MOTO AQUECE DEMAIS

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por CelioDias » 28 Mar 2014, 17:47

Acabei não viajando no carnaval... mas fiz outros passeios com garupa... é ótima na estrada e não posso falar do calor, pois nos dias estava um calor animal....
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
J.Ricardo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 66
Registrado em: 12 Fev 2014, 13:02
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por J.Ricardo » 01 Abr 2014, 22:30

Falando sério? Incomoda muito mais usar roupa de cordura no sol do que o calor da Té. Sinceramente, não acho que inviabiliza condução nenhuma, nem no trânsito urbano.

Mais uma vez: motor de alta performance esquenta. Na Té, na VStrom, na BM, em qualquer marca e em qualquer lugar.
José Ricardo
Teneré 660 - "Sarah Lee"
Brasília - DF

Avatar do usuário
Andre Canario
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Fev 2014, 23:25
Cidade onde mora: Barra do Pirai/RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Andre Canario » 02 Jun 2014, 00:26

Pessoal,

Abaixo, coisas simples que fiz, e que, pelo menos na minha, resolveu a "esquentação" da perna esquerda.
Quero deixar claro que não sei se funciona em qualquer configuração da 66, na minha funcionou perfeitamente, mas ela é abaixada 5cm na traseira e 1,5cm na dianteira... nao sei se essa alteração de altura interfere na captação e saida do ar, portanto, nao garanto que vai funcionar em todas.
Nao sei responder se resolve tb em transito pesado, pois só uso p/ viagem, e nao no dia a dia... e como só ando sozinho, nem me preocupei com a "esquentação" de bunda da garupa.
E, como podem ver nas fotos, uso o protetor de motor da Livi.

Tentei resolver o problema deixando a maior originalidade possivel, pois eu nao queria fazer como aquele cara do blog que alterou a moto toda.

1 - A primeira coisa que tentei, foi enrolar o escapamento com uma manta que aguentasse altas temperaturas e nao derretesse como a Termo Tape... usei a Inferno WARP, comprada na http://www.101racingparts.com" onclick="window.open(this.href);return false; (no momento estao em falta), essa foi a unica parte cara, pois custou mais de R$400,00 um rolo com 15 metros. Cheguei a enrolar todo o escape, desde a saida do coletor, mas o que ficou melhor foi deixando a primeira parte livre. Troquei tambem o parafuso da carenagem inferior, colocando um maior, usei da carenagem do farol da Fazer 250 com tantas arruelas qtas consegui, p/ que captasse mais ar em direção ao motor... só isso ja deu uma boa melhorada, mas nao resolveu definitivamente.









2 - Aproveitei o angulo do protetor de motor da Livi, e coloquei um defletor de ar, assim, alem da carenagem já ter melhorado um pouco, eu ia conseguir um fluxo maior em direção ao motor. Bingo... nao sai mais aquele ar quente que esquenta a perna na estrada. Aproveitei e colei um adesivo da Alpinestars só p/ dar um destaque e nao ficar tudo preto.



3 - Cheguei a fazer defletor p/ lado direito por questao de estetica, mas nao deu certo, pois o ar captado pelo direito atravessava a moto e eu sentia todo na perna esquerda, entao tive que tirar.





É isso aí... espero que essas dicas simples sirvam p/ mais alguem ai.

abs

Andre

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Monteverdi » 03 Jul 2014, 10:28

Olás gentes!!

Engraçado essa "esquentação" toda na TE660. Quando andei numa BMW G650 fiquei impressionado com o calor nas pernas, principalmente porque nunca tinha andado numa moto com radiador. Comprei a XTR esperando a mesma coisa mas o aquecimento nas pernas é menor. O "quentume" vem quando a ventuinha é acionada, mas não é esse grande incômodo que os colegas falaram sobre a TE.

Também, já viajei com bagagem amarrada sobre o bando e não percebi aquecimento anormal na região dos escapes. Acho que por ter mais carenagens e um motor mais coberto, na TE, o calor fique mais canalizado. dando a sensação de super aquecimento nas pernas.. Será?

