Quebra no quadro do lado direito

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
felipepossari
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Mai 2014, 22:53
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por felipepossari » 24 Mai 2017, 22:54

Boa noite pessoal. Tudo bem?

Vi diversos problemas em outras Teneres que o quadro quebrou no bagageiro. Eu tenho a moto faz 3 anos e utilizo baú diariamente com o reforço do manivela e de vez em quando eu utilizo os bauletos da Givi de 21 litros.

Ante ontem fui na CC verificar um umas trincas no aro depois que trocaram o cubo traseiro e o mecânico viu essa trinca no quadro. Alguém já teve essa trinca neste local? Trincou apenas o lado direito. Falta +- 1 dedo para a trinca romper. O mecânico me informou que se soldar um reforço que envolve toda a barra do quadro eu não terei mais problemas. O que vocês acham?





Obrigado.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por Diney » 25 Mai 2017, 09:34

Cara isso e excesso de carga, precisa verificar a acao do amortecedor trazeiro, pois se juntar o excesso de carga com amortecedor ruim da exatamente nisso, rompe no subframe do quadro, ja que la na rabeta esta reforcado.

Com a moto completamente carregada vc ainda colocou garupa? pois isto acentua o problema.

E por isso que no manual da moto vem se referindo a capacitade total de carga, se nao obedecer estara por conta e risco.

Nesse caso tem procurar um cara que manja de solda TIG, cortar um cano de aco carbono ( o mesmo do quadro ) fazer uma corbertura sobre a area trincada e efetuar um cordao de solda bem feito, fica otimo, e reforcado, eu no seu caso faria nos dois lados para ficar por igual e a distribuicao para aguentar a carga uniforme, e esteticamente bonito, lixando e pintando corretamente.

OU partir para a solucao mais dolorida e cara, trocar de quadro, basta ir na concessionaria e solicitar um quadro novo, la eles tem um processo de troca de quadro, que este ja vem marcado de fabrica, ai e deixar a moto para ser desmontada e trocar o quadro. O quadro afetado fica na concessionaria para ser destruido ou enviado a fabrica para ser destruido, nao muda nada no documento, pois e a mesma numeracao.

Procure se informar na concessionaria.

Posteriormente avalie se realmente deseja ainda continuar a carregar peso acima do recomendado! e tenha a certeza que o amortecedor traseiro esta em ordem!

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
felipepossari
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Mai 2014, 22:53
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por felipepossari » 26 Mai 2017, 10:15

Diney escreveu:Cara isso e excesso de carga, precisa verificar a acao do amortecedor trazeiro, pois se juntar o excesso de carga com amortecedor ruim da exatamente nisso, rompe no subframe do quadro, ja que la na rabeta esta reforcado.

Com a moto completamente carregada vc ainda colocou garupa? pois isto acentua o problema.

E por isso que no manual da moto vem se referindo a capacitade total de carga, se nao obedecer estara por conta e risco.

Nesse caso tem procurar um cara que manja de solda TIG, cortar um cano de aco carbono ( o mesmo do quadro ) fazer uma corbertura sobre a area trincada e efetuar um cordao de solda bem feito, fica otimo, e reforcado, eu no seu caso faria nos dois lados para ficar por igual e a distribuicao para aguentar a carga uniforme, e esteticamente bonito, lixando e pintando corretamente.

OU partir para a solucao mais dolorida e cara, trocar de quadro, basta ir na concessionaria e solicitar um quadro novo, la eles tem um processo de troca de quadro, que este ja vem marcado de fabrica, ai e deixar a moto para ser desmontada e trocar o quadro. O quadro afetado fica na concessionaria para ser destruido ou enviado a fabrica para ser destruido, nao muda nada no documento, pois e a mesma numeracao.

Procure se informar na concessionaria.

Posteriormente avalie se realmente deseja ainda continuar a carregar peso acima do recomendado! e tenha a certeza que o amortecedor traseiro esta em ordem!

Abs
Eu ando com garupa sim. Eu tenho +- 92 kg e a patroa 55 kg. Se for contar na risca o meu peso mais o dela mais as ferragens que eu coloquei na moto (protetores, reforço, suporte do bauleto) já deu a carga máxima... qualquer viagem que fizermos, estaremos acima do peso recomendado. :cry:

Parti para a segunda solução, solda.

