Página 1 de 1

Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Enviado: 19 Nov 2017, 23:25
por tjorssato
Boa noite pessoal, tudo bem?

Sou novo no fórum mas acompanhei há um tempo atrás, depois parei por conta da ansiedade em comprar hahaha.

Como minha esposa ficou sem emprego e tínhamos 2 carros, resolvi vender o meu para comprar uma moto, utilizando para o uso diário e também para algumas viagens longas (ainda não decidi muitas, penso fazer as Serras de SC e ir a Sinop/MT) e curtas (um raio de 170km). Minha esposa não está muito animada para ir de moto, mas ela sabe do meu desejo e também acredito que conseguirei convencer ela a ir junto.

Estava decido a comprar a Tenere 250 pela sua flexibilidade de terreno, mas lembro da Tenere ter problemas do freio ficar borrachudo e com o lançamento da nova Fazer com ABS me fez pensar em segurança o que embaralhou minha decisão.

Como mencionei, minhas viagens tem a tendência de ser por estradas asfaltadas, mas mesmo assim sei que a Tenere é mais confortável, pela posição de pilotar, suspensão e outras coisas.

Então surgiu a dúvida: comprar uma Fazer 2018 ABS 0km pela segurança no sistema de freio ou uma Tenere 250 usada (não vejo motivo de 0km pela falta de inovação e por conseguir com um valor melhor) optando pelo conforto e deixando o ABS de lado?

Segue um video mostrando as diferenças da frenagem:
https://www.youtube.com/watch?v=kC238QJhqJE" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Enviado: 20 Nov 2017, 10:01
por Thiago_1100S
anda nas duas e vai na que vc gostar mais...

Re: Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Enviado: 20 Nov 2017, 15:45
por ivnn
ABS é legal; eu tb pagaria 2k a mais para ter ABS na minha Te. Mas no contexto geral de "chegar inteiro e vivo", tenho impressão que ABS é superestimado, e técnicas de pilotagem defensiva são um pouco deixadas de lado, apesar de infinitamente mais importantes. Entre um cachorro louco com ABS e um tiozinho que sabe pilotar, minha aposta será sempre no segundo.

Concordo plenamente com a proposta do Thiago. "anda nas duas e vai na que vc gostar mais..." . Se por acaso a Te fizer você chegar mais inteiro e menos cansado no destino, qual o impacto disso na segurança?

Re: Nova Fazer 250 ABS 0km ou Tenere 250

Enviado: 20 Nov 2017, 20:29
por tjorssato
Legal pessoal. Concordo com a afirmação de "anda nas duas e vai na que você gostar mais", até porque é assim que a maioria escolhe também calçados e outras coisas.
A minha principal dúvida é: o ABS realmente é tão importante ao ponto de trocarmos pelo conformo que uma trail oferece ou a segurança fala mais alto?

O que me deixa com esse ponto de interrogação é que há 11 anos atrás eu sofri um acidente exatamente por não ter o ABS. Havia um carro na minha frente e estava chovendo quando do nada, ele freia e eu atrás tentei parar e a moto travou a roda dianteira e cai com minha esposa na garupa.
Não nos machucamos mas tive danos na moto e no carro na frente, onde a moto bateu no para choque, já que fomos deslizando pelo asfalto. Isso me deixou com receio, pois lembro que assim que resolvi a situação com o dono do veículo, eu pensei que se fosse em rodovia poderia ser muito pior.

Desde essa época eu não pilotei motocicleta, mas a vontade de voltar esta adormecida, então nos últimos anos ela começou a falar mais alto. Como estou muito tempo sem sentir na pele o transito sobre duas rodas, essa dúvida apareceu agora na hora da compra. Como diz o ditado: cachorro picado por cobra tem medo de linguiça.....

Eu irei fazer o Test Drive em ambas as motos mas sei que independente de qual eu me sentir mais a vontade, essa dúvida permanecerá. Então gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto de quem vive isso no dia a dia.