A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Franciscoleitao
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A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:07

A Caminho de Minas.
Amigos, afim de contribuir com os irmãos que estão planejando uma viagem com a T, relato aqui minha experiência de 4.750 kms que fiz entre os dias 09 e 17 de setembro entre Ba / RJ / SP / MG
1 - dicas
2 - equipamentos
3 - a viagem
4 - a moto
1 : dicas
-revise totalmente sua motocicleta: pneus ( estado e calibragem- respeite a orientação do manual, muito psi fica sem aderência, pouco aumenta o consumo e pode soltar). Encontre o meio termo.
- se der vacine os pneus, (28 reais por pneu)pneu furado na estrada além do risco , pode estragar um dia de viagem. Se der leve um kit conserto ou câmeras reservas. P.s aprenda a trocar.
- troque óleo e filtros (óleo e ar)se necessário( leve um pouco para completar no caminho( programe as trocas a depender do tamanho da trip). Troquei C 2.500 kms tava bem escuro.
- pastilhas de freio, revise e troque se necessário. Não vacile neste ponto.
- use jaqueta, calça ,botas e luvas adequadas para estrada
- leve roupa impermeável caso suas roupas de viagem não sejam- viajar molhado é péssimo
- pare periodicamente para um café, água na cara, conversar com as pessoas, fazer fotos. Torna a viagem mais leve.
- leve lubrificante para a corrente, a cada 500 kms aplique. Acredite, sem manutenção vc pode voltar sem seu kit.
-Faça um ajuste fino no guidon, distância do corpo. Pilotar 12 hrs vai fazer diferença.
- atenção: vc vai passar por dezenas de pardais, muitos sem aviso, postes finíssimos. Máximas de 30 ou 40 kms por hr. Se vacilar volta sem a carteira.
- estude o clima do destino....frio? Leve forro da jaqueta, balaclava, 2 pele , cachecol, etc....vc vai precisar
- planeje os roteiros , se der use um gps ou o cel como Gps. Vai precisar de um suporte.
2: equipamentos
- Banco Conforto( Pedrinho ou Erê). Melhor equipamento q se pode investir. Muito confortável. Faz uma grande diferença. Adquira na compra coletiva, fica mais em conta
- tomada usb 12/5 volts. Fundamental . No Gps a bateria do seu celular vai pro saco rapidinho. Dica: ligue no usb de 5 volts ao invés no de 12(fica apagando e não carrega)
- suporte celular, instale um e use o seu como Gps, baixe Sygic, Tom Tom ou Igo. Waze só na cidade com internete.
- Protetor de carenagem com pedaleiras . Usei bastante as pedaleiras. Um dia pilotei por 15 hrs e mudar a posição das pernas ajudou bastante.
- Cruise Control - levei como Experiencia e adorei. Vc encontra a velocidade pretendida e "trava" o acelerador. Excelente. Destrava facilmente e alivia muito o esforço nas mãos para acelerar. Muito bom. Pesquise Velofix no YouTube. 68 reais, vale.
- faróis de milha. Bem regulados , na altura correta ajuda bastante pilotando a noite. 90 reais no Aliexpress.
- bolha mais alta- excelente. Desvia o vento do peito, diminui o cansaço nos braços, protege contra detritos etc. Uso a Motovisor, em torno de 150,00
- Bau Give e470. Excelente. Bem espaçoso , prático para levar para o quarto. Give é Give.
- em sua necessaire leve além de produtos de higiene, medicação básica, ante térmico , analgésicos , ante gripais e relaxantes musculares. ADVIL é excelente. Relaxa mesmo. Usei bastante.
- Alforges laterais- funcionam bem, mas não são práticos pois precisa desamarrar e amarrar tudo de novo Qdo sai do hotel. O velcro aliado as fitas fixam bem na moto. Se chover tem q por as capas pra não molhar. Sendo possível, invista em baús laterais.
- Prot Punho Circuit Fenix. Bonitos, combinam com a T. Protegem dos detritos, turbulência nas mãos, do vento, mas não protege contra chuva. Se as luvas não forem impermeáveis , vão molhar.
- instalei pequenos alto-falantes dentro do capacete e fui ouvindo um som durante a viagem. Ajudou bastante.
3: a viagem
- 08/09 - dormi na Ilha Pousada de um amigo.
- 09/09 - 498 kms - 6 da manha sai para almoçar em Eunapolis ,na casa de um casal de primos. Aquela estradinha de Nazaré, Valença , Camamu é a Costa do Dendê. Em Nazaré vc come o melhor aipim com carne de Sol da região em Maria do Mingau. Estrada sem caminhões, mas lenta por ter muitas curvas e quebra molas. Sai em travessão onde vc pega a 101. Pista boa até lá. Mas é simples. Tráfego de caminhões e carros de passeio. Cheguei as 13:30 em Eunapolis. Bela Lazanha. Sai de Eunápolis as 16 hrs. 162 kms estava em Teixeira de Freitas. Onde me hospedei na casa de casal de amigos.
10/09 - 854 kms até Niteroi. sem dúvida o dia mais complicado. Sai as 6 hrs. Segui pela 101 pista simples, cruzando todo o ES até a divisa do Rio, as 18 hrs. Só q precisava dormir em Niterói. Então pilotei 3 hrs a noite no Rio. Daí pra frente pista dupla. Chegando em Niterói fui aconselhado a não entrar na cidade aquela hr. Perigoso demais. Dormi num Motel na Estrada. Pilotei 15 hrs neste dia pois precisava encontrar uns amigos em São Paulo no dia seguinte no almoço. Foi Barril. Os faróis auxiliares ajudaram.
11/09 - 516 kms - sai do Rio para SP as 7 hrs, uma boa viagem pela Dutra que está toda modernizada e pedagiada( 6,90 a moto) trechos de serra bem bacanas e longas retas para curtir. Fluxo grande de veículos, exige atenção e experiência para rodar ali. A estrada é boa, mas exige experiência. Cheguei as 14 hrs .churrascao num belo sítio e descanso, vinho a noite com um belo jantar.
