Filtro de Ar original

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Elsinho
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Fev 2015, 02:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/ RJ

Filtro de Ar original

Mensagem por Elsinho » 09 Fev 2015, 13:14

Olá a todos, sou novo no mundo das motocicletas e estou com uma Ténéré 660 Z, 2012.
Eu gostaria de saber se o filtro original devo trocar ou só limpar basta?
Obrigado!

Avatar do usuário
andersondd
Novato+
Novato+
Mensagens: 31
Registrado em: 25 Dez 2014, 21:14
Cidade onde mora: Sampa

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por andersondd » 11 Fev 2015, 11:41

Ele está muito sujo? Se a moto só anda na cidade não suja muito...

Avatar do usuário
rubens caruso
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 80
Registrado em: 12 Mai 2014, 14:40
Cidade onde mora: Ibiuna/SP

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por rubens caruso » 14 Jun 2015, 20:13

Elsinho, segundo o relato de vários proprietários aqui no site mesmo o Filtro original não é muito eficiente. Veja os relatos deste problema no exterior também. No meu caso, peguei a moto e já estou por segurança trocando o filtro original por um da Moldspuma Off Road. Dê uma lida no fórum, acredito que a troca é de vital importância para garantir segurança ao motor.
Moto Atual: Tenere 660 - 2012 --- 26.800 km

Tenere Xtz 250
Mirage 150
Citycom 300i
Midnight Xvs 950
Shadow 750
Shadow 600
Falcon Nx 400
Teneré 600
Burgman 125
Sahara Nx 350
Vespa
Mobilete

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por MarlonRR » 16 Jun 2015, 00:52

Também irei trocar o meu pelo da moldspuma, ainda mais que pretendo pegar um offroad

Jacques Fernandes
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 30 Nov 2013, 20:12
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro - RJ.

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por Jacques Fernandes » 16 Jul 2015, 00:12

rubens caruso escreveu:Elsinho, segundo o relato de vários proprietários aqui no site mesmo o Filtro original não é muito eficiente. Veja os relatos deste problema no exterior também. No meu caso, peguei a moto e já estou por segurança trocando o filtro original por um da Moldspuma Off Road. Dê uma lida no fórum, acredito que a troca é de vital importância para garantir segurança ao motor.

Falou tudo!!

Troque pelo de espuma e tem que aplicar óleo especial para filtro de ar e untar com graxa a junção com o snorkel e as tampas laterais da caixa de ar. Alguns têm usado silicone nas tampas laterais.
SUPER TÉNÉRÉ XT 1200Z Azul - 2015
=============================
Ex. TÉNÉRÉ XT 660 Z - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XTZ 250 - Azul - 2014
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Preta - 1993
Ex. Super TÉNÉRÉ XTZ 750 - Azul - 1997
Ex. TÉNÉRÉ XT 600 - Azul - 1991
Ex. RD 350 - 1990

Avatar do usuário
Vlamir
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Mai 2015, 14:01
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por Vlamir » 16 Jul 2015, 08:19

Jacques Fernandes escreveu:
rubens caruso escreveu:Elsinho, segundo o relato de vários proprietários aqui no site mesmo o Filtro original não é muito eficiente. Veja os relatos deste problema no exterior também. No meu caso, peguei a moto e já estou por segurança trocando o filtro original por um da Moldspuma Off Road. Dê uma lida no fórum, acredito que a troca é de vital importância para garantir segurança ao motor.

Falou tudo!!

Troque pelo de espuma e tem que aplicar óleo especial para filtro de ar e untar com graxa a junção com o snorkel e as tampas laterais da caixa de ar. Alguns têm usado silicone nas tampas laterais.
Ola Jacques, que tipo de graxa se usa para as junções? Obrigado

Vlamir

Avatar do usuário
Adriano Portz
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 25 Mai 2015, 08:17
Cidade onde mora: Pirai/RJ

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por Adriano Portz » 09 Ago 2015, 19:20

Troquei pelo moldespuma com óleo especial para filtro de ar da motul. Passei silicone em pasta nas tampas da caixa do filtro do ar. Vamos ver se vai parar de entrar poeira.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Adriano Portz
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 25 Mai 2015, 08:17
Cidade onde mora: Pirai/RJ

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por Adriano Portz » 12 Ago 2015, 11:49

Estou encomendando o anel de vedação das tampas da caixa de ar da tenere. Verifiquei que também não tenho esses anéis de vedação. Creio que a moto deva ter vindo zero sem os anéis. Triste yamaha do Brasil.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Avatar do usuário
Jonatas Fração
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:48
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por Jonatas Fração » 31 Ago 2015, 11:35

Buenas pessoal.
Estou trocando o filtro da minha moto que esta com quase 10 mil km, porém tenho algumas dúvidas depois de ver diveeeersos problemas relacionados ao sistema do filtro de ar da té66.
Minha moto aparentemente não tem problema de folga do elemento do filtro com o "bocal" da caixa do filtro de ar, o que não diminui minha preocupação com o seu perfeito funcionamento.
Pesquisei bastante e não encontrei comparativos que pudessem responder minhas dúvidas, então gostaria de saber a opinião de vocês.
Estou na dúvida entre o filtro original, o K&N e agora esse de espuma que só li comentários satisfatórios.
Minhas principais dúvidas são:
O filtro K&N vai bem no off, melhor que o original ou seu ponto mais forte é a entrada de ar proporcionando maior desenvoltura pro motor?
O filtro de espuma precisa do oleo com qual periodicidade? E a limpeza, de quanto em quanto tempo? E quanto tempo dura?
Estou bem inclinado a comprar o K&N mas minha principal preocupação é com eficiencia da filtragem no uso off e não com ganho de potência.
O que podem me dizer?
Valeu, abraços

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: Filtro de Ar original

Mensagem por MarlonRR » 04 Set 2015, 13:48

Troquei o meu filtro ontem pelo da moldspuma offroad. Quando abrimos a caixa de ar, não encontramos nenhum resquício de poeira. O filtro de ar original estava zerado.

Até agora não senti nenhuma diferença no desempenho da moto, de qualquer maneira irei fazer uma viagem de 3 mil km esse mês e será o teste definitivo

Responder