Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Aqui ficarão as informações sobre a Ténéré 660.
Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Dust » 19 Ago 2015, 22:33

Peraí, eles vendem a motocicleta montada SEM peças que constam no catálogo ? E o consumidor tem que descobrir sozinho e pagar "por fora" ? :crazy:
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
Adriano Portz
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 25 Mai 2015, 08:17
Cidade onde mora: Pirai/RJ

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Adriano Portz » 20 Ago 2015, 06:07

Foi o que aconteceu com a minha moto. Não sei dizer se isso aconteceu com outros.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

danilombode
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Ago 2015, 17:46
Cidade onde mora: Manhumirim

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por danilombode » 20 Ago 2015, 06:52

E o filtro moldespuma?
Quanto as vedações irei verificar se a minha têm...
Obrigado pelas informações acima!
Danilo

Avatar do usuário
Adriano Portz
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 25 Mai 2015, 08:17
Cidade onde mora: Pirai/RJ

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Adriano Portz » 20 Ago 2015, 07:45

Danilo. Comprei meu filtro no mercado livre. O pessoal do fórum tem o contato do fabricante em outro post. Lembrar que este filtro trabalha umidecido com óleo especial que vc deve comprar separado. Comprei o óleo da motul filter oil spray utilizado em motocross e enduro.

Enviado de meu SM-G850M usando Tapatalk

-Mad|Max-
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jun 2015, 13:11
Cidade onde mora: BH-MG

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por -Mad|Max- » 20 Ago 2015, 20:42

Eu não tenho te66, é meu sonho de consumo, mas vou esperar a Yamaha resolver isso;
Acompanhei o fórum e pelos próprios relatos aqui entendi que esse problema ocorre devido à 2 fatores:

-em motos zero por causa do filtro de ar original ineficiente e possível ausência da borracha de vedação
-em motos usadas por causa do filtro e por causa da vedação que se existente já estar velha..

Mesmo assim acredito que a Yamaha não deveria apenas consertar as motos prejudicadas, mas melhorar essa caixa de filtro de ar, trocar o tipo de filtro de ar utilizado (assim como a honda fez na xre em 2014, tirou o filtro de papel e passou a utilizar o filtro umedecido como o da Crf), além de garantir o controle de qualidade no processo de produção...pq lote de moto sair faltando furo em parafuso de passagem de óleo e outras faltando também vedação de caixa de filtro de ar é foda.

Alguém sabe se esse problema ocorreu alguma vez nas xt 660r???
Pesquisei e não achei reclamações da xtzona, e agora com esses problemas da Té eu penso em mudar os planos e fazer o consórcio da xt


valeu :thumbup:

Avatar do usuário
Adriano Portz
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 25 Mai 2015, 08:17
Cidade onde mora: Pirai/RJ

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Adriano Portz » 21 Ago 2015, 06:30

Mad max
Sempre quis a xt zona. Tinha até consórcio dela. Mas quando surgiu tolo em um negócio para a xtz660 não tive dúvidas. São propostas distintas, quase outra moto e comportamento dinâmico. Interessante seria vc andar nas duas. Não estou tirando a culpa da dona yamaha. Já tive tenere 600 1989 e xt600 1992 e nunca tive problemas. Acredito ser displicência mesmo. Temos que reclamar mesmo. Recall e defeitos todas as outras marcas também têm.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

danilombode
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Ago 2015, 17:46
Cidade onde mora: Manhumirim

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por danilombode » 21 Ago 2015, 22:42

O curioso aqui foi conferir sobre as vedações nas tampas do filtro de ar... Moto com 500km e observei que as tampas possuem macho e fêmea, agora pergunto a vcs, mesmo nessa condição há uma vedação? (não vi folga necessária para essa vedação)...

Avatar do usuário
Adriano Portz
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 25 Mai 2015, 08:17
Cidade onde mora: Pirai/RJ

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Adriano Portz » 22 Ago 2015, 05:45

Danilombode. As tampas realmente tem macho e fêmea mas mesmo assim passa poeira andando no off-road. Na cidade e estradas a coisa é menor, mesmo assim se nota um pouco de poeira no fundo da caixa de filtro de ar com o tempo.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

danilombode
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Ago 2015, 17:46
Cidade onde mora: Manhumirim

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por danilombode » 22 Ago 2015, 07:29

Entendido... na revisão de 1000 ja vou solicitar a vedação... até lá vou usar uma graxa ....

Hart
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Ago 2015, 13:41
Cidade onde mora: Floripa SC

Re: Tenere 660 baixando óleo - Ação coletiva

Mensagem por Hart » 22 Ago 2015, 14:18

Li e considerei todas as postagens e juntando com as fotos do Crodao, concluí o seguinte:
O problema (passagem de detritos) não estaria na vedação do filtro e/ou na eventual falta do oring da tampa da caixa, estas seriam as consequências de um filtro muito restritivo, que causaria vácuo na caixa após o filtro, sugando o ar sujo pelos pontos mais frágeis, inclusive por deformação das vedações e tampas abrindo verdadeiras frestas. Sempre imaginando a moto a plena potência.

O Moldespuma, K&N etc amenizam/resolvem por serem menos restritivos, permitindo rodar com o cabo enrolado sem causar grande depressão no pós-filtro.

Por essas é que a recomendação básica de manutenção é limpeza/troca do filtro de ar.

A título de comparação, na XTR660 a simples mudança de filtro original para K&N pode causar uma lambança na caixa do filtro de ar porque acaba com a depressão mínima necessária para sugar e queimar os vapores do respiro do carter que acabam condensando na caixa de ar, vazando, sujando moto e chão de garagem, e também apavorando os donos.

Este é meu 1º post, não possuo Tenere, cheguei aqui pesquisando a respeito dos rumores deste gravíssimo problema, pq penso em trocar a minha XTR 2005 por uma Té seminova. (a minha XTvéia está com 160mil kms, na última troca baixou menos de meio litro após 7mil kms, incluindo o Jalapão.)

Caso essa situação vire uma epidemia, sem a pronta intervenção da dona Y, assim como eu, ninguém comprará uma XTZ usada, e também não nova, considerando que usada não tem mercado.
A maior qualidade da XT é a robustez, a fama de indestrutível.

Responder