12/09 - 414 kms. Saímos de São Paulo as 9 hrs, 2 amigos em duas Rockets III!!! E seguimos para São João Del Rei. Desta vez pela Fernão Dias. Uma ótima estrada dupla que liga Sp a BH. Belas paisagens, bom asfalto e fluxo de carros. Um caminhão tombado atrasou 40 min o trecho. Almoçamos uma Traíra num belo restaurante já em Minas. Chegamos às 16 hrs em SJDRei. Terra de Tancredo Neves. Descanso. Role a noite para jantar
13/09 - depois de um belo café da manhã, saímos para Tiradentes( a 10 kms) para visitar o Marco da Estrada Real, Igrejas da Região e almoçar. Cidadezinha super simpática. Almoçamos um belo Tutu a Mineira. Retornamos a SJDRei e visitamos o Museu Memorial a Tancredo ( conta toda sua história além da história da redemocratização do Brasil)e a Igreja de Santo Antônio que abriga várias obras de Aleijadinho, da terceira fase do barroco, o Rococó. Belíssima Igreja. Ali tb se encontra o seu túmulo.
14/09 - 147 kms até Ouro Preto, saímos as 8 hrs, com Passagem por Congonhas, cidade que abriga os famosos Profetas de Aleijadinho na Igreja Matriz. Estrada de Serra em declive, com bastante curvas. Bem gostosa, mas pede atenção. Chegamos em Ouro Preto as 15 hrs. Nos hospedamos na Pousada Clássica , que recomendo. Bem no centro e com estacionamento. Uma delicia. Demos um role pela cidade final da tarde a pé. E a noite um Pub com Jazz e vinho. Combinação perfeita.
15/09- 563 kms Te Carlos Chagas. como já tinha feito esta viagem, me despedi dos amigos e parti de volta para Salvador, num 1 trecho até Carlos Chagas. Optei em cortar para a 101 por N Viçosa pois fiquei sabendo durante a viagem q a 116 por Conquista muita obra e caminhões. Então preferi retornar pela 101. Este dia foi bem cansativo. Trechos com chuva, estradas simples. Cheguei as 18 hrs em C Chagas.
16/09 -502 kms até Itabuna. Parte da estrada bem perigosa, antes de chegar na 101. Simples e sem acostamento. Atenção redobrada ali. Saindo na 101, segui até Itabuna onde cheguei por volta das 16 hrs, neste trecho asfalto bom, mas pista simples e tráfego. Redobre a atenção. fiquei no Hotel Príncipe no Centro. Não fique na 101. Perigoso.
17/09 - 380 kms até Salvador - último trecho - vim curtindo num ritmo de 90 km/h....sem pressa. Passando por Sto A de Jesus, vc entra na 324 falta do 80 kms para Salvador. Ai é só curtir as lembranças e programar a próxima. Chegada em casa as 15 hrs.
4 - A Moto - em princípio fiquei em dúvida sobre a valentia deste motor da T. Mas me surpreendi positivamente. Com baús, protetor, Alforges, tralha, etc e calibrado com 20/28, a T segue numa batida de 100, 110 confortavelmente. No começo o motor Ta menos elástico, depois vai se soltando. Ultrapassagens seguras, com finais na faixa e 135 kms /H. O consumo na estrada ficou em torno de 26. Dá reserva com 220 kms rodados, dependendo do q está bebendo(qualidade).
Fiquei surpreso como ela faz bem as curvas. Inclina sem susto. Regulei no 3 a susp traseira. Nas estradas de pedra das Cidades Históricas de Minas( onde Meus amigos sofreram) ela reinou absoluta.Seu habitat.
Troquei o óleo em Minas c 2.500 kms, tava bem escuro e apertei a corrente q estava bem folgada. Tb fiz um ajuste fino no Guidon.
Ela não balança com a a passagem dos caminhões. Pelo menos com os acessorios(peso) que eu estava. Fica estável e segue adiante.
Enfim, nossa Tenere é uma jovem valente. Sabendo reconhecer seus limites, cuidando dela com carinho e sabendo q vc não está numa bigtrail, é possível viajar tranquilamente com ela, qualquer distância. Com manutenção em dia, ela não vai te deixar na mão. Só vai te dar prazer.
valeu galera. Vou ver se consigo subir umas fotis da viagem.
Francisco
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Franciscoleitao
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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:17

Franciscoleitao escreveu:A Caminho de Minas.
Amigos, afim de contribuir com os irmãos que estão planejando uma viagem com a T, relato aqui minha experiência de 4.750 kms que fiz entre os dias 09 e 17 de setembro entre Ba / RJ / SP / MG
1 - dicas
2 - equipamentos
3 - a viagem
4 - a moto
1 : dicas
-revise totalmente sua motocicleta: pneus ( estado e calibragem- respeite a orientação do manual, muito psi fica sem aderência, pouco aumenta o consumo e pode soltar). Encontre o meio termo.
- se der vacine os pneus, (28 reais por pneu)pneu furado na estrada além do risco , pode estragar um dia de viagem. Se der leve um kit conserto ou câmeras reservas. P.s aprenda a trocar.
- troque óleo e filtros (óleo e ar)se necessário( leve um pouco para completar no caminho( programe as trocas a depender do tamanho da trip). Troquei C 2.500 kms tava bem escuro.
- pastilhas de freio, revise e troque se necessário. Não vacile neste ponto.
- use jaqueta, calça ,botas e luvas adequadas para estrada
- leve roupa impermeável caso suas roupas de viagem não sejam- viajar molhado é péssimo
- pare periodicamente para um café, água na cara, conversar com as pessoas, fazer fotos. Torna a viagem mais leve.
- leve lubrificante para a corrente, a cada 500 kms aplique. Acredite, sem manutenção vc pode voltar sem seu kit.
-Faça um ajuste fino no guidon, distância do corpo. Pilotar 12 hrs vai fazer diferença.
- atenção: vc vai passar por dezenas de pardais, muitos sem aviso, postes finíssimos. Máximas de 30 ou 40 kms por hr. Se vacilar volta sem a carteira.
- estude o clima do destino....frio? Leve forro da jaqueta, balaclava, 2 pele , cachecol, etc....vc vai precisar
- planeje os roteiros , se der use um gps ou o cel como Gps. Vai precisar de um suporte.
2: equipamentos
- Banco Conforto( Pedrinho ou Erê). Melhor equipamento q se pode investir. Muito confortável. Faz uma grande diferença. Adquira na compra coletiva, fica mais em conta
- tomada usb 12/5 volts. Fundamental . No Gps a bateria do seu celular vai pro saco rapidinho. Dica: ligue no usb de 5 volts ao invés no de 12(fica apagando e não carrega)
- suporte celular, instale um e use o seu como Gps, baixe Sygic, Tom Tom ou Igo. Waze só na cidade com internete.
- Protetor de carenagem com pedaleiras . Usei bastante as pedaleiras. Um dia pilotei por 15 hrs e mudar a posição das pernas ajudou bastante.
