Acho que antes de mais nada, cada um deveria descrever o seu perfil físico (peso e altura), qual tipo de pneu e calibragem usa, se tem acessórios que causam arrasto, ando só ou com passageiro, enfim..., sem isso fica complicado ter uma referencia comparativa precisa, fica a dica.
Eu tenho 1,80m e peso 90 kg, a minha é uma 14/15 toda original, ando 99% só, inicialmente a minha fazia 28 km/l de média, sempre medi conforme as instruções do nosso Administrador, sem erros então..., vamos lá...
...após substituir os pneus originais (Metzeler Tourance 80/90/21 e 120/80/18) pelos Metzeler Sahara (90/90/21 na frente e atrás mesma medida original), que pus pra encarar umas estradinhas de terra nas folgas
, a moto ficou bem mais pregada no chão, pois os pneus originais além de mais finos (na frente) tinham cravos mais baixos e borracha mais dura, caiu para 25km/l de média,
..pra completar a Dilma f*de com a p*rra da gasolina enchendo ela de álcool, e os postos daqui onde moro adoraram a ideia e mudaram a mistura para venenosos 60% de álcool e 20% gasolina e o resto de água ou outro bagulho qualquer (é que dá pra supor pelo tom de cor dela),
agora faz 22 a 23 km/l, porém fiz essas últimas médias com cabo enrolado, acabei viciando em andar a 100 km/h pra cima, andando normal não passa mais de 25/ litro
Já penso em retroceder para os Tourance de novo nas medidas originais, a média do velocímetro estou tentando baixar p 80km/h de novo, mas tá difícil
Detalhe a velocidade final também caiu com o pneu mais largo na frente de 135 p 125 km/h no marcador digital, ainda fiz a cagada de reduzir a coroa para 37 dentes, onde caiu p 120 km/h, porém a rotação caiu numa tocada normal a motor gira menos promovendo u guiar mais confortável.
Obs: a minha já passou do 20 mil km.