Manutenção Pró-Link e Quadro elástico. Té 250

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Jamal
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Mai 2015, 16:05
Cidade onde mora: Jundia/SP

Manutenção Pró-Link e Quadro elástico. Té 250

Mensagem por Jamal » 25 Set 2017, 16:47

Boa tarde amigos,

Preciso efetuar a manutenção da suspensão traseira da minha guerreira, essa manutenção na CC fica a bagatela de R$ 1.100,00.

Gostaria de indicações de onde comprar os Kits completos de buchas/pinos para o quadro elástico e para o Pró Link.


Abraço

Jamal

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Manutenção Pró-Link e Quadro elástico. Té 250

Mensagem por ivnn » 25 Set 2017, 17:36

Que ano ela é?

Eu já usei dessas aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... source=gps

Funciona, mas a cada 3000 a 4000km tem que engraxar por esses bicos. Até comprei uma engraxadeira.

2013 em diante usa rolamento agulha. Daí nunca troquei. Na minha Te 2014 engraxo eu msm a cada 15.000 ou 20.000km. Está com 60000 e só mexi 3x.

Jamal
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Mai 2015, 16:05
Cidade onde mora: Jundia/SP

Re: Manutenção Pró-Link e Quadro elástico. Té 250

Mensagem por Jamal » 26 Set 2017, 10:33

ivnn escreveu:Que ano ela é?

Eu já usei dessas aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... source=gps

Funciona, mas a cada 3000 a 4000km tem que engraxar por esses bicos. Até comprei uma engraxadeira.

2013 em diante usa rolamento agulha. Daí nunca troquei. Na minha Te 2014 engraxo eu msm a cada 15.000 ou 20.000km. Está com 60000 e só mexi 3x.

Bom dia Ivnn, ela é 2011.

Qual foi a durabilidade deste Kit, tendo em vista que é aço/aço, pois creio que se a bucha fosse latão seria melhor.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Manutenção Pró-Link e Quadro elástico. Té 250

Mensagem por ivnn » 26 Set 2017, 13:03

Olha, esse kit está até hoje na lander de minha esposa. Nesse tempo fomos duas vezes ao Chile, primeira vez num rolê de 8500km e na segunda, 10.500km. Nas duas vezes tivemos que engraxar uma vez no meio da viagem.

Creio que no total ela rodou uns 45000km com essas buchas. Já duas vezes eu desmontei elas para inspeção. Estão arranhadas porque, como você mencionou, é aço com aço. Mas depois de engraxar continuam ok por mais uns 3 ou 4kkm.

Antes de montar, eu esmerilhei um canal raso (mais ou menos 0,3mm de profundidade, uns 3mm de largura) em toda volta dos parafusos ali na altura do furo que sai a graxa. A razão é que não tem como você fazer coincidir exatamente o furo do parafuso com o furo do rolete, e a graxa tem que fluir até ficar entre o rolete e a bucha. Então para garantir um fluxo fácil até a zona de interesse, uma pequena rebaixada do diâmetro do parafuso na altura do furo é eficaz. A graxa sai do parafuso, anda pelo rebaixo esmerilhado até achar a saída no furo do rolete. Não há que se preocupar com "fragilizar o parafuso" pq o rebaixo é pequeno e o parafuso não sofre momento fletor naquele ponto.

Mas instalar essas buchas foi um saco. Tive que tornear um tubo de aço para servir de ferramenta de extração da bucha antiga, e tirei meio que na violência (martelo no tubo usinado), tudo obviamente fora da moto. Eu diria que não dá pra "fazer em casa". As buchas novas também entraram justas.

Olha, seu eu fosse fazer essa novela tudo de novo, eu não trocaria as buchas. Eu compraria as peças do link novo, de roletes. O cara da CMotos (amortecedores) tinha inclusive me oferecido essa opção, e eu levianamente não aceitei. Agora que tenho link roletado na minha Te vejo como é bom. Acabou o nhéc-nhéc pra sempre.

feliperf
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Mai 2015, 15:51
Cidade onde mora: Duque de Caxias/RJ

Re: Manutenção Pró-Link e Quadro elástico. Té 250

Mensagem por feliperf » 29 Jul 2019, 22:06

Olá! desculpe, sou leigo no assunto, mas qual seria a melhor opção neste caso? As buchas de latão ou de aço? estou para trocar o kit e nenhum vendedor sabe informar ao certo qual seria a melhor opção, refetente ao rangido constante existe algo que acabe definitivamente com ele? tipo alguem conhece algum kit que tenha algum rolamento etc? Obrigado Pessoal!!!!

Responder