Esse negócio de culpar a gasolina (como costumam fazer nas CC's) é mera transferência de problema. Abasteço a décadas em alguns postos aqui em Recife-PE e nunca fizemos sequer uma limpeza de bico nos carros e motos, já vendemos carros com mais de 150.000 km em perfeito estado. Atualmente, os dois carros estão com 90.000 km e também passaram por limpeza ou intervenção relacionadas a problemas com combustível.

A batida de pino esta geralmente associada a:

- Excesso de carbonização no motor;
- Problemas de ignição;
- Combustível de baixa octanagem (adulterado)

Eu acho difícil (mas não impossível) que essa moto esteja batendo pino, é comum confundir o barulho natural dos motores Yamaha com problemas. Esse motor tem pistão com saia curta, descompressor e acionamento de válvulas por balancim.

É bom verificar esse circuito, já que você alega perda de potência em baixa.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

marcelocar
Visitante
Visitante

Re: Batendo pino

Mensagem por marcelocar » 09 Out 2014, 12:09

Opa Diego,

Obrigado pelas dicas tambem, vou verificar todas as hipoteses que me apareceram aqui.
Na verdade ela de final esta bem, a arrancada é que está "presa" e realmente bate pino, infelizmente.

Mais uma vez obrigado

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Batendo pino

Mensagem por ivojoseaug » 09 Out 2014, 14:47

Diego, é possível o cara não ter potência em baixa e ter uma velocidade final normal?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Batendo pino

Mensagem por diegonunes » 09 Out 2014, 19:54

É possível.

Como o sistema de injeção trabalha com mapas diferenciados pra rotações baixas e altas, um problema de ignição ou mecânico mesmo, poderia apresentar problema em apenas uma das ocasiões. A inércia do conjunto pode vencer algum destes problemas e indicar bom funcionamento na alta rotação.

Outros problemas podem ocasionar o contrário, potência em baixa normal e velocidade final reduzida.

Motor é sistemático demais, tem que analisar tudo, parece uma mulher, hehehehe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Batendo pino

Mensagem por Monteverdi » 13 Out 2014, 21:53

Olá gente, minha XT660 também faz esse barulho em rotações pouco mais altas. Confesso que no começo me preocupei, mas depois desencanei, pois vi que, assim como o motor da Fazer 250, esse motor da XT é cheio de barulhos, principalmente depois que esquenta.

Pretendo, por precaução, levar num mecânico para observação. Mas, devo me preocupar, ou é algo normal mesmo dessas motos?

Inté! :thumbup:
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

stratico
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Abr 2016, 07:41
Cidade onde mora: Londrina/PR

Re: Batendo pino

Mensagem por stratico » 10 Abr 2016, 08:16

Bom dia galera!

Estou ressuscitando este tópico pois sou novo com a Te66.

Comprei a minha dia 08/04/16, é 2012/2012 com 14500km, não sei se é falta de costume com a Yamaha, mas depois de 4000 rpm ela apresenta barulho no motor, parece de ferro batendo, pode ser que seja normal como alguns dizem, na baixa até 4000rpm fica normal.
Estou gostando muito da moto, apesar do tamanho é ágil no trânsito.

Abraços.
André Stratico
Londrina / PR

ST1200
Tenere 660
XR200
Titan 125

Responder