Ténéré 250 - Consumo médio

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
queiroga
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 29 Jun 2014, 23:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por queiroga » 20 Set 2014, 00:04

Imagem
Minhas Tenereca é daquelas que bebem... mas pelo menos anda bem.

ferrão
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Out 2013, 21:16
Cidade onde mora: rio verde/GO

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por ferrão » 20 Set 2014, 09:42

Na cidade 30 Km/l .Na estrada 27 km/l

paulo_asb
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por paulo_asb » 26 Set 2014, 12:43

Quero compartilhar minha felicidade com relação ao consumo. Consigo fazer mais de 30 km com um litro, meu trajeto diário é em rodovia pois trabalho em uma cidade vizinha. Ando menos de 1 km dentro da cidade e pego 56 km de rodovia para ir e o mesmo tanto para voltar. De carro eu gastava uns R$600 reais por mês em gasolina, agora gasto uns R$160. A estrada é ruim, movimentada e está em reformas, então tem trechos em que ando a 110 km/h e trechos em q ando a 60 km/h. Na buraqueira a moto treme menos que meu carro!rs

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Thales » 27 Set 2014, 14:30

Pessoal, gostaria de uma opinião.

Meu consumo exclusivamente urbano está na casa dos 23-24. A moto está com menos de 700 km rodados. Rodo 90% do tempo sozinho, sem bauleto e com giro baixo.

O período de amaciamento faz com que o consumo seja maior?

Outra coisa que imagino influenciar negativamente: cidade pequena, trajetos excessivamente curtos e veículo rodando boa parte do tempo com motor provavelmente abaixo da temperatura ideal. Trabalho a 2km de casa, o supermercado fica a 1,3 - 1,5 km, e a casa dos meus pais a menos de 800m. É foda, não tem pra onde andar aqui, a menos que eu invente percursos mais longos de propósito, rsrsrsrs. Por outro lado, não sei como o motor consegue se manter frio, com o calor absuro que faz nesta cidade. ;) Aliás, se o clima aqui ajudasse, é claro que eu andaria a pé ou compraria uma bike, mas o fato é que o negócio é surreal.

Enfim, o que vocês acham? Devo investigar isso aí mais a fundo, na revisão dos 1.000km?

Avatar do usuário
CASZ
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:46
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por CASZ » 27 Set 2014, 22:55

23-24 é a minha média de rodovia, carregado, com cabo enrolado e vento contra. Na cidade to fazendo 30 nas mesmas condições que tu. Alias ando com uma mania de testar a autonomia dela. Rodei 395km com o último tanque e entrou 13,2L. Sempre v-power da Shell.
Tenta trocar de posto... Sei que Ipiranga sempre rende menos pra mim.

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Thales » 27 Set 2014, 23:34

Mas, caro CASZ, você levou em consideração o ponto sobre os trajetos curtíssimos que faço normalmente? Neste sentido, o seu perfil é semelhante? Vejo que vc mora numa capital...

Insisto um pouco neste quesito pq percebo que o meu ex-carro também era meio bebedor nesta situação. A dúvida é: será que isto é suficiente para aumentar o consumo na proporção que mencionei anteriormente?

Agora, tem algo que também não relatei, e não sei se faz diferença (faz?): estou calculando estas médias com reabastecimentos na casa dos 150-200 km rodados (fora isso, o método do cálculo é aquele explicado no início deste tópico). O motivo é que se eu esperar baixar para a reserva, neste meio tempo já terei pego trechos em estrada, e a medição não será válida para a situação que tenho em mente (uso exclusivamente urbano). De fato, indo recentemente a uma cidade vizinha, andando no limite de 6000 giros (aprox. 90 km/h), mesclando com trechos dentro da cidade, consegui média de 30 km/l (ainda assim, inferior ao de muitos do fórum, considerando a faixa de rotação usada).

Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Wladimir Souza » 28 Set 2014, 07:39

Thales, bom dia.

Pelo fato do seu trajeto ser curto vc deve estar usando marchas mais baixas, tipo 1°, 2° e 3°. Se for isso, realmente influi no consumo
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Thales » 28 Set 2014, 11:33

Sim, Wladimir, muitas reduções para 1a e 2a, pois o trajeto até o meu trabalho não é uma linha reta. 3a marcha em alguns momentos, mas inevitavelmente a redução vem logo em seguida.

Avatar do usuário
CASZ
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:46
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por CASZ » 29 Set 2014, 22:39

Thales escreveu:Mas, caro CASZ, você levou em consideração o ponto sobre os trajetos curtíssimos que faço normalmente? Neste sentido, o seu perfil é semelhante? Vejo que vc mora numa capital...

De fato, indo recentemente a uma cidade vizinha, andando no limite de 6000 giros (aprox. 90 km/h), mesclando com trechos dentro da cidade, consegui média de 30 km/l (ainda assim, inferior ao de muitos do fórum, considerando a faixa de rotação usada).
Só aumenta o trajéto, pois é travado. 7 km de trânsito bem lento....pela manhã dificilmente consigo engatar a 5ª. Mas ainda assim é um percurso maior que o teu.
Nunca usei ela para ir na padaria...kkkk

Bom, pelo teu relato dos 30km/l parece estar tudo normal.
Não espera mais que isso. Consumo é uma coisa complicada. Depende de inúmeros fatores, não apenas rotação do motor. Garupa, baú, calibragem dos pneus, forma de arrancar no sinal, percurso....etc...etc..
Entre Fazer e Ténéré já rodei mais de 50mil km. Nunca fiz mais que 30km/l :joinha:

weverson fantini
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por weverson fantini » 30 Set 2014, 11:49

:cry: Bom dia ,galera... Sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda. Adquiri uma tenere 2014/2015, e fiz a media de consumo com o primeiro tanque e o resultado foi 20 km/litro ..... Estou achando muito gastona pois estou amaciando e dificilmente passo dos 7000 rpm ...... relembrando que é o primeira vez que encho o tanque e a moto esta com apenas uma semana de uso e 300 km rodados... Esta gastando muito ? ou o consumo tem a ver com o peirodo de amaciamento? O que devo fazer ???? :batecabeca:

Responder