- Cruise Control - levei como Experiencia e adorei. Vc encontra a velocidade pretendida e "trava" o acelerador. Excelente. Destrava facilmente e alivia muito o esforço nas mãos para acelerar. Muito bom. Pesquise Velofix no YouTube. 68 reais, vale.
- faróis de milha. Bem regulados , na altura correta ajuda bastante pilotando a noite. 90 reais no Aliexpress.
- bolha mais alta- excelente. Desvia o vento do peito, diminui o cansaço nos braços, protege contra detritos etc. Uso a Motovisor, em torno de 150,00
- Bau Give e470. Excelente. Bem espaçoso , prático para levar para o quarto. Give é Give.
- em sua necessaire leve além de produtos de higiene, medicação básica, ante térmico , analgésicos , ante gripais e relaxantes musculares. ADVIL é excelente. Relaxa mesmo. Usei bastante.
- Alforges laterais- funcionam bem, mas não são práticos pois precisa desamarrar e amarrar tudo de novo Qdo sai do hotel. O velcro aliado as fitas fixam bem na moto. Se chover tem q por as capas pra não molhar. Sendo possível, invista em baús laterais.
- Prot Punho Circuit Fenix. Bonitos, combinam com a T. Protegem dos detritos, turbulência nas mãos, do vento, mas não protege contra chuva. Se as luvas não forem impermeáveis , vão molhar.
- instalei pequenos alto-falantes dentro do capacete e fui ouvindo um som durante a viagem. Ajudou bastante.
3: a viagem
- 08/09 - dormi na Ilha Pousada de um amigo.
- 09/09 - 498 kms - 6 da manha sai para almoçar em Eunapolis ,na casa de um casal de primos. Aquela estradinha de Nazaré, Valença , Camamu é a Costa do Dendê. Em Nazaré vc come o melhor aipim com carne de Sol da região em Maria do Mingau. Estrada sem caminhões, mas lenta por ter muitas curvas e quebra molas. Sai em travessão onde vc pega a 101. Pista boa até lá. Mas é simples. Tráfego de caminhões e carros de passeio. Cheguei as 13:30 em Eunapolis. Bela Lazanha. Sai de Eunápolis as 16 hrs. 162 kms estava em Teixeira de Freitas. Onde me hospedei na casa de casal de amigos.
10/09 - 854 kms até Niteroi. sem dúvida o dia mais complicado. Sai as 6 hrs. Segui pela 101 pista simples, cruzando todo o ES até a divisa do Rio, as 18 hrs. Só q precisava dormir em Niterói. Então pilotei 3 hrs a noite no Rio. Daí pra frente pista dupla. Chegando em Niterói fui aconselhado a não entrar na cidade aquela hr. Perigoso demais. Dormi num Motel na Estrada. Pilotei 15 hrs neste dia pois precisava encontrar uns amigos em São Paulo no dia seguinte no almoço. Foi Barril. Os faróis auxiliares ajudaram.
11/09 - 516 kms - sai do Rio para SP as 7 hrs, uma boa viagem pela Dutra que está toda modernizada e pedagiada( 6,90 a moto) trechos de serra bem bacanas e longas retas para curtir. Fluxo grande de veículos, exige atenção e experiência para rodar ali. A estrada é boa, mas exige experiência. Cheguei as 14 hrs .churrascao num belo sítio e descanso, vinho a noite com um belo jantar.
12/09 - 414 kms. Saímos de São Paulo as 9 hrs, 2 amigos em duas Rockets III!!! E seguimos para São João Del Rei. Desta vez pela Fernão Dias. Uma ótima estrada dupla que liga Sp a BH. Belas paisagens, bom asfalto e fluxo de carros. Um caminhão tombado atrasou 40 min o trecho. Almoçamos uma Traíra num belo restaurante já em Minas. Chegamos às 16 hrs em SJDRei. Terra de Tancredo Neves. Descanso. Role a noite para jantar
13/09 - depois de um belo café da manhã, saímos para Tiradentes( a 10 kms) para visitar o Marco da Estrada Real, Igrejas da Região e almoçar. Cidadezinha super simpática. Almoçamos um belo Tutu a Mineira. Retornamos a SJDRei e visitamos o Museu Memorial a Tancredo ( conta toda sua história além da história da redemocratização do Brasil)e a Igreja de Santo Antônio que abriga várias obras de Aleijadinho, da terceira fase do barroco, o Rococó. Belíssima Igreja. Ali tb se encontra o seu túmulo.
14/09 - 147 kms até Ouro Preto, saímos as 8 hrs, com Passagem por Congonhas, cidade que abriga os famosos Profetas de Aleijadinho na Igreja Matriz. Estrada de Serra em declive, com bastante curvas. Bem gostosa, mas pede atenção. Chegamos em Ouro Preto as 15 hrs. Nos hospedamos na Pousada Clássica , que recomendo. Bem no centro e com estacionamento. Uma delicia. Demos um role pela cidade final da tarde a pé. E a noite um Pub com Jazz e vinho. Combinação perfeita.
15/09- 563 kms Te Carlos Chagas. como já tinha feito esta viagem, me despedi dos amigos e parti de volta para Salvador, num 1 trecho até Carlos Chagas. Optei em cortar para a 101 por N Viçosa pois fiquei sabendo durante a viagem q a 116 por Conquista muita obra e caminhões. Então preferi retornar pela 101. Este dia foi bem cansativo. Trechos com chuva, estradas simples. Cheguei as 18 hrs em C Chagas.
16/09 -502 kms até Itabuna. Parte da estrada bem perigosa, antes de chegar na 101. Simples e sem acostamento. Atenção redobrada ali. Saindo na 101, segui até Itabuna onde cheguei por volta das 16 hrs, neste trecho asfalto bom, mas pista simples e tráfego. Redobre a atenção. fiquei no Hotel Príncipe no Centro. Não fique na 101. Perigoso.
17/09 - 380 kms até Salvador - último trecho - vim curtindo num ritmo de 90 km/h....sem pressa. Passando por Sto A de Jesus, vc entra na 324 falta do 80 kms para Salvador. Ai é só curtir as lembranças e programar a próxima. Chegada em casa as 15 hrs.
4 - A Moto - em princípio fiquei em dúvida sobre a valentia deste motor da T. Mas me surpreendi positivamente. Com baús, protetor, Alforges, tralha, etc e calibrado com 20/28, a T segue numa batida de 100, 110 confortavelmente. No começo o motor Ta menos elástico, depois vai se soltando. Ultrapassagens seguras, com finais na faixa e 135 kms /H. O consumo na estrada ficou em torno de 26. Dá reserva com 220 kms rodados, dependendo do q está bebendo(qualidade).
