pipoco ao desacelerar
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Re: pipoco ao desacelerar
Bora pipocar então.... kkkkkkkkkkkkkk
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
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Re: pipoco ao desacelerar
É o bonde do pipoco kkkkkk
Enviada pelo celular.
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Re: pipoco ao desacelerar
Vou relatar minhas experiências.
Tanto na Drag Star como na Bandit 650 (e em outras moto que não tive) existe um sistema que adequa as emisões de poluentes. Na Yamaha ele é chamado de AIS e na Suzuki de PAIR. Isso nada mais é que a indução de ar puro na saida de gases do cilindro, bem onde o escapamento é conectado. Como a queima não é completa os gases ainda muito quentes recebem o ar puro e novamente explodem, por assim dizer. Com isso os gases emitidos atendem às Leis ambientais. Isso é melhor percebido quando se coloca escapamento esportivo, que não tem todas as câmaras de abafamento.
O que se costuma fazer é obstruir o cano que leva o ar puro até a saida do escapamento, evitando essa segunda queima e os estouros cessam.
Não sei dizer se as 660 têm esse sistema, mas a obstrução impede os estouros e a única consequência é a maior emissão de poluentes, não afetando a vida útil da motocicleta.
Vai da consciência ambiental de cada um.
Eu testei e funcionou nas duas, mas reverti o sistema depois.
Tanto na Drag Star como na Bandit 650 (e em outras moto que não tive) existe um sistema que adequa as emisões de poluentes. Na Yamaha ele é chamado de AIS e na Suzuki de PAIR. Isso nada mais é que a indução de ar puro na saida de gases do cilindro, bem onde o escapamento é conectado. Como a queima não é completa os gases ainda muito quentes recebem o ar puro e novamente explodem, por assim dizer. Com isso os gases emitidos atendem às Leis ambientais. Isso é melhor percebido quando se coloca escapamento esportivo, que não tem todas as câmaras de abafamento.
O que se costuma fazer é obstruir o cano que leva o ar puro até a saida do escapamento, evitando essa segunda queima e os estouros cessam.
Não sei dizer se as 660 têm esse sistema, mas a obstrução impede os estouros e a única consequência é a maior emissão de poluentes, não afetando a vida útil da motocicleta.
Vai da consciência ambiental de cada um.
Eu testei e funcionou nas duas, mas reverti o sistema depois.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).
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Re: pipoco ao desacelerar
Exato e isso é totalmente normal.
Aproveitando o post do colega, pq os "pipocos" vulgarmente chamados ocorrem mais ou menos com a marcha lenta?
Claro, se vc diminuir ou aumentar a mistura de lenta, que a quantidade de combustível que ainda vai quando está desacelerendo para o sistema aumenta ou diminue os estouros dentro do cano do escap.
Os carburas normalmente fazem mais devido sua regulagem de alta e de baixa serem precisas e também depender de um bom dedo e ouvido dos mecânicos.
Além de que alguns sistemas antigos do conjunto ainda não tinham controle de emissão e seus catalisadores, assim passando mais combustível para o escapamento e os pipocos lindos nas desacelerações...
Não vou entrar em detalhes técnicos por ser extenso...basicamente é isso. Tem muita matéria falando a respeito no You Tube e Google.
Bons pipocos!
Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Aproveitando o post do colega, pq os "pipocos" vulgarmente chamados ocorrem mais ou menos com a marcha lenta?
Claro, se vc diminuir ou aumentar a mistura de lenta, que a quantidade de combustível que ainda vai quando está desacelerendo para o sistema aumenta ou diminue os estouros dentro do cano do escap.
Os carburas normalmente fazem mais devido sua regulagem de alta e de baixa serem precisas e também depender de um bom dedo e ouvido dos mecânicos.
Além de que alguns sistemas antigos do conjunto ainda não tinham controle de emissão e seus catalisadores, assim passando mais combustível para o escapamento e os pipocos lindos nas desacelerações...
Não vou entrar em detalhes técnicos por ser extenso...basicamente é isso. Tem muita matéria falando a respeito no You Tube e Google.
Bons pipocos!
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Re: pipoco ao desacelerar
Foi o que o @Marcel falou.
http://i201.photobucket.com/albums/aa20 ... XT660Z.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
As motos modernas (A Ténéré 250 não possui até 2015) tem este sistema chamado de AIS (Air Induction System), é uma válvula elétrica que fica logo acima da bobina do lado direito da moto.
A a valvula regula entrada de ar através de uma mangueira que sai da caixa de ar, e entra no cabeçote no meio das duas saídas do escapamento.
Esta válvula se abre quando o sensor da água identifica que está frio, jogando ar frio, esquenta o catalizador, que só trabalha bem a quente.
Pessoal na gringa isolou este sistema e não perceberam nenhum ganho - nem perda - de potência em dinamômetro.
Pode obstruir o tubo diretamente na saída da caixa de ar com um parafuso por dentro do tubo, ou removendo todo o sistema e tampando a caixa de ar, e a entrada de ar no cabeçote.
Caso desconecte o plugue da válvula, ela permanecerá eternamente aberta, isso não se deve fazer.
Vejam um tutorial no XT660.net
http://xt660.com.br/showthread.php?720- ... scapamento" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i201.photobucket.com/albums/aa20 ... 660AIS.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
ABS
http://i201.photobucket.com/albums/aa20 ... XT660Z.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
As motos modernas (A Ténéré 250 não possui até 2015) tem este sistema chamado de AIS (Air Induction System), é uma válvula elétrica que fica logo acima da bobina do lado direito da moto.
A a valvula regula entrada de ar através de uma mangueira que sai da caixa de ar, e entra no cabeçote no meio das duas saídas do escapamento.
Esta válvula se abre quando o sensor da água identifica que está frio, jogando ar frio, esquenta o catalizador, que só trabalha bem a quente.
Pessoal na gringa isolou este sistema e não perceberam nenhum ganho - nem perda - de potência em dinamômetro.
Pode obstruir o tubo diretamente na saída da caixa de ar com um parafuso por dentro do tubo, ou removendo todo o sistema e tampando a caixa de ar, e a entrada de ar no cabeçote.
Caso desconecte o plugue da válvula, ela permanecerá eternamente aberta, isso não se deve fazer.
Vejam um tutorial no XT660.net
http://xt660.com.br/showthread.php?720- ... scapamento" onclick="window.open(this.href);return false;
http://i201.photobucket.com/albums/aa20 ... 660AIS.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: pipoco ao desacelerar
Ola, amigo a minha eu comprei de segunda mão,ano 2012, mas muito bem conservada e quando comprei o antigo proprietário já me avisou que não era pra estranhar os pipocos pois é normal dela....se tiver novidades posta ai pra que todos saibam..
- Pedro Amorim
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Re: pipoco ao desacelerar
Rapaz.... se a minha Tenere um dia não pipocar eu ficarei muito chateado kkkk
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Re: pipoco ao desacelerar
Semana passada adquiri minha Te66 ano 2016 com míseros 6.646 kms, muito bem conservada, uma legítima moto de garagem (parabéns Roberto!). Não conhecia a Te66 de perto, mas primeira coisa que percebi quando ligamos a moto na casa do antigo dono foi esse tal "pipoco". E foi justamente o que me encantou nesse motor, além da potência é claro! Helicóptero sobre duas rodas...