Ténéré 250 - Consumo médio

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
filipetetzner
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2014, 16:33
Cidade onde mora: Artur Nogueira/SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por filipetetzner » 16 Mai 2015, 02:23

Como vocês conseguem essas médias?
A minha com relação 14/41, pneu 140 e Coyote TRS Off Road oscila entre 19km/L (garupado e full throttle) e 24km/L (entre 100 e 110km/h)

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por stcowboy » 16 Mai 2015, 12:04

TARSIO escreveu:
stcowboy escreveu:A minha quando estava amaciando bebia menos, vai entender...

Está fazendo uma média de 30km/l. Vou fazer uma revisão, regular as válvulas e trocar a vela pra ver se melhora.

Não podemos esquecer que atualmente a gasolina esta com maior quantidade de etanol. Pelo menos a COMUM , pelo que sei a ADITIVADA continua com mesma proporção.

Nesse caso quem usar a COMUM terá um consumo médio pior, apesar de que o etanol da uma melhorada na potência do motor.

:joinha: :joinha:
Todas estão com a mesma porcentagem de álcool. E mesmo antes da mudança a minha já bebia mais depois de amaciar. Nessa época, fiz médias inacreditáveis.
filipetetzner escreveu:Como vocês conseguem essas médias?
A minha com relação 14/41, pneu 140 e Coyote TRS Off Road oscila entre 19km/L (garupado e full throttle) e 24km/L (entre 100 e 110km/h)
Mapa da injeção foi ajustado para o escape? Além disso, pneu mais largo aumenta o atrito e prejudica o desempenho. Quanto a relação, não sei a diferença comparada a original.

A minha continua um relógio suíço... 30km/l, trechos de cidade e estrada a no máximo 110km/h, sempre sem garupa.
Imagem

filipetetzner
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2014, 16:33
Cidade onde mora: Artur Nogueira/SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por filipetetzner » 16 Mai 2015, 15:36

stcowboy,
O escape dela já veio com uma curva em inox com entrada pra sonda lambda. Foi trocado todo o sistema. Minha dúvida é se preciso fazer alguma regulagem na sonda ou se ela "se ajusta sozinha".
A área de atrito dele creio que não mudou muito, o MT90 140 é bem oval, acho que vai aumentar mais conforme for desgastando a banda central e ficando mais quadrado, mas aí já vai estar na hora de trocar.
O que notei na moto é que com o pneu 140, ela não tem mais força pra empurrar depois dos 130km/h, pelo fato da circunferência dele ser maior que a do pneu 120 que estava nela antes. Acho que isso influencia no consumo também.

Existiu alguma "bucha" nas primeiras Ténéré que fazia elas beberem mais? Digo isso pois a minha é 11/11, uma das primeiras que saiu.

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por stcowboy » 17 Mai 2015, 10:32

Que eu saiba não houve nenhum problema nesse sentido, afinal, o conjunto do motor é o mesmo da Fazer, já testado e aprovado a anos.
Imagem

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Diel96 » 17 Mai 2015, 11:14

A média de consumo de vcs está muito boa, a minha nunca passou de 29km/l, porém não alivio. Mas estou desconfiando da vela, acabei de chegar de uma viagem de 400km e fez 27km/l, e acho q está andando pouco, chega no máximo 130km/h, vou trocar a vela pra ver se melhora.

filipetetzner
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2014, 16:33
Cidade onde mora: Artur Nogueira/SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por filipetetzner » 18 Mai 2015, 00:05

@stcowboy
Sobre a sonda, pelo escape ser full e já ter entrada pra sonda lambda, preciso mandar fazer algum ajuste nela ou é um item que se ajusta sozinho de acordo com o maior fluxo de escape? Grato
@Diel96
A minha moto comprei usada, e o filtro de ar estava simplesmente TRAVADO de poeira. A moto não passava de 130 também... Troquei e resolveu o problema. Vela também é importante.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por Kakko » 18 Mai 2015, 15:49

a minha faz em média 33 km/l
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por edvar » 18 Mai 2015, 15:59

a minha nunca fez mais que 29km/l
acho curioso que apesar de ser o mesmo motor da Fazer e usar pneus mais fino, na Fazer eu fazia médias de 31 ate 32km/l
acho que o que muda mais é a relação da Tenere, na Fazer eu normalmente trocava marcha entre 4 e 5mil rpm, na tenere sempre acima dos 5.
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

filipetetzner
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 13 Dez 2014, 16:33
Cidade onde mora: Artur Nogueira/SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por filipetetzner » 18 Mai 2015, 22:23

O arrasto aerodinâmico da Té é maior que o da Fazer também

stcowboy
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dez 2013, 12:37
Cidade onde mora: São Paulo/ SP

Re: Ténéré 250 - Consumo médio

Mensagem por stcowboy » 19 Mai 2015, 10:45

filipetetzner escreveu:@stcowboy
Sobre a sonda, pelo escape ser full e já ter entrada pra sonda lambda, preciso mandar fazer algum ajuste nela ou é um item que se ajusta sozinho de acordo com o maior fluxo de escape? Grato
Não entendo muito de mecânica, então não posso te dizer com certeza, mas acredito ser necessário mais algum ajuste sim, afinal acredito que a sonda lambda não é responsável por todos os parâmetros da injeção.
edvar escreveu:a minha nunca fez mais que 29km/l
acho curioso que apesar de ser o mesmo motor da Fazer e usar pneus mais fino, na Fazer eu fazia médias de 31 ate 32km/l
acho que o que muda mais é a relação da Tenere, na Fazer eu normalmente trocava marcha entre 4 e 5mil rpm, na tenere sempre acima dos 5.
Na Fazer eu cheguei a Fazer 36, 32 era a média. Interessante que na Lander, sempre ouvi falar em médias acima dos 30 (melhores que as da Fazer inclusive) e ela também tem os pneus mais finos. Realmente deve ser o maior arrasto da Té que impossibilita médias melhores. Mas pra quem saiu de uma moto que fazia 20km/l como eu, está de bom tamanho :D
Imagem

Responder