Fiquei surpreso como ela faz bem as curvas. Inclina sem susto. Regulei no 3 a susp traseira. Nas estradas de pedra das Cidades Históricas de Minas( onde Meus amigos sofreram) ela reinou absoluta.Seu habitat.
Troquei o óleo em Minas c 2.500 kms, tava bem escuro e apertei a corrente q estava bem folgada. Tb fiz um ajuste fino no Guidon.
Ela não balança com a a passagem dos caminhões. Pelo menos com os acessorios(peso) que eu estava. Fica estável e segue adiante.
Enfim, nossa Tenere é uma jovem valente. Sabendo reconhecer seus limites, cuidando dela com carinho e sabendo q vc não está numa bigtrail, é possível viajar tranquilamente com ela, qualquer distância. Com manutenção em dia, ela não vai te deixar na mão. Só vai te dar prazer.
valeu galera. Vou ver se consigo subir umas fotis da viagem.
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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:18

Franciscoleitao escreveu:
Franciscoleitao escreveu:A Caminho de Minas.
Amigos, afim de contribuir com os irmãos que estão planejando uma viagem com a T, relato aqui minha experiência de 4.750 kms que fiz entre os dias 09 e 17 de setembro entre Ba / RJ / SP / MG
1 - dicas
2 - equipamentos
3 - a viagem
4 - a moto
1 : dicas
-revise totalmente sua motocicleta: pneus ( estado e calibragem- respeite a orientação do manual, muito psi fica sem aderência, pouco aumenta o consumo e pode soltar). Encontre o meio termo.
- se der vacine os pneus, (28 reais por pneu)pneu furado na estrada além do risco , pode estragar um dia de viagem. Se der leve um kit conserto ou câmeras reservas. P.s aprenda a trocar.
- troque óleo e filtros (óleo e ar)se necessário( leve um pouco para completar no caminho( programe as trocas a depender do tamanho da trip). Troquei C 2.500 kms tava bem escuro.
- pastilhas de freio, revise e troque se necessário. Não vacile neste ponto.
- use jaqueta, calça ,botas e luvas adequadas para estrada
- leve roupa impermeável caso suas roupas de viagem não sejam- viajar molhado é péssimo
- pare periodicamente para um café, água na cara, conversar com as pessoas, fazer fotos. Torna a viagem mais leve.
- leve lubrificante para a corrente, a cada 500 kms aplique. Acredite, sem manutenção vc pode voltar sem seu kit.
-Faça um ajuste fino no guidon, distância do corpo. Pilotar 12 hrs vai fazer diferença.
- atenção: vc vai passar por dezenas de pardais, muitos sem aviso, postes finíssimos. Máximas de 30 ou 40 kms por hr. Se vacilar volta sem a carteira.
- estude o clima do destino....frio? Leve forro da jaqueta, balaclava, 2 pele , cachecol, etc....vc vai precisar
- planeje os roteiros , se der use um gps ou o cel como Gps. Vai precisar de um suporte.
2: equipamentos
- Banco Conforto( Pedrinho ou Erê). Melhor equipamento q se pode investir. Muito confortável. Faz uma grande diferença. Adquira na compra coletiva, fica mais em conta
- tomada usb 12/5 volts. Fundamental . No Gps a bateria do seu celular vai pro saco rapidinho. Dica: ligue no usb de 5 volts ao invés no de 12(fica apagando e não carrega)
- suporte celular, instale um e use o seu como Gps, baixe Sygic, Tom Tom ou Igo. Waze só na cidade com internete.
- Protetor de carenagem com pedaleiras . Usei bastante as pedaleiras. Um dia pilotei por 15 hrs e mudar a posição das pernas ajudou bastante.
- Cruise Control - levei como Experiencia e adorei. Vc encontra a velocidade pretendida e "trava" o acelerador. Excelente. Destrava facilmente e alivia muito o esforço nas mãos para acelerar. Muito bom. Pesquise Velofix no YouTube. 68 reais, vale.
- faróis de milha. Bem regulados , na altura correta ajuda bastante pilotando a noite. 90 reais no Aliexpress.
- bolha mais alta- excelente. Desvia o vento do peito, diminui o cansaço nos braços, protege contra detritos etc. Uso a Motovisor, em torno de 150,00
- Bau Give e470. Excelente. Bem espaçoso , prático para levar para o quarto. Give é Give.
- em sua necessaire leve além de produtos de higiene, medicação básica, ante térmico , analgésicos , ante gripais e relaxantes musculares. ADVIL é excelente. Relaxa mesmo. Usei bastante.
- Alforges laterais- funcionam bem, mas não são práticos pois precisa desamarrar e amarrar tudo de novo Qdo sai do hotel. O velcro aliado as fitas fixam bem na moto. Se chover tem q por as capas pra não molhar. Sendo possível, invista em baús laterais.
- Prot Punho Circuit Fenix. Bonitos, combinam com a T. Protegem dos detritos, turbulência nas mãos, do vento, mas não protege contra chuva. Se as luvas não forem impermeáveis , vão molhar.
- instalei pequenos alto-falantes dentro do capacete e fui ouvindo um som durante a viagem. Ajudou bastante.
3: a viagem
- 08/09 - dormi na Ilha Pousada de um amigo.
- 09/09 - 498 kms - 6 da manha sai para almoçar em Eunapolis ,na casa de um casal de primos. Aquela estradinha de Nazaré, Valença , Camamu é a Costa do Dendê. Em Nazaré vc come o melhor aipim com carne de Sol da região em Maria do Mingau. Estrada sem caminhões, mas lenta por ter muitas curvas e quebra molas. Sai em travessão onde vc pega a 101. Pista boa até lá. Mas é simples. Tráfego de caminhões e carros de passeio. Cheguei as 13:30 em Eunapolis. Bela Lazanha. Sai de Eunápolis as 16 hrs. 162 kms estava em Teixeira de Freitas. Onde me hospedei na casa de casal de amigos.
10/09 - 854 kms até Niteroi. sem dúvida o dia mais complicado. Sai as 6 hrs. Segui pela 101 pista simples, cruzando todo o ES até a divisa do Rio, as 18 hrs. Só q precisava dormir em Niterói. Então pilotei 3 hrs a noite no Rio. Daí pra frente pista dupla. Chegando em Niterói fui aconselhado a não entrar na cidade aquela hr. Perigoso demais. Dormi num Motel na Estrada. Pilotei 15 hrs neste dia pois precisava encontrar uns amigos em São Paulo no dia seguinte no almoço. Foi Barril. Os faróis auxiliares ajudaram.
