Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
bmanes
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Fev 2015, 23:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por bmanes » 17 Jul 2016, 20:13

Galera,

Já estava há algumas semanas pesquisando para fazer o upgrade da tézinha, selecionei as concorrentes para substituí-la (BMW 650 GS, Versys 650, Tenere 660, Vstrom 650, CB 500x) até a Tiger 800 entrou na roda, mais como um sonho mesmo... rs Vendo os detalhes pra deixar a azulona nos trinques para anunciá-la, pesquisando alternativas financeiras e tudo mais.

Até que essa sexta-feira tomei um tombo c ela e todos os planos foram por água abaixo, ao menos por enquanto. A motoca ficou bem estragada e vou precisar fazer uma grande reforma na bichinha... To achando q vou gastar bem uns 3000 reais pra deixar ela em estado de venda de novo.

Queria saber dos senhores o que me aconselhariam a fazer neste caso...

Alguém conhece algum local que:

1 - venda peças da tézinha a um preço justo (site ou loja)?
2 - um mecanico de confiança q fique aqui no RJ?
3 - algum maluco que compre a tézinha nesse estado lamentável? rs

Até queria postar a foto dela aqui pra vcs verem o estado atual dela... mas n consegui! rs quem puder dar uma ajuda! ;)

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por DrigoRJ » 17 Jul 2016, 23:52

Po, rapaz, triste historia.

Se eu fosse vc, arrumaria a moto e ficaria mais tempo com ela. Motos mais caras possuem gastos adicionais( manutenção, seguro), considerando ja colocar uma grana pra um up na diferenca, agora ja defasada para deixar em estado de venda.

Vender batida penso ser a pior alternativa, pq geralmente ha uma grande desvalorização.

Avatar do usuário
pato_donald_vini
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Mai 2016, 22:09
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por pato_donald_vini » 18 Jul 2016, 02:29

Eu vi sua moto no OLX... foi uma porrada heim!

Se precisar, um amigo meu foi mecânico da Yamaha (saiu agora pouco), pra esse tipo de coisa ele cobra barato. Ele também é pintor, de repente dá um jeito nessas carenagens também. Qualquer coisa me fala!

--

Vou tentar resumir o que aconteceu comigo, que vejo que foi igual ao que passei:

Eu tinha uma Tenerezinha (aliás, igual a sua!), mas como vc, também achava que era hora de subir pras altas cilindradas. Pois bem, vendi a moto e juntei mais um dinheiro, e parti pra ver as opções. Já tinha uma CGzinha pro dia a dia, então eu não precisaria usar a grande toda hora, só para viagens. Fui fazer a cotação das principais Big Trails, e deu tudo acima de 3500 (a Tiger ficou em 7 mil!). Solteiro, 28 anos, São Gonçalo.

Como não temos como andar de big trail no RJ sem seguro, a escolha acabou pendendo pras custom, que eu não precisaria colocar seguro, pelo índice de roubo ser praticamente nulo. Desse jeito, depois de muita indecisão, acabei comprando uma Midnight 950.

A Mid era linda, vermelha, coloquei um sistema de som da Shark, era um luxo. A moto fazia MUITO sucesso. Mas pouco a pouco vc vai caindo na real...

A verdade é que o custo de manutenção de rotina das grandes "normais" nem é tão alto assim, em comparação com a Tenere. Tem muita coisa que vai ser O DOBRO, mas vc tem mais que o dobro de moto, então é equivalente. O consumo também é bobeira, 18 por litro numa moto que só roda fim de semana não dá prejuízo.

O problema, no meu caso, é que se arrebenta aquela correia, ou se dá algum problema mais sério no motor, ACABOU. É isso aí, acabou. Quando se abre um motor de grande cilindrada, não se gasta menos de 2000 reais. Um conjunto de polia + correia da Mid, está em torno de 7 mil na Yamaha. Quem consegue andar tranquilo desse jeito?

A conclusão que eu cheguei é que esse tipo de moto é pra quem não roda NADA, ou tem muito dinheiro disponível pra isso. O problema é o risco de acontecer algo mais sério e vc não ter condição de bancar com tranquilidade. Imagine se esse acidente aí fosse com a BMW 650 que vc deseja!

E não adianta, essa conta ninguém faz. Pq os 150 reais da troca de óleo/filtro da Mid, eu pago tranquilo. O pneu de 700 reais, eu coloco em 2 vezes e fica bom. Mas problemas mais sérios iam me fazer ficar sem moto, sem dinheiro e sem tranquilidade. E me desculpe amigo, mas acho que estamos numa condição bem parecida, pq se uma batida na Teneré atrapalhou o upgrade, é pq esses 3 mil reais fariam diferença na troca.

Final da história: vendi a Midnight e voltei pra Teneré, e estou MUITO melhor agora. Coloquei seguro, equipei a moto inteira, e ando tranquilo. Em 1 mês de Tenere já viajei mais que em 1 ano de Midnight.

