Modelo novo ou modelo antigo

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
EDLENO
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jun 2017, 10:59
Cidade onde mora: Manaus

Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por EDLENO » 06 Jun 2017, 11:14

Olá amigos

Vou comprar minha primeira Ténéré e gostaria da opinião de vocês se acham melhor comprar o modelo novo de 2017 ou a versão anterior, estou na dúvida, li em alguns tópicos que a versão anterior está com mais qualidade que a atual.

Agradeço a todos que responderem

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por Thiago_1100S » 06 Jun 2017, 14:25

Vai do que vc quer... o modelo novo, o quadro B é mais forte, ja vem com bagageiro, com a luz de economia no painel, e é flex.

Modelo antigo, vc precisa colocar um bagageiro, o conta giros com ponteiro (eu prefiro), só gasolina (então mais econômica que a nova), vi em algum lugar alguem falando que a nova não tem o botão de apagar o farol, não sei se é do modelo ou arrancaram a do cara em questão (botão inútil p min, tanto que vou mudar a função dele para acender os milhas).....
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por FMainieri » 06 Jun 2017, 16:54

Thiago e Edleno, tive da nova e voltei pra velha.

Vamos lá: Comprei zero uma 15/16 branca das primeiras. Rapaz, linda! Mas em um mês ou dois ela começou a enferrujar. Danava desde zero WD nela! Como sempre fiz em todas as minhas motocas anteriores. Mas logo na concessionária, no dia que fui pegar a Tereteté, vi ferrugem nos aros! ZERO! Nem rodado 1 Km ela tinha!

E fui notando com o tempo: aros, raios, disco dianteiro, quadro abaixo do tanque, dutos de óleo do motor, suporte da pedaleira do garupa, lado direito, guidão alguns pontos de ferrugem por todo ele. Hastes dos espelhos e respectivas porcas. São peças que me lembro agora. Mas aí vocês me perguntam: -Mas cara! Tu mora no Rio! E eu respondo: Rapaz! Tive outras trocentas mil motos aqui, todas tratadas da mesma forma e nunca enferrujaram tanto!!!!

Aí, bateu a crise, veio o caboco coçado, anunciei a motoca só pra ver se ela valia o quanto eu queria e... XAZAM! Vendi. Mas depois de pagar as contas pendentes, zerar minhas agruras, vem o Temer Golpista e me libera um FGTS que eu nem lembrava mais!!! Uhuuuuuuuuuuuuuuuu!

Com o que sobrou das contas e com la plata do Temer Feioso, comprei uma Tererereca 2014/1015. Logo, comparemos as duas agora...

Acabamento: Tenere Véia 1 X 0 Tenere Lindona - Essa que tô agora, tem 10% de ferrugem e só no aro traseiro. Todos os metais da 14/15 parecem mais bem acabados. O motor da 15/16 estaca com a tampa direita toooooda começando a descascar. A 14, NADA! Parece ZERO! Uiaaaaaaa!!!

Comandos: Ténéré Véia 1 X 0 Terereca FLEX - Existe um botão pra desligar o farol e poupar a bateria na hora de ligar a motoca ou em alguma situação que assim precise. Fora isso, tudo igual. Muitos falam, vimos que tem mudanças mas o freio da antiga tem a mesma pegada que a Flex!!! Não senti diferença! Pra proposta da moto, atendem bem. Achei o acelerador mais leve na véia. Na FLEX um pouco mais pesado. Pouco... Pode ser regulagem. Pode ser lubrificação.

Suspensões: Terereca FLEX 1 X 0 Ténéré Véia - Regulagem do amortecedor traseiro é muito melhor na FLEX! Na véia tem que soltar o protetor do amortecedor, desapertar a disgrama da contra porca, apertar porca de regulagem com a chave que nunca vem no kit, arrancar um pedaço do dedo, massacrar as costas, ralar o joelho e se cagar todo de graxa!! Na nova, solta o protetor do amortecedor, vira com uma chave bacana (que não veio na minha) pro lado que quiser, pouca força, coloca o protetor e... Pronto!