11/09 - 516 kms - sai do Rio para SP as 7 hrs, uma boa viagem pela Dutra que está toda modernizada e pedagiada( 6,90 a moto) trechos de serra bem bacanas e longas retas para curtir. Fluxo grande de veículos, exige atenção e experiência para rodar ali. A estrada é boa, mas exige experiência. Cheguei as 14 hrs .churrascao num belo sítio e descanso, vinho a noite com um belo jantar.
12/09 - 414 kms. Saímos de São Paulo as 9 hrs, 2 amigos em duas Rockets III!!! E seguimos para São João Del Rei. Desta vez pela Fernão Dias. Uma ótima estrada dupla que liga Sp a BH. Belas paisagens, bom asfalto e fluxo de carros. Um caminhão tombado atrasou 40 min o trecho. Almoçamos uma Traíra num belo restaurante já em Minas. Chegamos às 16 hrs em SJDRei. Terra de Tancredo Neves. Descanso. Role a noite para jantar
13/09 - depois de um belo café da manhã, saímos para Tiradentes( a 10 kms) para visitar o Marco da Estrada Real, Igrejas da Região e almoçar. Cidadezinha super simpática. Almoçamos um belo Tutu a Mineira. Retornamos a SJDRei e visitamos o Museu Memorial a Tancredo ( conta toda sua história além da história da redemocratização do Brasil)e a Igreja de Santo Antônio que abriga várias obras de Aleijadinho, da terceira fase do barroco, o Rococó. Belíssima Igreja. Ali tb se encontra o seu túmulo.
14/09 - 147 kms até Ouro Preto, saímos as 8 hrs, com Passagem por Congonhas, cidade que abriga os famosos Profetas de Aleijadinho na Igreja Matriz. Estrada de Serra em declive, com bastante curvas. Bem gostosa, mas pede atenção. Chegamos em Ouro Preto as 15 hrs. Nos hospedamos na Pousada Clássica , que recomendo. Bem no centro e com estacionamento. Uma delicia. Demos um role pela cidade final da tarde a pé. E a noite um Pub com Jazz e vinho. Combinação perfeita.
15/09- 563 kms Te Carlos Chagas. como já tinha feito esta viagem, me despedi dos amigos e parti de volta para Salvador, num 1 trecho até Carlos Chagas. Optei em cortar para a 101 por N Viçosa pois fiquei sabendo durante a viagem q a 116 por Conquista muita obra e caminhões. Então preferi retornar pela 101. Este dia foi bem cansativo. Trechos com chuva, estradas simples. Cheguei as 18 hrs em C Chagas.
16/09 -502 kms até Itabuna. Parte da estrada bem perigosa, antes de chegar na 101. Simples e sem acostamento. Atenção redobrada ali. Saindo na 101, segui até Itabuna onde cheguei por volta das 16 hrs, neste trecho asfalto bom, mas pista simples e tráfego. Redobre a atenção. fiquei no Hotel Príncipe no Centro. Não fique na 101. Perigoso.
17/09 - 380 kms até Salvador - último trecho - vim curtindo num ritmo de 90 km/h....sem pressa. Passando por Sto A de Jesus, vc entra na 324 falta do 80 kms para Salvador. Ai é só curtir as lembranças e programar a próxima. Chegada em casa as 15 hrs.
4 - A Moto - em princípio fiquei em dúvida sobre a valentia deste motor da T. Mas me surpreendi positivamente. Com baús, protetor, Alforges, tralha, etc e calibrado com 20/28, a T segue numa batida de 100, 110 confortavelmente. No começo o motor Ta menos elástico, depois vai se soltando. Ultrapassagens seguras, com finais na faixa e 135 kms /H. O consumo na estrada ficou em torno de 26. Dá reserva com 220 kms rodados, dependendo do q está bebendo(qualidade).
Fiquei surpreso como ela faz bem as curvas. Inclina sem susto. Regulei no 3 a susp traseira. Nas estradas de pedra das Cidades Históricas de Minas( onde Meus amigos sofreram) ela reinou absoluta.Seu habitat.
Troquei o óleo em Minas c 2.500 kms, tava bem escuro e apertei a corrente q estava bem folgada. Tb fiz um ajuste fino no Guidon.
Ela não balança com a a passagem dos caminhões. Pelo menos com os acessorios(peso) que eu estava. Fica estável e segue adiante.
Enfim, nossa Tenere é uma jovem valente. Sabendo reconhecer seus limites, cuidando dela com carinho e sabendo q vc não está numa bigtrail, é possível viajar tranquilamente com ela, qualquer distância. Com manutenção em dia, ela não vai te deixar na mão. Só vai te dar prazer.
valeu galera. Vou ver se consigo subir umas fotis da viagem.
Francisco
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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:19

Franciscoleitao escreveu:
Franciscoleitao escreveu:
Franciscoleitao escreveu:A Caminho de Minas.
Amigos, afim de contribuir com os irmãos que estão planejando uma viagem com a T, relato aqui minha experiência de 4.750 kms que fiz entre os dias 09 e 17 de setembro entre Ba / RJ / SP / MG
1 - dicas
2 - equipamentos
3 - a viagem
4 - a moto
1 : dicas
-revise totalmente sua motocicleta: pneus ( estado e calibragem- respeite a orientação do manual, muito psi fica sem aderência, pouco aumenta o consumo e pode soltar). Encontre o meio termo.
- se der vacine os pneus, (28 reais por pneu)pneu furado na estrada além do risco , pode estragar um dia de viagem. Se der leve um kit conserto ou câmeras reservas. P.s aprenda a trocar.
- troque óleo e filtros (óleo e ar)se necessário( leve um pouco para completar no caminho( programe as trocas a depender do tamanho da trip). Troquei C 2.500 kms tava bem escuro.
- pastilhas de freio, revise e troque se necessário. Não vacile neste ponto.
- use jaqueta, calça ,botas e luvas adequadas para estrada
- leve roupa impermeável caso suas roupas de viagem não sejam- viajar molhado é péssimo
- pare periodicamente para um café, água na cara, conversar com as pessoas, fazer fotos. Torna a viagem mais leve.
- leve lubrificante para a corrente, a cada 500 kms aplique. Acredite, sem manutenção vc pode voltar sem seu kit.