Depois dessa experiência, eu só vou subir de novo quando puder sustentar uma grande com a mesma tranquilidade que eu sustento a Teneré hoje. Quando vc for fazer as contas para o upgrade, não faça contas de manutenção de rotina, faça contas do seguro completo + manutenção PESADA, tipo bater um motor, ou tomar uma batida de um chevette velho (aquele clássico "cada um com seu prejuízo!"). Se vc conseguir pagar com relativa tranquilidade, aí é a hora!

(acabei falando pacaralho)
--
Imagem

bmanes
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Fev 2015, 23:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por bmanes » 18 Jul 2016, 09:02

Vini,

Valeu pelo toque! Faz muito sentido oq vc falou... Realmente passou pela cabeça as questões de aumento de custo no upgrade de categoria.

Se puder me passe o contato do mecânico! vou precisar de toda ajuda possível... E fatalmente vou precisar fugir das concessionárias e seus preços exorbitantes.

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por Thiago_1100S » 18 Jul 2016, 10:07

cara não posso falar sobre arrumar ou vender no estado pq não vi a moto e não sei como está... mas arrumar de qualquer jeito para vender vc tbm pode rodar, pq tem uma coisa que pouca gente sabe, mas o comprador tem 3 meses p voltar e desfazer o negocio... se ele for fazer seguro, e a seguradora apontar todos os pontos de reparo e vc não tiver prova de que falou para ele todos os detalhes, ele pode pedir o dinheiro de volta, e vc morre com a grana da documentação...

então se arrumar faça direito, e avise ao comprador tudo o que foi feito..

quanto a pegar a moto grande, pesquise bem a moto que quer comprar, peças de manutenções básicas, seguro, documento, autonomia, proposta da moto e qnt pretende rodar assim vc consegue ter um custo km da moto... e tenha uma reserva de pelo menos 1/3 do valor da moto para emergências...

Nos últimos anos eu sigo a seguinte conta, meu salário liquido de 6 meses tem que comprar um veiculo igual (eu não tenho o salario disponível p isso, pois tenho outras contas), assim qualquer problema em nó máximo um ano e meio eu compro outro considerando que vc consegue guardar 1/3 do liquido, ou em 6 meses tenho 1/3 do valor da moto para efetuar os reparos... sigo isso para carro e moto, por isso que não tenho carro, pois não acho nenhum carro bom por menos de 50k....
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

andrefesi
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jun 2016, 07:23
Cidade onde mora: Camboriu/SC

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por andrefesi » 18 Jul 2016, 15:52

Eu aconselharia a reformar a sua teneré e ficar com ela, o que o pato donald falou acima foi bastante elucidativo.

Se um tombo com ela você está estimando um gasto de 3000 reais, imagina se fosse uma 600?!

Claro que se você tem uma ótima condição financeira que te permita comprar uma bigtrail sem problemas a história é outra, mas caso contrário acho mais valido ficar com a tua teneré que é econômica e guardar dinheiro.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por KANEKO » 18 Jul 2016, 17:18

Moto saiu de 150cc só com seguro imagina você com uma tenere 660 ( umas das mais em contas do segmento ) e do nada vem um doido bate na sua moto ou rouba ela.

Eu arrumaria ela e ficaria com ela sobre as carenagens se não tiver nada só para motos perto um lugar onde arruma parachoques pode fazer milagres.

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por DrigoRJ » 19 Jul 2016, 05:29

Toda vez que eu penso em fazer um up, a seguir penso nos custos, então logo a seguir volto a real!

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por Mamão » 19 Jul 2016, 09:09

Eu tinha uma XT600 e roubaram. Fiquei matutanto sobre que moto iria comprar. 8 anos andando com moto grande....

Descer é complicado.... Aí parei e analisei o uso da moto....
Viajo pouco e sem garupa. Vou comprar uma outra moto grande só pelo tesão (que vale muito, diga-se) Não. Comprei a Tézinha e estou muito satisfeito. A manutenção de uma moto maior é bem mais cara, sem duvida. Mas se você pegar uma moto zerada e trocar depois de uns dois anos, a manutenção vai ser merreca. Então tem que pesar muito bem o que vale a pena.


Quanto à sua moto batida, é complicado.

Não vi as fotos, mas pelo jeito foi porrada boa.
Tem que avaliar bem se não teve algum dano estrutural, ou seja, se não virou moto para desmanche. Se aconteceu isso, eu não arrumaria, pois pode colocar a tua vida ou de quem compra-la em risco.

Complicado. Faz um orçamento e aí dá para analisar melhor....

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Reformar ou vender a Tézinha baitda?

Mensagem por Mamão » 19 Jul 2016, 09:18

Bruno, vi agora no OLX....

Vamos lá...
A principal duvida é: Entortou as bengalas? Se não,pelo que vi nas fotos, não acho que você vai gastar 3000 reais. Boa parte das peças que parecem ter estragado você acha fora da concessionaria, dos mesmos fornecedores da Yamaha.

Responder