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
Dpomarico
Administrador
Administrador
Mensagens: 1398
Registrado em: 21 Abr 2013, 12:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Dpomarico » 03 Jul 2014, 10:40

A T660 não esquenta nada perto das HDs :?
_________________
Administração/Moderação
Ténéré Club

David Pomarico (Pomarola)
São Paulo / SP

Atual: Suzuki Vstrom XT 650
HD Softail Deluxe 2014
Tenere 250 Azul 2012/2013

Avatar do usuário
DiegoGarrafa
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 262
Registrado em: 01 Mai 2012, 21:56
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por DiegoGarrafa » 03 Jul 2014, 10:43

Monteverdi escreveu:Olás gentes!!

Engraçado essa "esquentação" toda na TE660. Quando andei numa BMW G650 fiquei impressionado com o calor nas pernas, principalmente porque nunca tinha andado numa moto com radiador. Comprei a XTR esperando a mesma coisa mas o aquecimento nas pernas é menor. O "quentume" vem quando a ventuinha é acionada, mas não é esse grande incômodo que os colegas falaram sobre a TE.

Também, já viajei com bagagem amarrada sobre o bando e não percebi aquecimento anormal na região dos escapes. Acho que por ter mais carenagens e um motor mais coberto, na TE, o calor fique mais canalizado. dando a sensação de super aquecimento nas pernas.. Será?

Inté!
Acho que o que você disse com certeza faz a diferente a Té660 tewm mais carenagens e o escape é mais escondido....acho que com isso o calor fica mais concentrado no interior da moto.../11

Abraços!!
Yamaha YS 250 FAZER 08/08 - 11/2011 À 05/2012 * Yamaha XTZ 250 TÉNÉRÉ 12/12 - 05/2012 À 07/2013
Honda BIZ 125 o9/o9 - 12/2009 À 03/2011 * Honda XRE 300 11/11 - 03/2011 À 11/2011

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Luiz Koudela » 03 Jul 2014, 15:37

Apos alguns meses com a t66, posso dizer que o calor não me incomoda mais... A não ser que ande de bermuda, também ajudou a diminuir o intenso calor, acredito eu, a troca do liquido do arrefecimento do motor pelo motocool (motul). Lembrando também que o cano de exaustão do motor da t66 vem pelo lado esquerdo superior do motor, bem ao lado da perna... Lá também tem um Y invertido... Então, diferente da xtr que os exaustores passam por baixo da motoca... Com relação ao banco, o da minha motoca nunca esquentou!
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Monteverdi » 03 Jul 2014, 20:14

Uai.... Não entendi um negócio.. :crazy: No escape da TE660, saem dois canos do motor, vira apenas um cano quando passa pelo lado esquerdo do motor e depois se divide em em dois nas ponteiras?.. Vendo as fotos com mais calma fiquei com essa dúvida..

Na verdade, a XTR deveria ter os canos passando pelos lados e não por baixo do motor, já que é uma moto muito mais "off". Estranho..kk

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Luiz Koudela » 03 Jul 2014, 20:29

Quase isso... A verdade que embaixo do banco a um "bojo" com duas saídas, não escapes independentes como a xtr... De acordo com a foto a xtr tem os canos passando por baixo... Repare na xtz... O Y é exatamente por trás do protetor no lado esquerdo, a perna vai bem ali!!


Imagem


Imagem

Imagem
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: MOTO AQUECE DEMAIS

Mensagem por Luiz Koudela » 03 Jul 2014, 20:45

Monteverdi escreveu:Uai.... Não entendi um negócio.. :crazy: No escape da TE660, saem dois canos do motor, vira apenas um cano quando passa pelo lado esquerdo do motor e depois se divide em em dois nas ponteiras?.. Vendo as fotos com mais calma fiquei com essa dúvida..

Na verdade, a XTR deveria ter os canos passando pelos lados e não por baixo do motor, já que é uma moto muito mais "off". Estranho..kk

Inté!
Postei umas fotos...
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Responder