-Faça um ajuste fino no guidon, distância do corpo. Pilotar 12 hrs vai fazer diferença.
- atenção: vc vai passar por dezenas de pardais, muitos sem aviso, postes finíssimos. Máximas de 30 ou 40 kms por hr. Se vacilar volta sem a carteira.
- estude o clima do destino....frio? Leve forro da jaqueta, balaclava, 2 pele , cachecol, etc....vc vai precisar
- planeje os roteiros , se der use um gps ou o cel como Gps. Vai precisar de um suporte.
2: equipamentos
- Banco Conforto( Pedrinho ou Erê). Melhor equipamento q se pode investir. Muito confortável. Faz uma grande diferença. Adquira na compra coletiva, fica mais em conta
- tomada usb 12/5 volts. Fundamental . No Gps a bateria do seu celular vai pro saco rapidinho. Dica: ligue no usb de 5 volts ao invés no de 12(fica apagando e não carrega)
- suporte celular, instale um e use o seu como Gps, baixe Sygic, Tom Tom ou Igo. Waze só na cidade com internete.
- Protetor de carenagem com pedaleiras . Usei bastante as pedaleiras. Um dia pilotei por 15 hrs e mudar a posição das pernas ajudou bastante.
- Cruise Control - levei como Experiencia e adorei. Vc encontra a velocidade pretendida e "trava" o acelerador. Excelente. Destrava facilmente e alivia muito o esforço nas mãos para acelerar. Muito bom. Pesquise Velofix no YouTube. 68 reais, vale.
- faróis de milha. Bem regulados , na altura correta ajuda bastante pilotando a noite. 90 reais no Aliexpress.
- bolha mais alta- excelente. Desvia o vento do peito, diminui o cansaço nos braços, protege contra detritos etc. Uso a Motovisor, em torno de 150,00
- Bau Give e470. Excelente. Bem espaçoso , prático para levar para o quarto. Give é Give.
- em sua necessaire leve além de produtos de higiene, medicação básica, ante térmico , analgésicos , ante gripais e relaxantes musculares. ADVIL é excelente. Relaxa mesmo. Usei bastante.
- Alforges laterais- funcionam bem, mas não são práticos pois precisa desamarrar e amarrar tudo de novo Qdo sai do hotel. O velcro aliado as fitas fixam bem na moto. Se chover tem q por as capas pra não molhar. Sendo possível, invista em baús laterais.
- Prot Punho Circuit Fenix. Bonitos, combinam com a T. Protegem dos detritos, turbulência nas mãos, do vento, mas não protege contra chuva. Se as luvas não forem impermeáveis , vão molhar.
- instalei pequenos alto-falantes dentro do capacete e fui ouvindo um som durante a viagem. Ajudou bastante.
3: a viagem
- 08/09 - dormi na Ilha Pousada de um amigo.
- 09/09 - 498 kms - 6 da manha sai para almoçar em Eunapolis ,na casa de um casal de primos. Aquela estradinha de Nazaré, Valença , Camamu é a Costa do Dendê. Em Nazaré vc come o melhor aipim com carne de Sol da região em Maria do Mingau. Estrada sem caminhões, mas lenta por ter muitas curvas e quebra molas. Sai em travessão onde vc pega a 101. Pista boa até lá. Mas é simples. Tráfego de caminhões e carros de passeio. Cheguei as 13:30 em Eunapolis. Bela Lazanha. Sai de Eunápolis as 16 hrs. 162 kms estava em Teixeira de Freitas. Onde me hospedei na casa de casal de amigos.
10/09 - 854 kms até Niteroi. sem dúvida o dia mais complicado. Sai as 6 hrs. Segui pela 101 pista simples, cruzando todo o ES até a divisa do Rio, as 18 hrs. Só q precisava dormir em Niterói. Então pilotei 3 hrs a noite no Rio. Daí pra frente pista dupla. Chegando em Niterói fui aconselhado a não entrar na cidade aquela hr. Perigoso demais. Dormi num Motel na Estrada. Pilotei 15 hrs neste dia pois precisava encontrar uns amigos em São Paulo no dia seguinte no almoço. Foi Barril. Os faróis auxiliares ajudaram.
11/09 - 516 kms - sai do Rio para SP as 7 hrs, uma boa viagem pela Dutra que está toda modernizada e pedagiada( 6,90 a moto) trechos de serra bem bacanas e longas retas para curtir. Fluxo grande de veículos, exige atenção e experiência para rodar ali. A estrada é boa, mas exige experiência. Cheguei as 14 hrs .churrascao num belo sítio e descanso, vinho a noite com um belo jantar.
12/09 - 414 kms. Saímos de São Paulo as 9 hrs, 2 amigos em duas Rockets III!!! E seguimos para São João Del Rei. Desta vez pela Fernão Dias. Uma ótima estrada dupla que liga Sp a BH. Belas paisagens, bom asfalto e fluxo de carros. Um caminhão tombado atrasou 40 min o trecho. Almoçamos uma Traíra num belo restaurante já em Minas. Chegamos às 16 hrs em SJDRei. Terra de Tancredo Neves. Descanso. Role a noite para jantar
13/09 - depois de um belo café da manhã, saímos para Tiradentes( a 10 kms) para visitar o Marco da Estrada Real, Igrejas da Região e almoçar. Cidadezinha super simpática. Almoçamos um belo Tutu a Mineira. Retornamos a SJDRei e visitamos o Museu Memorial a Tancredo ( conta toda sua história além da história da redemocratização do Brasil)e a Igreja de Santo Antônio que abriga várias obras de Aleijadinho, da terceira fase do barroco, o Rococó. Belíssima Igreja. Ali tb se encontra o seu túmulo.
14/09 - 147 kms até Ouro Preto, saímos as 8 hrs, com Passagem por Congonhas, cidade que abriga os famosos Profetas de Aleijadinho na Igreja Matriz. Estrada de Serra em declive, com bastante curvas. Bem gostosa, mas pede atenção. Chegamos em Ouro Preto as 15 hrs. Nos hospedamos na Pousada Clássica , que recomendo. Bem no centro e com estacionamento. Uma delicia. Demos um role pela cidade final da tarde a pé. E a noite um Pub com Jazz e vinho. Combinação perfeita.
15/09- 563 kms Te Carlos Chagas. como já tinha feito esta viagem, me despedi dos amigos e parti de volta para Salvador, num 1 trecho até Carlos Chagas. Optei em cortar para a 101 por N Viçosa pois fiquei sabendo durante a viagem q a 116 por Conquista muita obra e caminhões. Então preferi retornar pela 101. Este dia foi bem cansativo. Trechos com chuva, estradas simples. Cheguei as 18 hrs em C Chagas.
