Centro de Gravidade com garupa

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
gb_speedy
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Out 2016, 15:35
Cidade onde mora: São Paulo

Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por gb_speedy » 10 Abr 2017, 16:22

Primeiro post próprio no fórum :urrruuu:

Acho que é ponto passivo que o centro da gravidade da XTZ 250 é bom quando se está só, mas quando se tem garupa + bauleto a frente dela fica leve, porque o centro de gravidade vai lá para trás.

No meu caso, tenho 76kg, a patroa 62kg e levamos mais uns 6-7kg no bauleto. Não me parece portanto que a moto deveria ficar tão instável, e me parece inseguro pilotar a moto assim. Algum dos colegas mais experientes pode comentar sobre isto, ou conseguiu resolver este problema (ou sou eu que estou bobeando?)

Um abraço!
Yamaha Ténéré 250cc
Suzuki Marauder 800cc

Brunops91
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Out 2016, 23:38
Cidade onde mora: Florianópolis

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por Brunops91 » 10 Abr 2017, 18:27

Fala!

Cara a questão é que ela é uma moto trail e ela é leve, o maior problema de garupa e bauleto é que o centro de gravidade, além de ir para trás, sobe. O que dificulta fazer curvas em baixa velocidade.

Realmente a moto fica com a frente mais leve, mas para mim nunca incomodou.

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por Mombaque » 10 Abr 2017, 22:40

Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por Andre Aliardi » 10 Abr 2017, 23:19

Mombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahaha

Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por Fmm4100 » 11 Abr 2017, 08:49

Para andar com garupa o ideal é ajustar a pre carga na posição onde a mola fica mais comprimida, como o colega disse acima.
O restante é acostumar com a moto.

Isso acontecia direto com garupa e bagagem, até o dia que passei a dosar a mão nas saídas.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Brunops91
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Out 2016, 23:38
Cidade onde mora: Florianópolis

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por Brunops91 » 11 Abr 2017, 17:15

Andre Aliardi escreveu:
Mombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahaha

Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve

Verdade, também ajustei a pré-carga da minha e melhorou.

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por Mombaque » 11 Abr 2017, 21:22

Valeu pelas dicas! Acho que vou testar isso. Vcs que fizeram isso sentiram muita diferença pra pilotar com garupa? Deixou a moto mais na mão?

Brunops91
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Out 2016, 23:38
Cidade onde mora: Florianópolis

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por Brunops91 » 12 Abr 2017, 14:03

Mombaque escreveu:Valeu pelas dicas! Acho que vou testar isso. Vcs que fizeram isso sentiram muita diferença pra pilotar com garupa? Deixou a moto mais na mão?
Sim, ela abaixa menos a traseira e fica mais segura.

A única diferença que você vai sentir é quando for andar sozinho, vai perceber que a moto vai ficar mais dura. Mas é só se adaptar, pois ficar arrumando pré-carga toda hora é um pouco inviável.

gb_speedy
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Out 2016, 15:35
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Centro de Gravidade com garupa

Mensagem por gb_speedy » 13 Abr 2017, 18:39

Andre Aliardi escreveu:
Mombaque escreveu:Já aconteceu comigo de empinar a moto sem querer. Estava na subida com garupa e baú cheio. Foi totalmente inesperado hahaha
Acho que todos já passaram por isso pelo menos uma vez em subida hahaha

Sobre o centro de gravidade com garupa, se você sente a dianteira leve quando está com garupa e baú, é por que a traseira está abaixando (e com isso levanta a dianteira). Você pode mudar a pré carga da mola traseira e assim deixar a moto mais firme, desse jeito a traseira vai descer menos e a dianteira não vai ficar tão leve
Legal gente, vou ajustar a pré carga no feriado e depois atualizo aqui para falar se resolveu! Minha moto anterior era uma Suzuki Marauder, então dá para imaginar que não havia este tipo de "problema"...
Yamaha Ténéré 250cc
Suzuki Marauder 800cc

Responder