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Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 10 Abr 2017, 16:22
por gb_speedy
Primeiro post próprio no fórum :urrruuu:

Acho que é ponto passivo que o centro da gravidade da XTZ 250 é bom quando se está só, mas quando se tem garupa + bauleto a frente dela fica leve, porque o centro de gravidade vai lá para trás.

No meu caso, tenho 76kg, a patroa 62kg e levamos mais uns 6-7kg no bauleto. Não me parece portanto que a moto deveria ficar tão instável, e me parece inseguro pilotar a moto assim. Algum dos colegas mais experientes pode comentar sobre isto, ou conseguiu resolver este problema (ou sou eu que estou bobeando?)

Um abraço!

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 10 Abr 2017, 18:27
por Brunops91
Fala!

Cara a questão é que ela é uma moto trail e ela é leve, o maior problema de garupa e bauleto é que o centro de gravidade, além de ir para trás, sobe. O que dificulta fazer curvas em baixa velocidade.

Realmente a moto fica com a frente mais leve, mas para mim nunca incomodou.

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 10 Abr 2017, 22:40
por Mombaque
Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 10 Abr 2017, 23:19
por Andre Aliardi
Mombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahaha

Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 11 Abr 2017, 08:49
por Fmm4100
Para andar com garupa o ideal é ajustar a pre carga na posição onde a mola fica mais comprimida, como o colega disse acima.
O restante é acostumar com a moto.

Isso acontecia direto com garupa e bagagem, até o dia que passei a dosar a mão nas saídas.

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 11 Abr 2017, 17:15
por Brunops91
Andre Aliardi escreveu:
Mombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahaha

Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve

Verdade, também ajustei a pré-carga da minha e melhorou.

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 11 Abr 2017, 21:22
por Mombaque
Valeu pelas dicas! Acho que vou testar isso. Vcs que fizeram isso sentiram muita diferença pra pilotar com garupa? Deixou a moto mais na mão?

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 12 Abr 2017, 14:03
por Brunops91
Mombaque escreveu:Valeu pelas dicas! Acho que vou testar isso. Vcs que fizeram isso sentiram muita diferença pra pilotar com garupa? Deixou a moto mais na mão?
Sim, ela abaixa menos a traseira e fica mais segura.

A única diferença que você vai sentir é quando for andar sozinho, vai perceber que a moto vai ficar mais dura. Mas é só se adaptar, pois ficar arrumando pré-carga toda hora é um pouco inviável.

Re: Centro de Gravidade com garupa

Enviado: 13 Abr 2017, 18:39
por gb_speedy
Andre Aliardi escreveu:
Mombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahaha

Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve
Legal gente, vou ajustar a pré carga no feriado e depois atualizo aqui para falar se resolveu! Minha moto anterior era uma Suzuki Marauder, então dá para imaginar que não havia este tipo de "problema"...