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MensagemEnviado: 23 Mai 2011, 08:36 
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é isso aí rodlima......se for de boa faz mesmo.....minha média semanal é 30/31

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MensagemEnviado: 23 Mai 2011, 22:56 
Minha média hoje foi espetacular... 34,56 km/l, não to acreditando até agora, já fiz as contas umas 3 x...

Parece que cada dia que passa melhora...

abraço


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MensagemEnviado: 24 Mai 2011, 16:14 
Galera, a minha está com 370 km e no primeiro tanque fiz 24km/L. É normal? Melhora o consumo a partir de qual kilometragem?


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MensagemEnviado: 24 Mai 2011, 17:12 
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Registrado em: 11 Abr 2011, 16:14
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Cidade onde mora: Campinas
MauOsmio, minha moto fez 32km/l com o primeiro tanque, não acho que seja normal essa média de 24 não, a menos q vc tenha andado com o "cabo enrolado".

Vários fatores podem influenciar nesta média: qualidade da gasolina, tocada do piloto ou mesmo um defeito na moto.

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MensagemEnviado: 24 Mai 2011, 17:25 
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Rapaz moto nova não tem segredo.... consumo alto = mão pesada

Como já foi dito nas páginas anteriores... quer gastar pouco? Acelere suavemente, nada de enrolar o cabo e troque as marchas sempre com 5 mil rpm no máximo.

Sobre o lance de calcular a média, tá explicado na primeira página.

Se fizer isso tudo e não der mais de 30 km/l, aí realmente tem coisa estranha.

Obs: gasolina boa hein, aditivada sempre!!!

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"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)


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MensagemEnviado: 24 Mai 2011, 17:47 
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Registrado em: 31 Jan 2011, 14:42
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Uma coisa que notei que muda muito o consumo é o quanto vc enrola o cabo.

Ao sair de um farol, com abertura gradual do acelerador, não mais do que o necessário para subir a rotação na curva máxima de aceleração, é favorecida a economia de combustível.

Vou tentar descrever isso na forma de um gráfico (porcamente feito no paint):

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Em verde (a), temos a curva de aceleração máxima do motor, que é a razão máxima na qual o motor consegue aumentar sua rotação, desde que não falte combustível.

Em azul (b), temos a curva considerada ideal em termos de aceleração / economia. O conceito é: Não fornecer mais combustível do que o motor pode queimar.

Em vermelho (c), a aceleração estilo motoboy no farol... Vira o cabo no limite, e só vira a mão pra mudar a marcha e volta a enrolar o cabo no limite.

Mas a aceleração real não é diretamente proporcional ao quanto vc vira o cabo, pq motor a combustão não é motor elétrico, que tem a curva de torque linear e desde o primeiro RPM já está com 100% de torque.

Se vc acelerar como (c), a moto vai continuar ganhando velocidade de acordo com o motor, que aumenta sua rotação na taxa (a).

Resumindo... Toda a área entre (a) e (c) é o quanto vc desperdiça de combustível, fazendo o consumo cair dos 28km/L (média aproximada do forum), para 22... 24... 18...

Claro que o peso total influencia muito nisso tudo. Estas suposições foram feitas para piloto sozinho, com bauleto meio cheio. Juntando essas informações com as informações sobre faixa de rotação ideal para cada velocidade postadas algumas páginas atrás, temos um bom subsídio para escolher a nossa tocada, e consequentemente, economizar algumas dilmas em combustível.

Espero ter ajudado, e se falei groselha, por favor me corrijam. (Há um tempo atrás, vi uma discussão sobre testes do método "carga" e do método "casquinha" pra carros, de acordo com o jeito que vc pisa no acelerador, mas não cheguei a nenhuma conclusão prática testando os dois métodos)

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MensagemEnviado: 24 Mai 2011, 22:22 
Vacilei, não sabia que era gasosa aditivada e colequei gasolina comum no 1º tanque, porém foi em um posto de qualidade. Será q o fato de ter usado a comum pode ter afetado o consumo?


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MensagemEnviado: 24 Mai 2011, 23:00 
Não influencia em nada, pode ficar tranquilo. A gasolina aditivada (detergente), mantém os sistemas do motor limpos. Por isso ela é indicada, para manter o motor limpo, só isso.


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MensagemEnviado: 25 Mai 2011, 02:19 
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Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
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Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais
Doug

:palmas: :palmas: :palmas:

Excelente!!

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MensagemEnviado: 26 Mai 2011, 21:52 
Galera, sou contra nossa gasolina "aditivada"...

Só uso comum mesmo, sempre !

Estou chegando a 10.000 km e sempre comum... desmontei o tbi só pra avaliar antes da revisão e ver o que falam depois que eu deixar lá, pois sempre querem enfiar umas limpezinhas de bico e corpo, e vi que estava 100% perfeito !

Ou seja, mais um ponto pra minha comumzinha no tanque... :D

E detalhe ... essa semana fez 33,24 km/l.


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