Sobre o amortecedor, a moto está com 61 mil km. Assim que ela voltar da oficina irei providenciar um novo.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por Thiago_1100S » 26 Mai 2017, 18:34

cara supervisiona bem que for sondar, o cara tem limpar bem a area, tirar a tinta, e ferrugem... fazer uma solda penetrante na rachadura, dps esmerilhar o excesso... deixando o tubo liso de novo, ai por cima faz uma luva com um tubo de aço carbono, fazendo o fio de solta em todo o entorno da luva... o cara tem que ser bom p fazer pq se não pode enfraquecer o tubo e no lugar de melhorar, piorar mais ainda seu problema... o correto seria desmontar a moto deixando só no quadro p fazer o serviço... ai dps jatear(limalha fina p não danificar numeração do chassis) o quadro e pintar na eletrostática...ja coloca uma luva do mesmo jeito do outro lado mara manter a estrutura do quadro equilibrada....

e bom saber vou começar a monitorar a minha moto... pois sempre ando carregado e com garupa..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
felipepossari
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Mai 2014, 22:53
Cidade onde mora: Pouso Alegre/MG

Re: Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por felipepossari » 30 Mai 2017, 19:21

Em conversa com outras pessoas, elas levantaram a hipótese da trincar ter aparecido por causa do cavalete. Deixar a moto no cavalete pode ter ocasionado a trinca. O que vocês acham? Deixo a moto no cavalete apenas para lubrificar a corrente ou fazer algo que realmente precise como trocar pneu.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por Diney » 30 Mai 2017, 22:38

Felipe sinceramente? que falou isso sobre o cavalete nao tem a minima nocao do que e uma moto entao!

Essa hipoteses e totalmente absurda e inimaginavel!

Sou mais o seguinte, amortecedor que deve ter perdido a eficiencia somado ao excesso de peso e estradas ruins! ppois como sua moto tem reforco na traseira ele trincou na parte mais obvia que seria no subframe!

Se partir para a solda e fazer como o Thiago sugeriu, faz bem feito, pra nao ter mais dor de cabeca e principalmente para nao desvalorizar o seu bem!

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por FMainieri » 09 Jun 2017, 10:15

Opa!

Em quase sua totalidade de quadros quebrados que eu pude acompanhar, foi erro do proprietário. Se a Yamaha diz que não pode exceder X Kg, pra que diachos vai colocar mais peso??? Logo, vai quebrar!

Até quadro com reforço vi quebrado, como esse aqui. Não existe milagre nem santo milagreiro. Ou respeita os limites da moto ou vai quebrar mesmo...

Coloquei o bagageiro na minha, Givi, mas pra andar sempre dentro dos limites. Se precisar carregar mais peso, ou coloco uma mochila ou prendo o "mais peso no banco". Mas nunca na ponta do quadro... Se não tiver como, vou de carro!! rsrsrss


Abração,
Francisco...

RAFAELFSIERRA
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Mai 2017, 13:45
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Quebra no quadro do lado direito

Mensagem por RAFAELFSIERRA » 25 Jul 2017, 14:01

Diney escreveu:Cara isso e excesso de carga, precisa verificar a acao do amortecedor trazeiro, pois se juntar o excesso de carga com amortecedor ruim da exatamente nisso, rompe no subframe do quadro, ja que la na rabeta esta reforcado.

Com a moto completamente carregada vc ainda colocou garupa? pois isto acentua o problema.

E por isso que no manual da moto vem se referindo a capacitade total de carga, se nao obedecer estara por conta e risco.

Nesse caso tem procurar um cara que manja de solda TIG, cortar um cano de aco carbono ( o mesmo do quadro ) fazer uma corbertura sobre a area trincada e efetuar um cordao de solda bem feito, fica otimo, e reforcado, eu no seu caso faria nos dois lados para ficar por igual e a distribuicao para aguentar a carga uniforme, e esteticamente bonito, lixando e pintando corretamente.

OU partir para a solucao mais dolorida e cara, trocar de quadro, basta ir na concessionaria e solicitar um quadro novo, la eles tem um processo de troca de quadro, que este ja vem marcado de fabrica, ai e deixar a moto para ser desmontada e trocar o quadro. O quadro afetado fica na concessionaria para ser destruido ou enviado a fabrica para ser destruido, nao muda nada no documento, pois e a mesma numeracao.

Procure se informar na concessionaria.

Posteriormente avalie se realmente deseja ainda continuar a carregar peso acima do recomendado! e tenha a certeza que o amortecedor traseiro esta em ordem!

Abs
Quase o preço da moto, essa segunda opção... rsrsrs. Brincadeira.
Uma verdadeira facada rsrsrs...

Responder