16/09 -502 kms até Itabuna. Parte da estrada bem perigosa, antes de chegar na 101. Simples e sem acostamento. Atenção redobrada ali. Saindo na 101, segui até Itabuna onde cheguei por volta das 16 hrs, neste trecho asfalto bom, mas pista simples e tráfego. Redobre a atenção. fiquei no Hotel Príncipe no Centro. Não fique na 101. Perigoso.
17/09 - 380 kms até Salvador - último trecho - vim curtindo num ritmo de 90 km/h....sem pressa. Passando por Sto A de Jesus, vc entra na 324 falta do 80 kms para Salvador. Ai é só curtir as lembranças e programar a próxima. Chegada em casa as 15 hrs.
4 - A Moto - em princípio fiquei em dúvida sobre a valentia deste motor da T. Mas me surpreendi positivamente. Com baús, protetor, Alforges, tralha, etc e calibrado com 20/28, a T segue numa batida de 100, 110 confortavelmente. No começo o motor Ta menos elástico, depois vai se soltando. Ultrapassagens seguras, com finais na faixa e 135 kms /H. O consumo na estrada ficou em torno de 26. Dá reserva com 220 kms rodados, dependendo do q está bebendo(qualidade).
Fiquei surpreso como ela faz bem as curvas. Inclina sem susto. Regulei no 3 a susp traseira. Nas estradas de pedra das Cidades Históricas de Minas( onde Meus amigos sofreram) ela reinou absoluta.Seu habitat.
Troquei o óleo em Minas c 2.500 kms, tava bem escuro e apertei a corrente q estava bem folgada. Tb fiz um ajuste fino no Guidon.
Ela não balança com a a passagem dos caminhões. Pelo menos com os acessorios(peso) que eu estava. Fica estável e segue adiante.
Enfim, nossa Tenere é uma jovem valente. Sabendo reconhecer seus limites, cuidando dela com carinho e sabendo q vc não está numa bigtrail, é possível viajar tranquilamente com ela, qualquer distância. Com manutenção em dia, ela não vai te deixar na mão. Só vai te dar prazer.
valeu galera. Vou ver se consigo subir umas fotis da viagem.
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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:19

Franciscoleitao escreveu:
Franciscoleitao escreveu:
Franciscoleitao escreveu:
Franciscoleitao escreveu:A Caminho de Minas.
Amigos, afim de contribuir com os irmãos que estão planejando uma viagem com a T, relato aqui minha experiência de 4.750 kms que fiz entre os dias 09 e 17 de setembro entre Ba / RJ / SP / MG
1 - dicas
2 - equipamentos
3 - a viagem
4 - a moto
1 : dicas
-revise totalmente sua motocicleta: pneus ( estado e calibragem- respeite a orientação do manual, muito psi fica sem aderência, pouco aumenta o consumo e pode soltar). Encontre o meio termo.
- se der vacine os pneus, (28 reais por pneu)pneu furado na estrada além do risco , pode estragar um dia de viagem. Se der leve um kit conserto ou câmeras reservas. P.s aprenda a trocar.
- troque óleo e filtros (óleo e ar)se necessário( leve um pouco para completar no caminho( programe as trocas a depender do tamanho da trip). Troquei C 2.500 kms tava bem escuro.
- pastilhas de freio, revise e troque se necessário. Não vacile neste ponto.
- use jaqueta, calça ,botas e luvas adequadas para estrada
- leve roupa impermeável caso suas roupas de viagem não sejam- viajar molhado é péssimo
- pare periodicamente para um café, água na cara, conversar com as pessoas, fazer fotos. Torna a viagem mais leve.
- leve lubrificante para a corrente, a cada 500 kms aplique. Acredite, sem manutenção vc pode voltar sem seu kit.
-Faça um ajuste fino no guidon, distância do corpo. Pilotar 12 hrs vai fazer diferença.
- atenção: vc vai passar por dezenas de pardais, muitos sem aviso, postes finíssimos. Máximas de 30 ou 40 kms por hr. Se vacilar volta sem a carteira.
- estude o clima do destino....frio? Leve forro da jaqueta, balaclava, 2 pele , cachecol, etc....vc vai precisar
- planeje os roteiros , se der use um gps ou o cel como Gps. Vai precisar de um suporte.
2: equipamentos
- Banco Conforto( Pedrinho ou Erê). Melhor equipamento q se pode investir. Muito confortável. Faz uma grande diferença. Adquira na compra coletiva, fica mais em conta
- tomada usb 12/5 volts. Fundamental . No Gps a bateria do seu celular vai pro saco rapidinho. Dica: ligue no usb de 5 volts ao invés no de 12(fica apagando e não carrega)
- suporte celular, instale um e use o seu como Gps, baixe Sygic, Tom Tom ou Igo. Waze só na cidade com internete.
- Protetor de carenagem com pedaleiras . Usei bastante as pedaleiras. Um dia pilotei por 15 hrs e mudar a posição das pernas ajudou bastante.
- Cruise Control - levei como Experiencia e adorei. Vc encontra a velocidade pretendida e "trava" o acelerador. Excelente. Destrava facilmente e alivia muito o esforço nas mãos para acelerar. Muito bom. Pesquise Velofix no YouTube. 68 reais, vale.
- faróis de milha. Bem regulados , na altura correta ajuda bastante pilotando a noite. 90 reais no Aliexpress.
- bolha mais alta- excelente. Desvia o vento do peito, diminui o cansaço nos braços, protege contra detritos etc. Uso a Motovisor, em torno de 150,00
- Bau Give e470. Excelente. Bem espaçoso , prático para levar para o quarto. Give é Give.
- em sua necessaire leve além de produtos de higiene, medicação básica, ante térmico , analgésicos , ante gripais e relaxantes musculares. ADVIL é excelente. Relaxa mesmo. Usei bastante.
- Alforges laterais- funcionam bem, mas não são práticos pois precisa desamarrar e amarrar tudo de novo Qdo sai do hotel. O velcro aliado as fitas fixam bem na moto. Se chover tem q por as capas pra não molhar. Sendo possível, invista em baús laterais.
- Prot Punho Circuit Fenix. Bonitos, combinam com a T. Protegem dos detritos, turbulência nas mãos, do vento, mas não protege contra chuva. Se as luvas não forem impermeáveis , vão molhar.
