Thiago e Edleno, tive da nova e voltei pra velha.
Vamos lá: Comprei zero uma 15/16 branca das primeiras. Rapaz, linda! Mas em um mês ou dois ela começou a enferrujar. Danava desde zero WD nela! Como sempre fiz em todas as minhas motocas anteriores. Mas logo na concessionária, no dia que fui pegar a Tereteté, vi ferrugem nos aros! ZERO! Nem rodado 1 Km ela tinha!
E fui notando com o tempo: aros, raios, disco dianteiro, quadro abaixo do tanque, dutos de óleo do motor, suporte da pedaleira do garupa, lado direito, guidão alguns pontos de ferrugem por todo ele. Hastes dos espelhos e respectivas porcas. São peças que me lembro agora. Mas aí vocês me perguntam: -Mas cara! Tu mora no Rio! E eu respondo: Rapaz! Tive outras trocentas mil motos aqui, todas tratadas da mesma forma e nunca enferrujaram tanto!!!!
Aí, bateu a crise, veio o caboco coçado, anunciei a motoca só pra ver se ela valia o quanto eu queria e... XAZAM! Vendi. Mas depois de pagar as contas pendentes, zerar minhas agruras, vem o Temer Golpista e me libera um FGTS que eu nem lembrava mais!!! Uhuuuuuuuuuuuuuuuu!
Com o que sobrou das contas e com la plata do Temer Feioso, comprei uma Tererereca 2014/1015. Logo, comparemos as duas agora...
Acabamento: Tenere Véia 1 X 0 Tenere Lindona - Essa que tô agora, tem 10% de ferrugem e só no aro traseiro. Todos os metais da 14/15 parecem mais bem acabados. O motor da 15/16 estaca com a tampa direita toooooda começando a descascar. A 14, NADA! Parece ZERO! Uiaaaaaaa!!!
Comandos: Ténéré Véia 1 X 0 Terereca FLEX - Existe um botão pra desligar o farol e poupar a bateria na hora de ligar a motoca ou em alguma situação que assim precise. Fora isso, tudo igual. Muitos falam, vimos que tem mudanças mas o freio da antiga tem a mesma pegada que a Flex!!! Não senti diferença! Pra proposta da moto, atendem bem. Achei o acelerador mais leve na véia. Na FLEX um pouco mais pesado. Pouco... Pode ser regulagem. Pode ser lubrificação.
Suspensões: Terereca FLEX 1 X 0 Ténéré Véia - Regulagem do amortecedor traseiro é muito melhor na FLEX! Na véia tem que soltar o protetor do amortecedor, desapertar a disgrama da contra porca, apertar porca de regulagem com a chave que nunca vem no kit, arrancar um pedaço do dedo, massacrar as costas, ralar o joelho e se cagar todo de graxa!! Na nova, solta o protetor do amortecedor, vira com uma chave bacana (que não veio na minha) pro lado que quiser, pouca força, coloca o protetor e... Pronto!
Mecânica: Terereca Véia 1 x 0 Tereréia Flex - Todos nós sabemos que motores FLEX em sua maioria, são o pior dos dois mundos. O pior do motor à Álcool, ou seja, beberrão e esquentado, grilador, batedor de pino... E o pior do motor à Gasolina, que seria batedor de pinos também, poluidor. Entre outras características... O consumo da minha atual à gasosa é na casa dos 31 Km/l na cidade e nesse fim de semana em uma tocada de 850 Km, fez 30,9 km/l carregando eu, minha esposa e uma mochila mega monstro nas costas dela. Só comigo, penso que faria 33 fácil. A Flex nunca passou dos 30 Km/l. E andando como moça comportada.
Sempre notei o motor da FLEX muito barulhento! Batendo saia direto, batendo pino, um esporro total de metal naquela jabiraca!!! Carai, me dava nos nervos! Mas sabia que era normal dela. Na véia, sem sacanagem, pelo menos 50% menos de barulho. Quase não bate saia (só depois dos 90 Km/h, com acelerador bem aberto ou reduzindo).
Sei que existem montagens e montagens, motores iguais, barulhos diferentes. Mas a diferença é gritante! E o desempenho do modelo à Gasosa é melhor! Anda um pouco mais (as duas com gasosa, claro) e é notável. Nessa viajada que dei pude notar isso muito bem, pois a moto estava bem carregada!
Beleza: Tereré FLEX 1 X 0 Tenere Véia: Olha, a bunda da FLEX como um todo, deu um ar de motoca grande nela! Todo o conjunto muito bem acertado, bagageiro de fábrica, lanterna de LED, alças pro garupa bem acabadas e bonitas. O modelo anterior tem aquela bunda caída, lanterna de Scooter e paralamas traseiro de Jialing !! Caraio! Feio! De resto, prefiro o painel da antiga, pois o da nova achei estranho. Questão de gosto...
Em suma, qual comprar? A que teu dinheiro der! Se der pra uma véia, compra! Se der pra uma nova, compra! Eu, EU, EEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUU, prefiro a véia!!!
Caraaaaaaaaaaio, escrevi demais!
Bueno, espero ter ajudado. Precisando de algo mais, só chamar!!!
Abração,
Francisco...
Thiago_1100S escreveu:Vai do que vc quer... o modelo novo, o quadro B é mais forte, ja vem com bagageiro, com a luz de economia no painel, e é flex.
Modelo antigo, vc precisa colocar um bagageiro, o conta giros com ponteiro (eu prefiro), só gasolina (então mais econômica que a nova), vi em algum lugar alguem falando que a nova não tem o botão de apagar o farol, não sei se é do modelo ou arrancaram a do cara em questão (botão inútil p min, tanto que vou mudar a função dele para acender os milhas).....