Mecânica: Terereca Véia 1 x 0 Tereréia Flex - Todos nós sabemos que motores FLEX em sua maioria, são o pior dos dois mundos. O pior do motor à Álcool, ou seja, beberrão e esquentado, grilador, batedor de pino... E o pior do motor à Gasolina, que seria batedor de pinos também, poluidor. Entre outras características... O consumo da minha atual à gasosa é na casa dos 31 Km/l na cidade e nesse fim de semana em uma tocada de 850 Km, fez 30,9 km/l carregando eu, minha esposa e uma mochila mega monstro nas costas dela. Só comigo, penso que faria 33 fácil. A Flex nunca passou dos 30 Km/l. E andando como moça comportada.

Sempre notei o motor da FLEX muito barulhento! Batendo saia direto, batendo pino, um esporro total de metal naquela jabiraca!!! Carai, me dava nos nervos! Mas sabia que era normal dela. Na véia, sem sacanagem, pelo menos 50% menos de barulho. Quase não bate saia (só depois dos 90 Km/h, com acelerador bem aberto ou reduzindo).

Sei que existem montagens e montagens, motores iguais, barulhos diferentes. Mas a diferença é gritante! E o desempenho do modelo à Gasosa é melhor! Anda um pouco mais (as duas com gasosa, claro) e é notável. Nessa viajada que dei pude notar isso muito bem, pois a moto estava bem carregada!

Beleza: Tereré FLEX 1 X 0 Tenere Véia: Olha, a bunda da FLEX como um todo, deu um ar de motoca grande nela! Todo o conjunto muito bem acertado, bagageiro de fábrica, lanterna de LED, alças pro garupa bem acabadas e bonitas. O modelo anterior tem aquela bunda caída, lanterna de Scooter e paralamas traseiro de Jialing !! Caraio! Feio! De resto, prefiro o painel da antiga, pois o da nova achei estranho. Questão de gosto...

Em suma, qual comprar? A que teu dinheiro der! Se der pra uma véia, compra! Se der pra uma nova, compra! Eu, EU, EEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUU, prefiro a véia!!!

Caraaaaaaaaaaio, escrevi demais!

Bueno, espero ter ajudado. Precisando de algo mais, só chamar!!!


Abração,
Francisco...





Thiago_1100S escreveu:Vai do que vc quer... o modelo novo, o quadro B é mais forte, ja vem com bagageiro, com a luz de economia no painel, e é flex.

Modelo antigo, vc precisa colocar um bagageiro, o conta giros com ponteiro (eu prefiro), só gasolina (então mais econômica que a nova), vi em algum lugar alguem falando que a nova não tem o botão de apagar o farol, não sei se é do modelo ou arrancaram a do cara em questão (botão inútil p min, tanto que vou mudar a função dele para acender os milhas).....

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por KANEKO » 07 Jun 2017, 12:19

FMainieri,

Belo relato.
Tenho uma 2013 e no fim do ano vou querer uma 2015 mais novinha kkkkk para mim a 2016 só é melhor por causa da rabeta nova.

Painel mil vezes o antigo.
Motor flex é igual pato faz tudo mas no fim não faz nada...serio não vejo nenhuma vantagem de usar álcool além que anda caro para caramba.
Filtro de papel nas novas bem melhor o de espuma das antigas.

Avatar do usuário
Street250
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Set 2016, 14:34
Cidade onde mora: My House - SP

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por Street250 » 07 Jun 2017, 12:33

Eu compraria a 2017
Motos atuais
Yamaha Factor ED 125 2014
Yamaha Tenere 250 2017
Yamaha XT660R 2015 "XT cabulosa quase nada... Só meio assustadora quando tá na madrugada"

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por FMainieri » 07 Jun 2017, 15:37

Kaneko,

As 14/15 ainda são das antigas. Mas se não me engano não tem 15/15. Se não me engano vieram logo as 15/16 que foi a minha Blanquita !!!