- instalei pequenos alto-falantes dentro do capacete e fui ouvindo um som durante a viagem. Ajudou bastante.
3: a viagem
- 08/09 - dormi na Ilha Pousada de um amigo.
- 09/09 - 498 kms - 6 da manha sai para almoçar em Eunapolis ,na casa de um casal de primos. Aquela estradinha de Nazaré, Valença , Camamu é a Costa do Dendê. Em Nazaré vc come o melhor aipim com carne de Sol da região em Maria do Mingau. Estrada sem caminhões, mas lenta por ter muitas curvas e quebra molas. Sai em travessão onde vc pega a 101. Pista boa até lá. Mas é simples. Tráfego de caminhões e carros de passeio. Cheguei as 13:30 em Eunapolis. Bela Lazanha. Sai de Eunápolis as 16 hrs. 162 kms estava em Teixeira de Freitas. Onde me hospedei na casa de casal de amigos.
10/09 - 854 kms até Niteroi. sem dúvida o dia mais complicado. Sai as 6 hrs. Segui pela 101 pista simples, cruzando todo o ES até a divisa do Rio, as 18 hrs. Só q precisava dormir em Niterói. Então pilotei 3 hrs a noite no Rio. Daí pra frente pista dupla. Chegando em Niterói fui aconselhado a não entrar na cidade aquela hr. Perigoso demais. Dormi num Motel na Estrada. Pilotei 15 hrs neste dia pois precisava encontrar uns amigos em São Paulo no dia seguinte no almoço. Foi Barril. Os faróis auxiliares ajudaram.
11/09 - 516 kms - sai do Rio para SP as 7 hrs, uma boa viagem pela Dutra que está toda modernizada e pedagiada( 6,90 a moto) trechos de serra bem bacanas e longas retas para curtir. Fluxo grande de veículos, exige atenção e experiência para rodar ali. A estrada é boa, mas exige experiência. Cheguei as 14 hrs .churrascao num belo sítio e descanso, vinho a noite com um belo jantar.
12/09 - 414 kms. Saímos de São Paulo as 9 hrs, 2 amigos em duas Rockets III!!! E seguimos para São João Del Rei. Desta vez pela Fernão Dias. Uma ótima estrada dupla que liga Sp a BH. Belas paisagens, bom asfalto e fluxo de carros. Um caminhão tombado atrasou 40 min o trecho. Almoçamos uma Traíra num belo restaurante já em Minas. Chegamos às 16 hrs em SJDRei. Terra de Tancredo Neves. Descanso. Role a noite para jantar
13/09 - depois de um belo café da manhã, saímos para Tiradentes( a 10 kms) para visitar o Marco da Estrada Real, Igrejas da Região e almoçar. Cidadezinha super simpática. Almoçamos um belo Tutu a Mineira. Retornamos a SJDRei e visitamos o Museu Memorial a Tancredo ( conta toda sua história além da história da redemocratização do Brasil)e a Igreja de Santo Antônio que abriga várias obras de Aleijadinho, da terceira fase do barroco, o Rococó. Belíssima Igreja. Ali tb se encontra o seu túmulo.
14/09 - 147 kms até Ouro Preto, saímos as 8 hrs, com Passagem por Congonhas, cidade que abriga os famosos Profetas de Aleijadinho na Igreja Matriz. Estrada de Serra em declive, com bastante curvas. Bem gostosa, mas pede atenção. Chegamos em Ouro Preto as 15 hrs. Nos hospedamos na Pousada Clássica , que recomendo. Bem no centro e com estacionamento. Uma delicia. Demos um role pela cidade final da tarde a pé. E a noite um Pub com Jazz e vinho. Combinação perfeita.
15/09- 563 kms Te Carlos Chagas. como já tinha feito esta viagem, me despedi dos amigos e parti de volta para Salvador, num 1 trecho até Carlos Chagas. Optei em cortar para a 101 por N Viçosa pois fiquei sabendo durante a viagem q a 116 por Conquista muita obra e caminhões. Então preferi retornar pela 101. Este dia foi bem cansativo. Trechos com chuva, estradas simples. Cheguei as 18 hrs em C Chagas.
16/09 -502 kms até Itabuna. Parte da estrada bem perigosa, antes de chegar na 101. Simples e sem acostamento. Atenção redobrada ali. Saindo na 101, segui até Itabuna onde cheguei por volta das 16 hrs, neste trecho asfalto bom, mas pista simples e tráfego. Redobre a atenção. fiquei no Hotel Príncipe no Centro. Não fique na 101. Perigoso.
17/09 - 380 kms até Salvador - último trecho - vim curtindo num ritmo de 90 km/h....sem pressa. Passando por Sto A de Jesus, vc entra na 324 falta do 80 kms para Salvador. Ai é só curtir as lembranças e programar a próxima. Chegada em casa as 15 hrs.
4 - A Moto - em princípio fiquei em dúvida sobre a valentia deste motor da T. Mas me surpreendi positivamente. Com baús, protetor, Alforges, tralha, etc e calibrado com 20/28, a T segue numa batida de 100, 110 confortavelmente. No começo o motor Ta menos elástico, depois vai se soltando. Ultrapassagens seguras, com finais na faixa e 135 kms /H. O consumo na estrada ficou em torno de 26. Dá reserva com 220 kms rodados, dependendo do q está bebendo(qualidade).
Fiquei surpreso como ela faz bem as curvas. Inclina sem susto. Regulei no 3 a susp traseira. Nas estradas de pedra das Cidades Históricas de Minas( onde Meus amigos sofreram) ela reinou absoluta.Seu habitat.
Troquei o óleo em Minas c 2.500 kms, tava bem escuro e apertei a corrente q estava bem folgada. Tb fiz um ajuste fino no Guidon.
Ela não balança com a a passagem dos caminhões. Pelo menos com os acessorios(peso) que eu estava. Fica estável e segue adiante.
Enfim, nossa Tenere é uma jovem valente. Sabendo reconhecer seus limites, cuidando dela com carinho e sabendo q vc não está numa bigtrail, é possível viajar tranquilamente com ela, qualquer distância. Com manutenção em dia, ela não vai te deixar na mão. Só vai te dar prazer.
valeu galera. Vou ver se consigo subir umas fotis da viagem.
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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:20

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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:22

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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:22

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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:23

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Re: A Caminho de Minas-4.750 kms -dicas/equips/viagem/a moto

Mensagem por Franciscoleitao » 23 Set 2016, 20:23

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