Uma coisa que notei que muda muito o consumo é o quanto vc enrola o cabo.
Ao sair de um farol, com abertura gradual do acelerador, não mais do que o necessário para subir a rotação na curva máxima de aceleração, é favorecida a economia de combustível.
Vou tentar descrever isso na forma de um gráfico (porcamente feito no paint):
Em verde (a), temos a curva de aceleração máxima do motor, que é a razão máxima na qual o motor consegue aumentar sua rotação, desde que não falte combustível.
Em azul (b), temos a curva considerada ideal em termos de aceleração / economia. O conceito é: Não fornecer mais combustível do que o motor pode queimar.
Em vermelho (c), a aceleração estilo motoboy no farol... Vira o cabo no limite, e só vira a mão pra mudar a marcha e volta a enrolar o cabo no limite.
Mas a aceleração real não é diretamente proporcional ao quanto vc vira o cabo, pq motor a combustão não é motor elétrico, que tem a curva de torque linear e desde o primeiro RPM já está com 100% de torque.
Se vc acelerar como (c), a moto vai continuar ganhando velocidade de acordo com o motor, que aumenta sua rotação na taxa (a).
Resumindo... Toda a área entre (a) e (c) é o quanto vc desperdiça de combustível, fazendo o consumo cair dos 28km/L (média aproximada do forum), para 22... 24... 18...
Claro que o peso total influencia muito nisso tudo. Estas suposições foram feitas para piloto sozinho, com bauleto meio cheio. Juntando essas informações com as informações sobre faixa de rotação ideal para cada velocidade postadas algumas páginas atrás, temos um bom subsídio para escolher a nossa tocada, e consequentemente, economizar algumas dilmas em combustível.
Espero ter ajudado, e se falei groselha, por favor me corrijam. (Há um tempo atrás, vi uma discussão sobre testes do método "carga" e do método "casquinha" pra carros, de acordo com o jeito que vc pisa no acelerador, mas não cheguei a nenhuma conclusão prática testando os dois métodos)