De fato, a bunda da nova é uma coisa linda! Parece motoca grande! E pelo que vi, dá pra colocar a rabeta (com a luz da placa) e a lanterna, da nova na antiga. Só não vi ainda se teria que tirar o paralamas traseiro. Vou ver se a mudança é viável e coloco aqui. Se sim, certamente vou fazer!!! rsrsrsrs

O painel da nova é estranho. Ficou pequeno, pouco prático. Mas é questão de hábito. Só se acostumar. Vi alguns com defeito, descascando ou embaçando. Mas, não na minha ex. Prefiro o antigo também!

E te falo, só usei álcool uma vez e pra nunca mais!!! O motor bate seco, fica mais um pouco irregular e gastona (em relação ao uso de gasolina) e praticamente não muda o desempenho... E pelo custo do litro do álcool, não vale a pena. Como tu disse, um pato esse FLEX! rsrsrsr

Detalhe importantíssimo esse que tu lembraste: FILTRO DE AR DE ESPUMA nas antigas, papel nas novas! Nem vou entrar no mérito das comparações.

Abração!!!!
Francisco...
KANEKO escreveu:FMainieri,

Belo relato.
Tenho uma 2013 e no fim do ano vou querer uma 2015 mais novinha kkkkk para mim a 2016 só é melhor por causa da rabeta nova.

Painel mil vezes o antigo.
Motor flex é igual pato faz tudo mas no fim não faz nada...serio não vejo nenhuma vantagem de usar álcool além que anda caro para caramba.
Filtro de papel nas novas bem melhor o de espuma das antigas.

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por FMainieri » 07 Jun 2017, 15:39

Camarada!!

Eu comprei! Usei, gostei mas mudei!!! rsrsrs


Abração,
Francisco...



Street250 escreveu:Eu compraria a 2017

Avatar do usuário
Street250
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Set 2016, 14:34
Cidade onde mora: My House - SP

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por Street250 » 07 Jun 2017, 15:43

FMainieri escreveu:Camarada!!

Eu comprei! Usei, gostei mas mudei!!! rsrsrs

Abração,
Francisco...
Street250 escreveu:Eu compraria a 2017
Eu passei a gostar da Tenere quando saiu os modelos mais novos, as 2016

Quando eu via as anteriores, tinha vontade de jogar no forno da Gerdau ou então de passar uma motoserra do meio para trás :animadao:
Motos atuais
Yamaha Factor ED 125 2014
Yamaha Tenere 250 2017
Yamaha XT660R 2015 "XT cabulosa quase nada... Só meio assustadora quando tá na madrugada"

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por FMainieri » 07 Jun 2017, 16:10

Hahahahahaha!!

Tá certo! O modelo novo (sem o painel), é lindo mesmo! Aquela bunda... Aiaiai!! hahahahaha

Mas tu tá certo, o que a Tereteté tem de mais feio é aquela traseira! O paralamas de velocípede, não tem bagageiro, lanterna de scooter... Feia demais!

Na minha coloquei o bagageiro da Givi e melhorou muito! Escondeu aquilo tudo, pois ele é grande e alto, nivel do banco. Deixo sempre uma aranha de elástico presa ali com uma capa de chuva. Já deu uma mudada boa naquelas ancas! rsrsrsr


Abração,
Francisco...



Street250 escreveu:
FMainieri escreveu:Camarada!!

Eu comprei! Usei, gostei mas mudei!!! rsrsrs

Abração,
Francisco...
Street250 escreveu:Eu compraria a 2017
Eu passei a gostar da Tenere quando saiu os modelos mais novos, as 2016

Quando eu via as anteriores, tinha vontade de jogar no forno da Gerdau ou então de passar uma motoserra do meio para trás :animadao:

EDLENO
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jun 2017, 10:59
Cidade onde mora: Manaus

Re: Modelo novo ou modelo antigo

Mensagem por EDLENO » 07 Jun 2017, 21:47

FMainieri

Muito bom seu relato, me ajudou a decidir, vou pegar um modelo 14/15.
To achando melhor

Obrigado a todos pelas respostas, ajudou bastante.

Responder