O mistério da capa da manete de embreagem

Aqui estarão reunidas todas as informações a respeito da Ténéré 250
Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

O mistério da capa da manete de embreagem

Mensagem por CANO » 01 Jul 2016, 00:40

Caros amigos, boa noite.

Hoje fiz a revisão dos 20K na concessionária Moto 3 (Tijuca, Rio de Janeiro), onde fiz todas as revisões desde zero. A moto saiu da oficina com ótima aparência, pois já estava há muito tempo sem lavar. No caminho de volta pra casa, já a uns 5 km da oficina, senti alguma coisa escorregando pela manete da embreagem e vi que era a capa (também chamada de guarda pó) da manete, partida em dois pedaços. Fiquei com raiva, claro, pois a peça estava em perfeito estado. :pdavida:

Só que eu tô olhando agora os manuais (de peças e do proprietário) da Tenere 250 2013 e a peça não existe. :o Então eu não sei mais se aquela capa estava mesmo na moto ou não. De qualquer forma, se não estava, por que colocaram?

Vocês podem, por favor, ver na moto de vocês se a manete da embreagem tem capa ou não? A peça é essa:


Obrigado!
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: O mistério da capa da manete de embreagem

Mensagem por Mamão » 01 Jul 2016, 09:18

Tem sim essa capa que cobre o parafuso de regulagem de cabo da embreagem

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: O mistério da capa da manete de embreagem

Mensagem por KANEKO » 01 Jul 2016, 15:46

TEM SIM ....

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: O mistério da capa da manete de embreagem

Mensagem por CANO » 01 Jul 2016, 23:09

Dei uma pesquisada hoje e descobri que a Yamaha colocava DUAS capas na ponta do cabo da embreagem que pega na manete, depois passou a deixar apenas uma. Esta que o Mamão e o Kaneko viram é a que ainda vem (código 1S4-F6342-00). A que eu falei lá em cima é a que NÃO VEM (5RM-F6372-00):


A capa que vem é menor, e cobre aquele pequeno disco (ou porca) que regula a folga da embreagem. Já a capa maior cobre a ponta do conduíte e o próprio cabo da embreagem. Quando a manete é acionada, tudo isso fica exposto, e por ali entra poeira e água dentro do conduíte. Com o tempo a embreagem vai ficando dura, antecipando a hora de lubrificar ou trocar o cabo, uma operação trabalhosa que pode ser evitada com uma peça de 5 pratas.

Uma explicação pra peça ter sido removida é a seguinte: as antigas DT180 e 200 vinham com as duas capas. Quando essas motos passaram a vir com protetor de mão, a capa maior foi removida, pois o protetor cumpria esta função. Depois passou a moda do protetor de mão, eles foram removidos, mas a segunda capa não voltou. Só que isso não aconteceu nas motos 125cc, por isso a XTZ125 tem até hoje as duas capas:


Descobri isso no Highlanders http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 9&start=15. Quem quiser mais detalhes, olha lá.

Então, com relação à oficina da Moto 3, não há queixas, e retiro a quase acusação que fiz ontem. Pelo contrário, como lubrificaram o cabo da embreagem (serviço previsto na revisão) e aquela área fica sujando a mão, pegaram uma capa rasgada que tinha por lá, colocaram na minha moto e não cobraram.

Quando eu passar numa autorizada vou comprar uma nova. A instalação é super simples, e pode ser feita só com as mãos, sem ferramenta:
1. Soltar a capa menor, puxando as duas abas pra fora e empurrando a capa pra baixo
2. Enfiar a capa maior pela manete, encaixando o entalhe no parafuso
3. Puxar de volta a capa menor, colocando as duas abas por cima da maior

Abraços.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
sanguinete
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 14 Jan 2015, 10:28
Cidade onde mora: Recife

Re: O mistério da capa da manete de embreagem

Mensagem por sanguinete » 01 Jul 2016, 23:33

Nunca vi essa capa em nenhuma Tenere, a minha mesmo 2013 não tem. A dos meus amigos tbm nao tem.
http://www.blogrotacerta.com" onclick="window.open(this.href);return false;

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: O mistério da capa da manete de embreagem

Mensagem por meteficha » 02 Jul 2016, 00:15

Que legal, isso explica a capa que vem ter aquela boca como se faltasse algo para encaixar. Realmente falta!
Ténéré 250 cinza (2016)

Avatar do usuário
spencer.chedid
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 290
Registrado em: 30 Ago 2012, 13:52
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: O mistério da capa da manete de embreagem

Mensagem por spencer.chedid » 07 Jul 2016, 10:58

A minha tem. Acho que todas vem com aquela que o amigo marcou de verde na imagem. Já a outra eu nunca vi.

Os mecânicos não têm dó dessa capa. Parece que arregaçam sem dó, pq já estou na segunda e tá detonada tb.
Agora só vou trocar se ela dissolver rsrs.

Responder